EnglishPortugueseSpanish

DEGRADAÇÃO OU PERSISTÊNCIA? O FRACASSO DOS ADITIVOS OXIBIODEGRADÁVEIS E DA RADIAÇÃO UV NA REDUÇÃO DA POLUIÇÃO PLÁSTICA

Resumo do projeto

Os plásticos se tornaram indispensáveis no cotidiano, o que resultou em um aumento contínuo, tanto na produção como no descarte inadequado. Esse cenário torna essencial uma compreensão mais profunda dos processos degradativos e possíveis soluções para o problema da poluição plástica. Essa pesquisa explora os impactos ambientais que esses materiais podem desencadear, com foco na degradação de filmes plásticos e nos efeitos da radiação ultravioleta em suas propriedades, bem como a interferência de aditivos oxibiodegradáveis nesse processo, em conformidade com os objetivos 12, 13, 14 e 15 de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, que têm foco na preservação do meio ambiente e do clima. Para isso, amostras plásticas de polietileno convencional (PE) e aditivado (PE oxibiodegradável) foram expostas à radiação UV e após submetidas a análise estrutural via espectroscopia de infravermelho e determinação do teor de gel. A exposição à radiação foi feita naturalmente por 518 h e artificialmente por 310 h para analisar suas diferenças, e a análise do teor de gel foi realizada com a submissão em duplicata de amostras envoltas por malha de aço em refluxo com xileno e aditivo antioxidante por 12h. O xileno solubiliza a fração termoplástica dos filmes, mas não a fração reticulada devido à radiação. O antioxidante impede posterior reticulação dos polímeros durante o experimento. Resultados obtidos na espectroscopia demonstraram que houve formação de pico de carbonila no PE aditivado exposto ao intemperismo, indicando que ocorreram reações de oxidação nas cadeias, isto é, processo degradativo. Entretanto, a amostra convencional não apresentou mudança estrutural. A análise do teor de gel indicou formação de 8,81% de reticulado na amostra PE oxibiodegradável exposta ao UV natural e 13,21% no UV artificial, acima do limite máximo indicado pela norma, que é de 5%. Em contraste, o PE convencional apresentou 1,56% de gel para a exposição ao UV natural e 4,77% na exposição artificial. Por fim, a análise visual das amostras expostas demonstrou que a amostra PE oxibiodegradável se desintegrou em pequenos fragmentos, o que não ocorreu na amostra convencional. Estes resultados indicam que a presença dos aditivos oxibiodegradáveis nos filmes provocou a formação de microplásticos, que se mostraram reticulados devido à incidência da radiação UV, tornando-os mais resistentes. O uso dos aditivos oxibiodegradáveis e da radiação UV como formas de tratamento devem ser repensados, visto que podem estar silenciosamente agravando o problema da poluição plástica.

Alunos

Gabriela Eich Appel
Laura Constante da Rosa
Rhana Schmitz de Mattos

Orientadores

Schana Andreia da Silva

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana schmitz
Ana schmitz
30 dias atrás

Um projeto maravilhoso. Onde houve muita dedicação, esforço determinação, pesquisa e estudo…. parabéns alunas e coordenadora. Como sempre uma escola preocupada em desenvolver pessoas motivadas a transformar o 🌎 mundo

1+
Adriana Leuck
Adriana Leuck
30 dias atrás

Muito esclarecedor o projeto dessas garotas. Deveria estar disponível para conhecimento geral de todos. Adorei! Parabéns grupo!

1+
Julio Schreck
Julio Schreck
30 dias atrás

O trabalho dessas garotas demonstra claramente os danos causados pela falta de cultura, cidadania e respeito ao meio ambiente. Isso todos sentimos ao ver o lixo espalhado pelas cidades, enchendo bueiros e poluindo o meio ambiente. Essa demonstração delas vale como um alerta para toda a humanidade. Parabéns garotas!

1+

Alunos

Gabriela Eich Appel
Laura Constante da Rosa
Rhana Schmitz de Mattos

Orientadores

Schana Andreia da Silva

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
3
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: