EnglishPortugueseSpanish

AUXILIANDO ALUNOS COM DISLEXIA: COMPORTAMENTOS A SEREM DESEMPENHADOS POR PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR

Resumo do projeto

A Dislexia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem que afeta de 10% a 15% da população, ou seja, 2 milhões de pessoas por ano. A definição mais aceita é a que foi dada pela International Dyslexia Association (IDA, 2002) que classifica a Dislexia do Desenvolvimento como um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Entendendo a Dislexia acarreta em dificuldades significativas no processo de aprendizagem dos alunos, o presente estudo objetiva caracterizar comportamentos que professores podem apresentar para auxiliar um aluno com dislexia no contexto escolar em seu processo de aprendizagem. Para tanto, os aspectos metodológicos deste trabalho foram divididos em cinco etapas e foram baseados em pesquisas como Beltramello (2018) e Carvalho (2014). A etapa 1 consistiu na definição de descritores de busca; critérios de inclusão, exclusão e fontes de informação. Foram recuperados arquivos pela análise de título, seguido da leitura dos resumos e avaliando se compreendem os critérios de inclusão e exclusão. A etapa 2 consistiu em identificar componentes de comportamentos que ajudam o aluno com dislexia no processo de aprendizagem no contexto escolar, a serem desempenhados por professores, em trechos das fontes de informação selecionadas na etapa 1. A etapa 3 do projeto consistiu na derivação de possíveis comportamentos que auxiliam o aluno com dislexia no processo de aprendizagem no contexto escolar, que não foram explícitos no texto original da fonte de informação, mas que poderiam ser considerados para a listagem final de classes de comportamentos. Já a etapa 4 consistiu na avaliação da linguagem utilizada para descrever os componentes identificados e derivados a partir dos trechos das fontes de informação. A avaliação foi realizada por um juiz (um psicólogo analista do comportamento). Por fim, a etapa 5 consistiu na diagramação do material instrucional para professores e em uma intervenção de instrução à professores de um colégio particular da cidade de Londrina-PR, sobre os comportamentos identificados. Como resultados da etapa 2, foram selecionados 5 artigos científicos que compreenderam os critérios. Utilizando os artigos, foi possível identificar 20 classes de estímulos antecedentes, 40 classes de respostas, 29 classes de estímulos consequentes e 40 classes de comportamentos intermediários. Com os comportamentos adequados após a avaliação de juiz, estes foram organizados em 5 grandes categorias. Sobre o conteúdo das classes, é possível analisar que estabelecer um processo específico de aprendizagem para cada aluno disléxico envolve não somente o cotidiano nas salas de aula, englobando, também, as avaliações e determinadas adaptações para melhora do desempenho e um acompanhamento individualizado do aluno. Os dados sobre a intervenção com os professores ainda estão em análise. No entanto, o projeto cumpre com seus objetivos propostos, não somente caracterizando ações que auxiliem alunos com dislexia em seu processo de aprendizagem, mas, também, ofertando instrução para professores sobre como conduzir essas ações com os alunos.

Alunos

João Lucas Rodrigues Massi
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Maria Vitória Valoto

Instituição

Colégio Interativa de Londrina
Londrina /
  Londrina –  
  PR –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
32 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Chaves
João Chaves
1 mês atrás

Muito bom! Extremamente importante a visibilidade para esse assunto. Parabéns

9+
tiago galvao
tiago galvao
1 mês atrás

Muito legal a ideia, parabéns!

3+
Gustavo Lonni
Gustavo Lonni
1 mês atrás

muito daora, achei incrivel o como voce apresentou esta cada vez evoluindo

5+
Ynaia
Ynaia
1 mês atrás

Excelente muito bom

3+
Amanda Donadon
Amanda Donadon
1 mês atrás

Tema de extrema relevância! O suporte para o aluno com dislexia é muito importante!

3+
Daniele
Daniele
1 mês atrás

Parabéns! Excelente trabalho. Orgulhosa de você sempre 😘

2+
Doryane
Doryane
1 mês atrás

Excelente trabalho João!!!
Parabéns pela escolha de um tema extremamente significativo para as famílias e principalmente no contexto escolar.

2+
Alessandda
Alessandda
1 mês atrás
Reply to  Doryane

.

1+
Last edited 1 mês atrás by Alessandda
Alessandda
Alessandda
1 mês atrás

Excelente apresentação. Tema muito relevante para sociedade.

2+
CIRLEIA F S NASCIMENTO
CIRLEIA F S NASCIMENTO
1 mês atrás

Parabéns Lucas.

1+
Débora
Débora
1 mês atrás

Excelente trabalho

1+
Renata Bernardes
Renata Bernardes
1 mês atrás

Parabéns, excelente trabalho

1+
João
João
1 mês atrás

Vai Tuf!!!

1+
Érica Alessandra
Érica Alessandra
1 mês atrás

Excelente trabalho e tão necessário disseminar informações sobre este tema. Parabéns, João!👏👏

1+
Lais
Lais
1 mês atrás

amei!!! Que trabalho incrível 🤩

2+
Iara Ohara
Iara Ohara
1 mês atrás

Parabéns João , amei o seu trabalho!!!

1+
Alessandra Rossetto
Alessandra Rossetto
1 mês atrás

Estudos como esse proporcionam qualidade acadêmica para alunos e professores que unidos podem otimizar recursos para uma sala de aula mais inclusiva respeitando o ritmo de aprendizagem de um aluno com Dislexia. Parabéns pela coragem de trabalhar esse assunto.

1+
Ana Claudia Araujo
Ana Claudia Araujo
1 mês atrás

Parabéns, muito bom!

1+
Paula Massi
Paula Massi
1 mês atrás

João seu trabalho é de imensa relevância para os alunos e para os professores! Você é um menino muito corajoso e especial, fazendo de uma dificuldade uma escada para seu autoconhecimento e partilha com aqueles que desejam fazer uma educação significativa e respeitosa! Parabéns! Muita admiração por você!

2+
Paula Carvalho
Paula Carvalho
1 mês atrás

Parabéns, João!

2+
Kassima
Kassima
1 mês atrás

Muito bom…. Parabéns

3+
Cristiane Leite
Cristiane Leite
1 mês atrás

Parabéns, João! Excelente trabalho e apresentação!

3+
Elzo
Elzo
1 mês atrás

Excelente trabalho, sobre tema de muita relevância. Parabéns, João!

3+
Jaqueline Silveira
Jaqueline Silveira
1 mês atrás

Parabéns por trazer para o conhecimento e discussão um tema tão importante!

3+
Maria Eduarda
Maria Eduarda
1 mês atrás

Parabéns!! tá muito legal!

3+
PAULO HENRIQUE BARBARÁ
PAULO HENRIQUE BARBARÁ
1 mês atrás

Projeto com conteúdo relevante dentro da área de educação atual, importante levantar essa questão.

3+
Gabriela Dutra
Gabriela Dutra
1 mês atrás

Muito bom, parabéns!!

3+
Last edited 1 mês atrás by Gabriela Dutra
Pedro Yuichi
Pedro Yuichi
1 mês atrás

Muito bom João, seu projeto está espetacular, achei muito bom pra sociedade

3+
Last edited 1 mês atrás by Pedro Yuichi
cecília rezzadori
cecília rezzadori
1 mês atrás

Parabéns! projeto de extrema importância

2+
Marcos
Marcos
1 mês atrás

Que alegria ver seu crescimento e levando ao mundo o conhecimento e a informação! Parabéns JOÃO

0
Paulo sergio
Paulo sergio
1 mês atrás

Parabéns pelo excelente trabalho João.

0
Larissa
Larissa
1 mês atrás

Parabéns pelo trabalho, João!

0

Alunos

João Lucas Rodrigues Massi
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Maria Vitória Valoto

Instituição

Colégio Interativa de Londrina
  Londrina –  
  PR –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
32
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: