EnglishPortugueseSpanish

Biodidáticos em ação: Ferramentas para um ensino de ciências eficiente

Resumo do projeto

A utilização de materiais didáticos dentro de sala de aula vem se mostrando um dos maiores aliados dos educadores no processo de ensino e aprendizagem no campo das ciências, visto que o uso desses materiais é capaz de promover a aprendizagem ativa, onde os alunos interagem diretamente com os recursos, o que facilita a compreensão de conceitos complexos por meio da experiência prática. Esse tipo de recurso educacional permite que o discente consiga interagir de forma física com aquilo que lhe foi ensinado em um conceito teórico. Em outras palavras, materializar aquilo que foi lhe ensinado. Em um contexto pedagógico, a aplicação de materiais lúdicos e dinâmicos como uma ferramenta de apoio à aprendizagem, pode ocorrer desde o ensino básico até o ensino superior, pois seu princípio de ação é justamente ser um objeto de associação para os estudantes. É desse princípio que nasce a proposta do projeto “Mostra de ciências: uma abordagem para estimular a busca pelo conhecimento científico”, que visa desenvolver estratégias educacionais lúdicas e aplicá-las dentro de salas de aulas como forma de enriquecer o ensino, elucidando assim conceitos teóricos por meio de atividades práticas. Para isso, são confeccionados modelos educativos de diferentes materiais, como por exemplo, bactérias em feltro, estruturas virais e celulares em massa biscuit, insetos em resina, quebra-cabeça de estruturas fúngicas em EVA, caixas didáticas de abelhas sem ferrão entre outros. Após a confecção desses materiais, aulas práticas e divertidas são ofertadas para estudantes do ensino fundamental do Vale do Paranhana/RS. Durante a realização das ações, é possível perceber que através da experimentação, os alunos vivenciam os temas abordados na sala de aula e os correlacionam com a prática. Além disso, é observado uma maior curiosidade, a qual estimula o desenvolvimento do pensamento crítico. Os alunos fazem perguntas, formulam hipóteses, realizam experimentos e analisam resultados, o que acaba promovendo uma mentalidade científica. Ao término das atividades propostas, foi aplicado um questionário com o objetivo de verificar a percepção dos estudantes sobre a utilidade dos conhecimentos adquiridos na disciplina de ciências em seu cotidiano, além de avaliar o interesse em aulas práticas e em atividades no laboratório. Os resultados mostraram que 56% dos estudantes (n=71) acreditam que os conteúdos de ciências são aplicáveis no seu dia a dia, 73% (n=71) dos discentes acham a disciplina interessante e demonstram interesse pela mesma, enquanto que 83% (n=71) expressam vontade de terem mais aulas práticas e maior contato com o laboratório. A partir da análise desses resultados, foi possível perceber que apenas 56% dos estudantes acreditam que a disciplina está presente no seu dia a dia, sendo assim importante realizar mais atividades a fim de popularizar a área entre os jovens. Em contrapartida, mais de 70% dos estudantes acham a disciplina interessante e gostariam de ter um maior contato com o laboratório. Assim, o projeto tem como objetivo ajudar a construir uma base sólida de conhecimento, promovendo uma atitude positiva em relação à ciência e incentivando o aprendizado contínuo ao longo da vida. Palavras-chave: Materiais didáticos; Ensino; Ciências.

Alunos

Sofia Müller David
Jasmini Becker Rohr
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Gabriela dos Santos Sant'Anna

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rolante
Rolante /
  Rolante –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Thiago da Silva de Borba
Joao Thiago da Silva de Borba
1 mês atrás

Projeto incrível!

2+
Fernando Becker
Fernando Becker
1 mês atrás

Isso aí projeto muito bom ciência fas parte

1+
Marilia
Marilia
1 mês atrás

Projeto muito bom!

0
Josi
Josi
1 mês atrás

Super comprometidas com o projeto, parabéns!

1+
Joelma Escobar Ricori
Joelma Escobar Ricori
1 mês atrás

Jovens pensantes… é outro Nível 🥳🙌 Aiii que eu me refiro✨✨

1+
Andreia Lucia Muller
Andreia Lucia Muller
1 mês atrás

Excelente trabalho

1+
MAX FABIANO RIBEIRO DA SILVA
MAX FABIANO RIBEIRO DA SILVA
1 mês atrás

Muito lindo o projeto parabéns

0
Tamer cristina de souza
Tamer cristina de souza
1 mês atrás

Este e um projeto muito bom

0
Silvana Esperafico Belotto
Silvana Esperafico Belotto
30 dias atrás

Excelente trabalho, acredito muito em formas mais lúdicas do ensino formal.

0

Alunos

Sofia Müller David
Jasmini Becker Rohr
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Gabriela dos Santos Sant'Anna

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rolante
  Rolante –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
9
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: