EnglishPortugueseSpanish

Desenvolvendo o raciocínio lógico através da análise combinatória

Resumo do projeto

Neste trabalho, nosso objetivo foi desenvolver habilidades como o raciocínio lógico e o pensamento matemático através do ensino de análise combinatória para estudantes do quinto ano do ensino fundamental. A importância desse projeto se justifica pela necessidade dos estudantes se adaptarem a sociedade em que vivemos, onde a ciência e tecnologia estão sempre evoluindo em altíssimas velocidades. E, para tanto, é necessário desenvolver desde cedo habilidades de resolução de problemas. Muitos pesquisadores enfatizam que um pensamento combinatório-lógico bem desenvolvido é um componente especialmente importante para o pensamento matemático e raciocínio lógico. Desenvolver as habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico deve ser um importante objetivo da educação, sendo desenvolvidas desde cedo. A metodologia utilizada para desenvolver o raciocínio lógico através da análise combinatória foi a proposta de cenário para investigação de Skovsmose. Para tanto foram selecionados 6 estudantes do 5º ano do Colégio Adventista de Osório. As atividades propostas foram realizadas durante 4 períodos de aula, cada um de 45 minutos. Os estudantes foram incentivados a construírem o conhecimento na resolução de problemas propostos. A partir dos jogos propostos verificamos que no primeiro momento os estudantes não entendiam o conteúdo e respondiam aleatoriamente tentando alcançar a resposta correta. Ao passo que fomos questionando o porquê estavam dando aquela resposta específica, os estudantes se sentiram instigados a construírem uma resposta mais robusta o que os fez trabalhar coletivamente. E, a cada resposta incorreta dada por eles, os instigávamos a justificarem e comprovarem o que estavam dizendo. Com isso, eles reconstruíam a resposta, desenvolvendo o raciocínio lógico através do aprendizado do conteúdo proposto. Concluímos que esta forma de abordagem do conteúdo incentiva os estudantes a participarem mais das atividades propostas em sala de aula. Observamos também que esse processo estimula a criatividade dos estudantes através da proposição de desafios, influenciando positivamente o aprendizado.

Alunos

Augusto Twardowski Wainer
Ryan Almeida Anflor
Arthur Zanoni Pereira de Souza

Orientadores

Marina Mota da Silva

Instituição

Colégio Adventista de Osório
Osório /
  Osório –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Natyeli
Natyeli
1 mês atrás

Sensacional 👏👏👏👏

2+
Ana Cristina de Souza
Ana Cristina de Souza
1 mês atrás

Parabéns pelo projeto!

1+
Isanon
Isanon
1 mês atrás

Muito Bem! Que continuem assim! Ótimo trabalho!

1+
Janete Moreira
Janete Moreira
1 mês atrás

muito interessante, sacada sensacional. Parabéns

1+
Aline De Bona
Aline De Bona
1 mês atrás

Parabéns Augusto e colegas, Profa Marina. Adorei. Matemática é vida e alegria.

0

Alunos

Augusto Twardowski Wainer
Ryan Almeida Anflor
Arthur Zanoni Pereira de Souza

Orientadores

Marina Mota da Silva

Instituição

Colégio Adventista de Osório
  Osório –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
5
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: