EnglishPortugueseSpanish

Era uma vez, Contação: lendo para estimular e ensinando para sonhar

Resumo do projeto

Antes mesmo da linguagem escrita, o ser humano já contava histórias como uma maneira de multiplicar o conhecimento. Esta extensão pretende através da contação de histórias promover o incentivo à leitura, por meio do diálogo e troca de experiências o projeto Era Uma Vez, Contação: Lendo para Estimular ensinando para sonhar, busca promover a leitura por meio da contação de histórias e atividades interativas entre os membros do projeto e os alunos de instituições de ensino público. O objetivo principal é incentivar o hábito da leitura através da contação de histórias, além de resgatar narrativas locais, realizando seu registro e promovendo a discussão de temas relevantes para a comunidade neste diálogo. Além disso, busca-se a leitura de diversos tipos de texto; a aproximação de livros e leitores; o resgate do conhecimento prévio dos alunos, a interpretação crítica dos textos, o favorecimento do trabalho em equipe e a expressão corporal. A ausência de estímulos literários durante a fase de alfabetização pode resultar, mais tarde, na falta de interesse ou motivação das crianças para a leitura, justamente em uma fase em que essa habilidade se torna fundamental. O incentivo à leitura desde os primeiros anos de vida pode não apenas prevenir essa desmotivação, mas também desempenhar um papel crucial no desenvolvimento das relações sociais, introduzindo conceitos importantes sobre a convivência em sociedade. Dessa forma, O projeto promove de forma direta a inclusão, para que a criança, desde cedo, entenda seu papel na sociedade e possa ocupar o seu espaço, por meio de práticas interativas de leitura, as quais fornecem um melhor entendimento das situações cotidianas. Busca-se, através dessas práticas, influenciar positivamente as crianças, tendo em vista que, grande parte da influência de estímulos e incentivo à leitura é proposta no seu período escolar. Para sua execução, o projeto conta com atividades bimensais de contação de histórias em duas escolas públicas, a EMEI Cecy Ribeiro Dias e a EMEF Marina de Godoy Netto, e utiliza recursos pedagógicos como fantoches, livros pop-up e atividades interativas, para promover o engajamento das crianças. A avaliação do impacto das ações ocorre com o feedback de professores, alunos e seus responsáveis, visando a constante melhoria das práticas desenvolvidas. Os resultados incluem a criação de um almanaque com sugestões de atividades para professores e pais, visando a replicação da metodologia em diferentes contextos, o projeto foi bem avaliado segundo as instituições de ensino, e as crianças se mostraram interessadas e participativas no projeto, esses resultados reforçam a nossa hipótese de que a contação de histórias, quando aplicada de forma inclusiva e interativa, pode influenciar positivamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Palavras-chave: educação, desenvolvimento infantil, linguagens

Alunos

Lucas Thurow
Maria Eduarda Thurow
Amanda Ebel Thurow

Orientadores

Sandra Beatriz Salenave de Brito

Instituição

IFSUL – Campus Camaquã
Camaquã /
  Camaquã –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
leni
leni
7 dias atrás

Parabens a todos envolvidos nesse projeto e o incentivo que voces estao demonstrando aos novos leitores .

8+
Luana
Luana
7 dias atrás

Projeto lindo. Parabéns aos alunos!

6+
Rodrigo Rezende
Rodrigo Rezende
6 dias atrás

Excelente! Uma prática como essa é essencial para o desenvolvimento humano. Quantas crianças não tiveram isso e, talvez, não deixaram florescer sua genialidade. Quantos grandes cientistas podemos ter perdido pela falta desta prática? Parabéns, uma iniciativa como essa merece todo o apoio e incentivo.

5+
Bruno
Bruno
6 dias atrás

Parabéns aos envolvidos!! Projeto sensacional!

5+
Nataly Thurow
Nataly Thurow
6 dias atrás

Parabéns pelo projeto! Excelente iniciativa 🤝🏻

5+
Isadora Morari
Isadora Morari
6 dias atrás

Parabéns pelo projeto!! O projeto merece todo o apoio e reconhecimento por contribuir para a formação de leitores.

4+
Lissane
Lissane
6 dias atrás

Parabéns aos meus queridos alunos (ex) mas tudo bem! Saibam que eu tenho muito orgulho de vocês. E que sou eternamente grata por ter participado desse projeto lindo e emocionante!

2+
Rogério Pires Santos
Rogério Pires Santos
6 dias atrás

Parabéns pelo projeto. Continuem contribuindo e compartilhando conhecimento e boas ações

0

Alunos

Lucas Thurow
Maria Eduarda Thurow
Amanda Ebel Thurow

Orientadores

Sandra Beatriz Salenave de Brito

Instituição

IFSUL – Campus Camaquã
  Camaquã –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
8
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: