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Astroeducation: Dispositivo de integração de alunos e escolas com astronomia usando realidade aumentada.

Resumo do projeto

A proposta apresentada é de tornar mais viável um método de ensino, baseado no uso de realidade aumentada, que solucione a dificuldade que grande parte dos alunos possuem durante o ensino da astronomia, que está presente como um componente da grade curricular dentro do ensino da física, esta é compreendida como um dos três principais ramos da ciência (física, química e biologia), durante o ensino fundamental e também é uma matéria durante o ensino médio. Atualmente as ferramentas para o ensino da astronomia são escassas na maior parte das escolas, o único recurso existente é o material didático de papel, normalmente um livro ou uma apostila. A solução aqui proposta é o uso da realidade aumentada como forma de contornar este problema de forma pouco custosa, já que esta capacita os alunos de possuírem uma maior compreensão do conteúdo ante os métodos tradicionais, isso ocorre graças ao fato de tal ferramenta ser mais atrativa para os alunos pois as tecnologias como a realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista tornam a experiência do ensino mais familiar aos estudantes, que hoje possuem muito mais contato com os mais variados tipos de tecnologia do que com o papel. Então para o desenvolvimento do projeto utilizamos, principalmente a plataforma Unity, na qual é possível criar, manipular e editar modelos 3D, que são os modelos que serão exibidos no cubo, para o protótipo utilizamos modelos prontos, e para o projeto final estamos buscando a criação de nossos próprios modelos, além da Unity é necessário também o uso da Vuforia, local onde efetivamente os modelos 3D são transformados em modelos compatíveis com a realidade aumentada que nos permite unir os modelos 3D, que são a parte virtual com o QR Codes que são a parte material, com estas duas ferramentas foi possível desenvolver os modelos para o projeto, então para escanear os QR Codes foi necessário a criação de um aplicativo, e isso se deu por meio da Unity que possibilita o contato entre o aplicativo que reconhece o QR Code e os modelos em realidade aumentada(AR).

Alunos

Lucas Henrique Campos Bernart
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Orientadores

Maycon Gustavo Oliveira Lourenço

Instituição

EUREKA – Escola de tecnologia e pesquisa
Cascavel /
  Cascavel –  
  PR –
  Brasil

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