Palavras chave: Episódios de ansiedade, monitoramento, dispositivo portátil, frequência cardíaca, vibração, detecção, relaxamento, wearables, eletrônica, fotopletismografia.
A ansiedade é uma condição mental caracterizada por sentimentos persistentes de medo e preocupação que vão além do que seria esperado para a situação real. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo. Em 2023, uma pesquisa demonstrou que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade, estando presente em 31,6% dos jovens entre 18-24 anos (Covitel, 2023).
Esses sentimentos podem afetar significativamente a vida cotidiana, impactando o desempenho no trabalho, nos estudos e nas relações pessoais. Além disso, a ansiedade pode levar a comportamentos prejudiciais, como uso de substâncias, insônia, depressão e pensamentos suicidas.
Apesar dos tratamentos disponíveis para amenizar os episódios de ansiedade, a maioria das abordagens atuais envolve medicação e terapia, que frequentemente levam tempo para serem eficazes. Portanto, a melhor alternativa para reduzir os sintomas, mesmo que apenas momentânea, seria através de técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração e meditação.
Este projeto visa melhorar a qualidade de vida de indivíduos com ansiedade por meio de um dispositivo portátil. Adaptado como uma pulseira ou relógio, o mesmo será equipado com um sensor de batimentos cardíacos, utilizando a biblioteca Pulse Sensor, e um microcontrolador ESP32 para a programação. O objetivo é identificar episódios de ansiedade e oferecer auxílio com vibrações lentas, semelhantes a batimentos cardíacos, usando um motor Vibracall acoplado ao pulso do usuário. Segundo estudos, essas vibrações têm o potencial de ajudar a reduzir significativamente os sintomas de ansiedade (T. AZEVEDO et al., 2017).
A leitura do batimento cardíaco é realizada pelo PulseSensor, que utiliza fotopletismografia para medir a pulsação. O sensor envia sinais analógicos ao ESP32, que processa esses dados. No código, é aplicado um filtro do sinal a fim de melhorar a leitura dos batimentos e exterminar o ruído. Para calcular o BPM a cada segundo, o dispositivo registra o valor do intervalo entre batimentos (IBI). O usuário pode gravar uma amostra para um momento de relaxamento, que captura e calcula a média dos valores de BPM por alguns segundos para estabelecer a frequência cardíaca normal de cada pessoa. Essa amostra é essencial para identificar frequências cardíacas anormais, considerando uma variação de em torno de 130% do valor da amostra como indicativa de palpitação presente na ansiedade. Então, o batimento atual é comparado com a variação superior do valor de amostra em tempo real e, caso se mantenha acima do mesmo por alguns segundos, manda um sinal para o usuário avisando-o e ativando a vibração. O mesmo possui três modos de funcionamento: Fixa (Vibra constantemente em 60 BPM), Amostra (Vibra 20% mais lento que a frequência da amostra) e Variável (Vibra 20% mais lento que a frequência atual registrada). O código permite modificar o modo e a intensidade da vibração conforme a necessidade do usuário.
Com testes realizados para verificar as funcionalidades, provou-se possível o desenvolvimento do dispositivo. Testes sugerem que a integração do sensor e do motor de vibração é promissora na detecção da ansiedade e no suporte. Ao final, espera-se que o dispositivo auxilie na percepção e alívio de episódios ansiosos, contribuindo para o bem-estar dos usuários.
Para planos futuros, planeja-se aperfeiçoar o dispositivo para maior praticidade, ajustando-o para uso no pulso integralmente com bateria, e suporte para comunicação via Bluetooth, permitindo ao usuário um controle aprimorado sobre o monitoramento.
Espera-se futuramente, em extensão ao trabalho, a realização de testes em grupos de pessoas com o dispositivo junto a um psicólogo, visando obter resultados concretos sobre sua eficácia no alívio.
Projeto maravilhoso, tem todo meu respeito e voto.
Parabéns, muito interessante
Excelente projeto! Une saúde, ciência e tecnologia. Desejo que os testes avancem e que em breve possa ser utilizado na prática, auxiliando os que sofrem com esse transtorno diariamente no seu cotidiano.
Parabéns uma ideia muito interessante e útil.
Excelente projeto, super conectado com as atuais problemáticas de saúde da população
Bem isso!
Projeto sensacional, parabéns!!
Parabéns pelo tema do projeto!
Parabéns pelo projeto!
Que projeto incrível! É uma ótima solução para um grande problema da atualidade! Parabéns pelo projeto!
Parabéns Arthur pelo excelente trabalho. Essa discussão nos tempo de hoje é muito apropriado e precisamos nos envolver mais. Sucesso meu querido 💋❤️🙏
Parabéns, Arthur! Projeto maravilhoso que pode ajudar a muitas pessoas!
Como psicóloga fico tão feliz e motivada ao ver jovens utilizando das suas habilidades e conhecimentos da tecnologia em prol da saúde mental!
Um excelente trabalho que deve ser levado a diante!
Parabéns pelo projeto!! 👏🏻
Parabéns… projeto top….
Teu projeto Arthur é brilhante. Conecta tecnologia e saúde. Vá em frente. Parabéns
Parabéns!
Projeto incrível!
Realmente ajudará muitas pessoas, visto que esse problema se tornou tão comum nos dias atuais.
Projeto incrível e super util, principalmente nas condições atuais da sociedade. Parabéns pela iniciativa e projeto!
Projeto verdadeiramente incrível, acredito que vai conseguir ajudar diversas pessoas que sofrem com isso, Parabéns!
Muito interessante! Parabéns pelo projeto!
Muito bom!! Amei o projeto!
Excelente
Que baita ideia Arthur! Parabéns pelo projeto!
Projeto muito interessante!
Parabéns Arthur. Um menino muito inteligente. Beijos da vó.
Achei muito interessante, atual e apropriado. Parabéns!
Parabéns!!! 👏🏻
Eu estive na feira hoje e falei com o aluno do projeto, achei simplesmente incrível, tu é demais e parabéns de novo pelo projeto. Tomara que tu vá longe com ele, estou torcendo
Parabéns❤️🙏
Que lindo ….parabéns pela ideia