EnglishPortugueseSpanish

Jogos Educativos sobre Sustentabilidade na Educação de Iguaba Grande

Resumo do projeto

A Sustentabilidade tornou-se um tema de grande debate devido aos problemas socioambientais que prejudicam o planeta. Por isso, muitas atenções estão voltadas para a natureza e para a criação de materiais de ensino que visem a preservação ecológica. Nesse sentido, os jogos são uma importante estratégia pedagógica, pois podem desenvolver a socialização, atenção, comunicação, imaginação e o raciocínio. Assim, o estudo apresentado tem como base teórica pesquisas que abordam as estratégias pedagógicas e dialógicas em Sustentabilidade, adotando uma vertente crítica-transformadora. Desse modo, tomamos por base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que foram acordados por todos os Estados-membros da ONU. Na escola, pretende-se inserir as propostas sustentáveis através de jogos criados por estudantes. Esse trabalho partiu da seguinte hipótese: a utilização de jogos baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável poderá ser uma importante ferramenta para a Educação Ambiental. Assim, o objetivo foi desenvolver quatro jogos baseados nos princípios da Sustentabilidade para utilizar como materiais de ensino na escola. A metodologia, que possui uma abordagem quali-quantitativa, foi realizada a partir de características de uma pesquisa-ação. Participaram deste estudo alunos de quatro turmas do segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Nerea Esther Batista Alcoforado Natividade localizada no bairro Vila Nova, município de Iguaba Grande, estado do Rio de Janeiro. A metodologia foi organizada em cinco etapas: (1) Coleta de dados junto aos alunos; (2) Análise de dados pelos pesquisadores deste estudo; (3) Elaboração dos protótipos dos jogos pelos alunos; (4) Avaliação dos protótipos dos jogos pelos alunos da turma; (5) Análise das respostas dos questionários de avaliação e ajustes finais para a apresentação dos jogos pelos pesquisadores. Os resultados indicam que os jogos quando bem elaborados podem permitir ricas experiências nas escolas. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a criação de novos jogos e incentivar pesquisas relacionadas aos temas ambientais. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Jogos. Sustentabilidade.

Alunos

Alícia da Silva Augusto
Pedro Calamari Machado Oliveira
Guilherme Blanco Marques
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Jaqueline Felix Barbosa

Instituição

E.M.Nerea Esther Batista Alcoforado natividade
Iguaba Grande /
  Iguaba Grande –  
  RJ –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Alícia da Silva Augusto
Pedro Calamari Machado Oliveira
Guilherme Blanco Marques
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Jaqueline Felix Barbosa

Instituição

E.M.Nerea Esther Batista Alcoforado natividade
  Iguaba Grande –  
  RJ –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: