EnglishPortugueseSpanish

Currículos, Formação e Memórias: o que nos dizem LGBT’s do-no-com o Instituto Federal do Espírito Santo, campus São Mateus?

https://drive.google.com/file/d/1aNGSqVaCrJQIB20gfnRZ_RlxmXfQtZpi/view?usp=sharing

Resumo do projeto

As reflexões sobre as educações nos dias atuais tem mobilizado pensar sobre os sujeitos durante seu processo formativo e como se dá esta trajetória educacional. Este sujeito é marcado por caracretisticas de sua identidade, bem como o como estas situam-os em meio as diversidades e diferenças formativas. Estas catecterísticas identitárias que situam as pessoas/sujeitos encontram espaço profícuo para reflexão no perceber-se frente a diversidade e diferenças no espaço escolar, como localidade de encontro com as diferenças, e na interlocução entre sujeito, escola e meio familiar. Temos visto na literatura que tais encontros entre sujeito-escola-família, possuem um local privilegiado de reflexão no que toca as pessoas enquanto sujeitos de desejo (de sexualidades) Deste olhar a presente investigação teve por objetivo identificar elementos de interface família-escola, no que refere a relação entre currículos, sexualidades e o ritual do assumir-se. Para tal, valemo-nos de uma pesquisa de enfoque qualitativo e exploratório, ancorado nos estudos sobre histórias de vida e heteroautobiografias. Para o estudo, os sujeitos foram convidados a participar da pesquisa considerando: serem estudantes da instituição escolar, se identificarem como jovens e como LGBTQIAPN+. Os estudantes assinaram um Termo de Consentimento Livre Esclarecido, validado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição, sendo posteriormente agendada uma entrevista. A entrevista foi guiada por roteiro semiestruturado contendo quatorze questões, sendo audiogravada e transcrita com o suporte de software, revisada após transcrição. As transcrições foram analisadas por Analise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo elaborada a partir da analítica três categorias de analise de modo emergente. Como resultados, evidenciou-se a partir das narrativas três categorias que incidem sobre a de interface família-escola, no que refere a relação entre currículos, sexualidades e o ritual do assumir-sem sendo: : i) O processo de reconhecimento a partir das redes sociais, práticas e artefatos culturais, de modo que as referências com as quais o sujeito interage vislumbra possibilidades de modo de ser, sendo que os processos de identificação envolvem uma rede multifacetada; ii) O perceber-se mulher pansexual e os enfrentamentos-afirmações, ao passo que as possibilidades de ser mulher deparam-se com múltiplos atravessamentos do perceber-se e deparar-se com enfrentamentos restritivos; iii) A função da família enquanto agente normatizante e técnicas de controle do corpo feminino, sendo o investimento do olhar e da docilização dos corpos. Compreendemos assim que estas categorias analíticas nos dão subsidios para elaborar processos formativos e currículos que busquem uma educação mais qualitativa e que propicie interface família-escola-estudante, buscando suprimir as desigualdades e maior dialogo entre as instituições sociais de formação integral.

Alunos

Erick Antonio Silva Mota
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Alexandre Luiz Polizel

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo
São Mateus /
  São Mateus –  
  ES –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano Tavares
Cristiano Tavares
6 dias atrás

Parabéns Erick! Incrível ver sua evolução como pesquisador.

4+
Zuleika Piassa
Zuleika Piassa
6 dias atrás

Pesquisa necessária para tirar da falsa invisibilidade a discussão sobre a identidade de gênero que as escolas se negam a fazer em função do temor ao conservadorismo hipócrita que vem agredindo quem foge a seus padrões.

5+
Rosa Aguilar Verástegui
Rosa Aguilar Verástegui
6 dias atrás

Pertinente temática. Parabenizo aos autores.

2+
Emmanuel Victor Hugo Moraes
Emmanuel Victor Hugo Moraes
6 dias atrás

Parabéns, Erick e Alexandre. Orgulho dessa pesquisa, orgulho de vcs.

1+
Maurício
Maurício
6 dias atrás

Parabéns Erick e Alexandre! Precisamos de mais trabalhos com essa temática.

2+
Claudiney José de Sousa
Claudiney José de Sousa
6 dias atrás

Parabéns

1+
Alini Altoé
Alini Altoé
6 dias atrás

Parabéns Erick e Alexandre!! Muita alegria em acompanhar o trabalho de vocês como pesquisadores. Viva a escola pública. Viva a pesquisa!

2+
Ismael
Ismael
6 dias atrás

Parabéns!

1+
Thalismar
Thalismar
6 dias atrás

Parabéns pelo trabalho. Muito necessário.

2+
Albeniz
Albeniz
6 dias atrás

Muito bom. Tema importante.

2+
Alex
Alex
6 dias atrás

Parabéns! Muito bom ver esses movimentos formativos.

0
Erick Carlos da Silva
Erick Carlos da Silva
6 dias atrás

Parabéns, xará! Sucesso em sua jornada acadêmica!

0
Anna Libia Araujo Chaves
Anna Libia Araujo Chaves
6 dias atrás

Temática urgente e necessária! Parabéns!!

0
Fabio Reis
Fabio Reis
6 dias atrás

Erick, você é excelente e seu trabalho muito importante! Parabéns!

0
Welliton Zani
Welliton Zani
6 dias atrás

Excelente trabalho, Rick!

0
Silvani Wingler
Silvani Wingler
6 dias atrás

Parabéns pelo lindo projeto!!!

0
Adriana Pin
Adriana Pin
5 dias atrás

Parabéns, Erick e Prof. Alexandre, pelo excelente trabalho!

0
Priscila Henning
Priscila Henning
5 dias atrás

Muito bem! Parabéns pelo trabalho!

0
Patrícia Pereira Queiroz
Patrícia Pereira Queiroz
4 dias atrás

Parabéns a tod@s que participaram desse trabalho, especialmente, é claro, ao Erick. Sua pesquisa, com tema tão relevante, acende um Pensar necessário e urgente, para Uma proposta de currículo escolar mais aproximado da realidade.

0
Heloisa
Heloisa
3 dias atrás

Parabéns pela pesquisa, tema extremamente relevante e muito bem explorado pelos pesquisadores.

0

Alunos

Erick Antonio Silva Mota
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Alexandre Luiz Polizel

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo
  São Mateus –  
  ES –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
20
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: