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O uso do laser na representação visual do som para deficientes auditivos e surdos.

Resumo do projeto

O projeto visa desenvolver um protótipo que interprete ondas sonoras em padrões visuais, utilizando um laser acoplado a uma membrana tensionada e espelhos. Este recurso busca facilitar a comunicação e a compreensão do mundo e das experiências sonoras para deficientes auditivos, especialmente tratando-se de mensagens com emissários sonoros, tal como mensagens, sons específicos ou músicas. A metodologia combina pesquisa bibliográfica em física de ondas (ondulatória) e a construção de um protótipo experimental. A construção de um protótipo de baixo custo consiste em uma caixa oca gerada por cortes em MDF e com um de seus lados cobertos por uma luva de látex esticada, com espelhos colados nessa membrana e um alto-falante dentro da caixa para transmitir som. As vibrações das ondas sonoras são visualizadas através do laser refletido nos espelhos contidos na membrana. Durante os experimentos, observou-se que diferentes frequências sonoras produzem padrões distintos na membrana tensionada. Esses padrões foram registrados para diferentes frequências, tendo melhores resultados para as frequências mais graves (próximas a 80 Hz) e, em uma segunda etapa, foram analisados para identificar correspondências com fonemas consonantais e vocálicos. Os dados coletados mostraram que seria possível, em próximas etapas do trabalho, criar um alfabeto imagético baseado nas projeções do laser. Foi possível perceber que, ao padronizar o protótipo, as frequências específicas das ondas sonoras geram padrões consistentes, permitindo a reprodutibilidade dos dados e a possibilidade da criação de um dispositivo que seja de uso universal para os deficientes auditivos. Sendo assim, o protótipo desenvolvido demonstrou ser uma ferramenta promissora para a inclusão de deficientes auditivos, oferecendo uma nova forma de interação com o mundo sonoro. O modelo proposto traz a perspectiva da criação de um dispositivo único capaz de emitir diferentes alertas visuais aos deficientes. Além disso, a criação de um alfabeto imagético pode revolucionar a comunicação para aqueles que dependem exclusivamente de LIBRAS, promovendo maior inclusão e compreensão das experiências vivenciadas por ouvintes. Palavras-chave: Deficiência auditiva, ondas sonoras, física ondulatória, comunicação inclusiva, LIBRAS, alfabeto imagético.

Alunos

Joseph Baer
Matheus Paukoski Giron
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Jorge Ferreira do Valle Neto

Instituição

Escola Lourenço Castanho
São Paulo /
  São Paulo –  
  SP –
  Brasil

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