EnglishPortugueseSpanish

Avaliação comparativa de diferentes diástases na clivagem do glúten

Resumo do projeto

A doença celíaca (DC) é uma condição autoimune desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos geneticamente predispostos. O glúten, encontrado no trigo, cevada e centeio, contém proteínas, como a gliadina, que provocam uma resposta imunológica, resultando em inflamação crônica no intestino delgado. Isso compromete a absorção de nutrientes e provoca sintomas gastrointestinais e extraintestinais, como diarreia, fadiga e desnutrição (ALHASSAN et al., 2019). Atualmente, o único tratamento eficaz é a exclusão total do glúten da dieta, algo desafiador devido à ampla presença dessa proteína em alimentos processados (ARAÚJO, 2009). Além da DC, outras condições relacionadas ao glúten, como a sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC) e a alergia ao trigo, também são comuns. A SGNC compartilha sintomas com a DC, mas não causa atrofia das vilosidades intestinais nem envolve autoanticorpos, o que torna seu diagnóstico mais complexo (FASANO et al., 2015). Já a alergia ao trigo é uma reação mediada por IgE, com sintomas imediatos após o contato com o trigo (TARAGHIKHAH et al., 2020). Pesquisas recentes investigam terapias alternativas para a DC, como o uso de proteases vegetais, incluindo bromelina e papaína, que podem degradar o glúten, tornando-o menos tóxico. A bromelina, do abacaxi, e a papaína, do mamão, mostraram-se eficazes na clivagem de proteínas ricas em prolina e glutamina, que dificultam a digestão do glúten (PETLA, 2022; BRADAUSKIENE et al., 2022). Essas enzimas foram testadas em substratos como farinha de trigo e farelo de trigo, com resultados promissores na redução da imunogenicidade do glúten. Entretanto, a degradação total do glúten ainda não foi alcançada, o que limita seu uso como tratamento seguro para celíacos (ALBUQUERQUE, 2022). Em paralelo, pesquisadores investigam alternativas não dietéticas, como a modificação genética de grãos para reduzir ou eliminar a gliadina, o que beneficiaria tanto celíacos quanto pessoas com SGNC (TANNER et al., 2015). Outras pesquisas exploram o uso de enzimas exógenas, consumidas junto com alimentos contendo glúten, para degradá-lo no trato digestivo antes que cause danos (TACK, 2013). Essas glutenases estão em fase experimental, mas oferecem uma esperança futura para aqueles que enfrentam dificuldades na adesão à dieta isenta de glúten (SHAN et al., 2004). Apesar dos avanços nas terapias alternativas, a dieta sem glúten ainda é a única opção viável. A adesão rigorosa à dieta é crucial para prevenir complicações graves, como linfoma intestinal e outras doenças autoimunes (SIMIONI et al., 2020). No Brasil, a oferta de alimentos sem glúten ainda é limitada, o que dificulta a manutenção da dieta e impacta negativamente a qualidade de vida dos celíacos (NOGUEIRA & PEREIRA, 2018). Além disso, a falta de informações adequadas sobre a DC, tanto para o público geral quanto para profissionais de saúde, contribui para diagnósticos tardios e desafios no tratamento. Estudos em Caxias do Sul revelaram que, embora muitas pessoas saibam algo sobre o glúten, ainda há confusão entre sensibilidade ao glúten e DC, reforçando a necessidade de mais programas educativos (ROCCO & PERINI, 2024). Conclui-se que, embora as enzimas vegetais, como bromelina e papaína, representem uma promessa no tratamento da DC e SGNC, seu uso como terapia isolada ainda é limitado. É necessário continuar as pesquisas e desenvolver novas abordagens biotecnológicas para melhorar o manejo dessas condições. Simultaneamente, é essencial investir na conscientização sobre a DC e na ampliação da oferta de alimentos sem glúten, para que os pacientes possam manter suas dietas com segurança e qualidade de vida.

Alunos

Joanna Montenezzo Rocco
Marina Vebber Perini
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Paula Cavion Costa

Instituição

Escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul
Caxias do Sul /
  Caxias do Sul –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Parvati
Parvati
3 dias atrás

Parabéns pela escolha do tema.

6+
Estela Ely
Estela Ely
3 dias atrás

Primeiro, parabéns meninas pelo belo trabalho. Achei muito interessante e esclarecedor para todos em geral e principalmente para pessoas intolerantes ao glúten.

5+
Kiane Gedoz
Kiane Gedoz
3 dias atrás

Parabéns, meninas! Vocês são demais! 🥰

6+
Ingrid Simone Kaplan
Ingrid Simone Kaplan
3 dias atrás

Muito bom Meninas👏!!!

7+
Luiz Claudio
Luiz Claudio
3 dias atrás

Parabéns pelo trabalho! Achei o tema abordado muito interessante e apresentado de forma clara.

5+
Daniela Fracasso
Daniela Fracasso
3 dias atrás

Parabéns meninas, o trabalho está ótimo! O tema é muito relevante e vocês abordaram ele muito bem.

5+
Marivane Bernardi
Marivane Bernardi
3 dias atrás

Este trabalho é maravilhoso , pois esclarece e auxilia a população qto aos cuidados com a alimentação e sua contribuição na qualidade de vida ! Parabéns 🙌

5+
Filipe
Filipe
3 dias atrás

Adorei o trabalho parabéns

4+
Noely Legnaghi
Noely Legnaghi
3 dias atrás

Parabéns meninas

2+
Manuela
Manuela
3 dias atrás

Lindasss!!! Amei o trabalho!!!❤️❤️❤️❤️

1+
ana carolina
ana carolina
3 dias atrás

trabalho impecável gurias!!💗

1+
Miguel Scopel
Miguel Scopel
3 dias atrás

trabalho muito bom, parabéns as gurias

1+
Zardinho
Zardinho
2 dias atrás

Bora

1+
Pedro
Pedro
2 dias atrás

arrasaram

0
Amarilis
Amarilis
2 dias atrás

❤❤

0

Alunos

Joanna Montenezzo Rocco
Marina Vebber Perini
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Paula Cavion Costa

Instituição

Escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul
  Caxias do Sul –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
15
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: