EnglishPortugueseSpanish

LEITURA GAMIFICADA: ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA QUE AUXILIE PROFESSORES A GAMIFICAR O PROCESSO DE LEITURA EM SALA DE AULA

Resumo do projeto

A razão para o desenvolvimento desta pesquisa ocorre a partir da necessidade de realizar atividades que estimulem a prática de leitura na sociedade, tendo como foco a faixa etária infantil, visto que nela há maior probabilidade de ampliar esse hábito de forma duradoura. Desse modo, o projeto almeja elaborar uma ferramenta para professores que visa facilitar esse processo a partir da gamificação em sala de aula. Acerca disso, entende-se gamificação como uma prática que utiliza técnicas para estimular o engajamento, a motivação e o aprendizado de forma ativa, por meio da ludicidade e da utilização de elementos de jogos fora de seu contexto. A elaboração do trabalho se baseou na construção de uma ferramenta para professores, de forma que ela possibilite o incentivo à leitura por parte de alunos que a utilizem. Dessa maneira, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores do 3º ao 6º ano da área de Linguagens, que tiveram o objetivo de identificar as dificuldades que os docentes enfrentam na tentativa de melhorar o hábito de leitura dos seus alunos. Após isso, foi criada uma ferramenta para professores a partir da montagem de kits virtuais e físicos para que cada docente adapte o seu próprio jogo de incentivo à leitura entre seus alunos. Por fim, a utilização da ferramenta será aplicada em escolas do Rio Grande do Sul, buscando comprovar a sua eficácia a partir da mudança de comportamento dos alunos em relação ao hábito de leitura. Em 2023, em uma fase anterior deste projeto, a proposta de gamificação de atividades de leitura foi aplicada em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental por meio de um jogo de tabuleiro produzido a respeito do livro que estava sendo lido pela turma. Essa aplicação trouxe resultados positivos, indicando um aumento significativo do engajamento dos estudantes pesquisados na prática da leitura. Assim, apesar de a pesquisa do ano de 2023 ter alcançado uma eficiência notável, a metodologia utilizada foi limitada pelo contexto de aplicação. Acerca disso, o projeto visa, atualmente, promover a expansão da atividade elaborada ao longo do ano anterior, almejando que a ferramenta possa ser uma forte aliada aos professores. Dessa forma, a partir das entrevistas realizadas com os professores, foi possível identificar suas principais dificuldades enfrentadas durante o incentivo à leitura, sendo o aplicativo TikTok o principal citado. Essa rede social é recheada de vídeos curtos, que estão cada vez mais presentes na sociedade atual, tornando-se problema a ser enfrentado devido à falta de paciência dos jovens para viver processos, algo que é presente na prática da leitura. Uma pesquisa realizada pela Microsoft relatou que, ao utilizar a plataforma por 20 minutos, o usuário tem imediata diminuição do tempo de atenção, além de desenvolver dificuldades cognitivas, como má memória. Assim, pode-se perceber a influência negativa do TikTok na leitura, que prejudica a concentração e o foco no aprendizado. Acerca disso, o projeto visa, atualmente, promover a expansão da atividade elaborada ao longo do ano anterior, almejando que a ferramenta possa ser uma forte aliada aos professores, de forma que cada um possa adaptar o jogo para a sua realidade e utilizar os moldes que mais interessam. Sendo assim, será possível proporcionar o aumento desejado nos índices de leitura no Brasil, oportunizando melhorias na educação do país e no desenvolvimento sociocognitivo das crianças brasileiras.

Alunos

Ágatha Klein
Izadora Simionato
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias

Instituição

Colégio João Paulo I
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto
Augusto
7 dias atrás

Muito bom!

0
Marilia
Marilia
7 dias atrás

A iniciativa das pesquisadoras merece incentivos. A expansão do interesse em leitura é essencial para a educação de excelência.

1+
Maria Otília
Maria Otília
7 dias atrás

Importantíssima a busca por formas de incentivar a leitura no contexto atual. Parabéns pela iniciativa!

0

Alunos

Ágatha Klein
Izadora Simionato
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias

Instituição

Colégio João Paulo I
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
3
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: