EnglishPortugueseSpanish

Criação de um protocolo de avaliação de síndrome de burnout em professores da rede pública e privada

Resumo do projeto

A Síndrome de Burnout é entendida como um conceito multidimensional envolvendo três componentes: (1) a Exaustão Emocional; (2) a Despersonalização; e (3) a Reduzida Realização Profissional. O Burnout, no contexto da docência, surge quando o docente sente que seus recursos próprios são perdidos ou inadequados frente às exigências de seu trabalho e que trazem um retorno insatisfatório para suas próprias demandas de autoestima e reconhecimento profissional e social. Assim, este trabalho tem como finalidade criar um protocolo de avaliação da síndrome para ser utilizado dentro do contexto escolar público e privado. O protocolo é para que os próprios gestores escolares possam medir níveis da síndrome em professores, acompanhando o desenvolvimento do quadro e, quando necessário, realizar o encaminhamento do profissional a uma rede de apoio especializada. O método proposto nesta pesquisa é de natureza exploratória, com pesquisas bibliográficas, e está dividido em três etapas. A etapa 1 consistiu na definição de descritores de busca; critérios de inclusão, exclusão e fontes de informação. Foram recuperados arquivos pela análise de título, seguido da leitura dos resumos e avaliando se compreendem os critérios de inclusão e exclusão. A etapa 2 consistiu em identificar os instrumentos disponíveis na literatura para avaliação de Burnout, utilizando as fontes de informação recuperadas. Já a etapa 3 consistiu na criação do protocolo de avaliação de burnout. Para tanto, um dos procedimentos realizados foi a caracterização da rotina do professor. Os resultados obtidos por meio da sistematização das informações encontradas, nos artigos recuperados na Etapa 1, elucidaram a importância de reconhecer os aspectos relacionados à rotina de professores da rede pública e privada, visando analisar qual procedimento de aplicação dos instrumentos encontrados mais se encaixaria na rotina desses profissionais. Como resultados da etapa 1, foram encontradas 9 fontes de informação que compreendem os critérios de inclusão e exclusão, e foram utilizadas para análise. Os resultados encontrados refletem que o instrumento MBI (Maslach Burnout Inventory) apresentou ser o mais adequado para a avaliação de burnout, sendo ele o selecionado para a criação do protocolo de avaliação. O MBI é um instrumento utilizado exclusivamente para a avaliação da síndrome, não levando em consideração os elementos antecedentes e as consequências de seu processo. Dessa forma, somente o instrumento demonstrou ser insuficiente para avaliação de outras questões importantes dentro da síndrome, como o estresse e a ansiedade. Para tanto, selecionou-se dois instrumentos com o objetivo de complementar as perguntas que compõem o MBI, estes sendo a Escala de Percepção de Estresse e Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Com o formulário de caracterização da rotina do professor, foi possível obter 41 respostas, sendo 23 respostas de professores que somente trabalham na rede pública, 17 professores que trabalham somente em escolas da rede privada e 1 professor que trabalha em ambas redes de ensino. Como próximas etapas, será estruturado como a observação do professor pode ser realizada pelo gestor escolar, bem como a criação do material que contém os três procedimentos de avaliação de burnout (a observação, a entrevista e a aplicação do instrumento psicométrico). Este material será instrucional e terá os procedimentos citados descritos de forma que os próprios agentes escolares possam avaliar e acompanhar os níveis de burnout entre os professores da rede pública e privada. Conclui-se que o projeto, em andamento, demonstra ser promissor e que por meio de procedimentos como caracterizar a rotina do professor, buscas bibliográficas e análise de instrumentos já conhecidos na literatura, é possível desenvolver o protocolo de avaliação de burnout, o que responde a pergunta problema do projeto.

Alunos

Cecília dos Reis Santos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Maria Vitória Valoto

Instituição

Colégio Interativa de Londrina
Londrina /
  Londrina –  
  PR –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moacir
Moacir
3 dias atrás

Parabéns, Excelente trabalho e muito relevante com aplicabilidade para contexto da educação!!

3+
Maria Luiza Garib
Maria Luiza Garib
3 dias atrás

Excelente trabalho! De suma importância para esclarecer pontos, ainda, desconhecidos da Síndrome de Burnout.

2+
Mônica
Mônica
2 dias atrás

Parabéns Ceci, trabalho incrível e muito bem explicado.

2+
Jonathan Crispim
Jonathan Crispim
2 dias atrás

Muito bom Ceci, parabéns pelo conteúdo, com certeza elevará o nível de conciência dos envolvidos!

1+
Luciana de Godoi Francisco Batista
Luciana de Godoi Francisco Batista
2 dias atrás

Perfeito…Parabéns!!! Tenho uma filha que trabalha a 12 anos como bancária, foi diagnosticada com essa síndrome 🥺

1+
Emilly
Emilly
2 dias atrás

Vai Ceci!!

1+
Monica
Monica
1 dia atrás

Parabéns pela relevância do trabalho

0

Alunos

Cecília dos Reis Santos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Maria Vitória Valoto

Instituição

Colégio Interativa de Londrina
  Londrina –  
  PR –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
7
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: