EnglishPortugueseSpanish

Revelando Identidades: A Autodeclaração Racial e a Construção da Autoimagem entre Estudantes da EMEF Castro Alves

Resumo do projeto

A pesquisa intitulada “Autodeclaração Racial entre Estudantes do Ensino Fundamental da EMEF Castro Alves: Percepções e Identidade” busca compreender as diferenças entre como as famílias identificam a raça dos alunos no momento da matrícula e como os próprios estudantes se percebem e se autodeclaram. Observou-se que, nos documentos da escola, 87% dos alunos foram registrados como brancos, mas, ao realizarmos a pesquisa diretamente com os alunos, esse número caiu para 58%. Por outro lado, a autodeclaração de alunos que se identificam como pardos aumentou de 7% para 31%, e os que se identificam como pretos subiram de 5% para 7%. Essas diferenças chamam a atenção para a dificuldade da identidade racial entre os jovens, especialmente no ambiente escolar, onde a autopercepção pode ser influenciada por diversos fatores, como o ambiente social, a educação recebida em casa e as dinâmicas raciais da sociedade. A pesquisa visa não apenas identificar as causas dessas diferenças, mas também promover uma maior conscientização entre os alunos sobre a importância de reconhecer e valorizar sua própria identidade racial. A metodologia adotada inclui a aplicação de questionários anônimos para os estudantes, cujos resultados serão comparados com os registros oficiais da escola. Além disso, o estudo utilizará como base teórica os trabalhos de Kabengele Munanga e Eliane Cavalleiro, que exploram a construção da identidade racial no Brasil e a importância de enfrentar o racismo desde cedo, principalmente no ambiente escolar. As conclusões esperadas da pesquisa enfatizam a necessidade de implementar atividades pedagógicas que não apenas valorizem a diversidade étnico-racial, mas também incentivem os estudantes a refletirem sobre sua identidade e se sentirem valorizados por quem são. Dessa forma, espera-se que a escola se torne um espaço mais inclusivo e consciente das diferentes realidades vividas pelos seus alunos.

Alunos

Kauani Vitória Da Rosa Cruz
Raquel de Almeida Beck
Vítor Lori Souza da Silva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Priscila Silvano Azeredo Velho

Instituição

EMEF CASTRO ALVES
São Leopoldo /
  São Leopoldo –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Henrique Hinterholz
João Henrique Hinterholz
4 dias atrás

Parabéns pelo trabalho, uma tema muito importante para continuarmos a evoluir como sociedade.

4+
Isaura
Isaura
4 dias atrás

Parabéns belo trabalho.

1+
Fernanda Gomes venites
Fernanda Gomes venites
4 dias atrás

Parabéns lindo trabalho!

1+
Édson Júnior
Édson Júnior
4 dias atrás

Parabéns pelo projeto!

1+
Last edited 4 dias atrás by Édson Júnior

Alunos

Kauani Vitória Da Rosa Cruz
Raquel de Almeida Beck
Vítor Lori Souza da Silva
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Priscila Silvano Azeredo Velho

Instituição

EMEF CASTRO ALVES
  São Leopoldo –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
4
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: