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Neuroaprendizagem na primeira infância e os impactos da pandemia no ensino remoto

Resumo do projeto

Os objetivos deste trabalho são o estudo da neuroaprendizagem em crianças na primeira infância. Além disso, pretende-se fazer uma análise de como a pandemia causada pelo coronavírus e, consequentemente, o ensino remoto irão afetar o processo de amadurecimento dessas crianças. A justificativa para o presente trabalho se baseia no fato de que crianças na fase da primeira infância são um dos grupos mais atingidos pelos impactos do ensino remoto, pois as habilidades ensinadas na escola estão sendo comprometidas por conta da pandemia. Dessa maneira, é de extrema importância o estudo das consequências do ensino à distância na vida desses jovens. A primeira infância, que vai de 0 a 6 anos de idade, é a fase de maior desenvolvimento cerebral na vida dos seres humanos, tornando os estímulos cognitivos e sociais experienciados nessa etapa muito significativos para o crescimento saudável da criança. Desse modo, a pandemia e o isolamento social podem causar consequências na vida dessas. Com o intuito do aprofundamento dos conhecimentos sobre as áreas estudadas foram feitas pesquisas bibliográficas, em artigos, sites e livros relacionados ao assunto. A bibliografia foi encontrada através da plataforma Google Acadêmico, sendo “Neuroaprendizagem” e “Primeira Infância” as palavras-chave. A segunda parte do desenvolvimento do trabalho foi feita de acordo com uma pesquisa de campo com pais e professores de alunos na faixa etária do estudo, com intuito de averiguar a percepção desses dois grupos a respeito da aprendizagem e comportamento das crianças durante o período de isolamento social. Além disso, também foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica da etapa da Educação Infantil do Colégio João Paulo I para ter-se uma visão geral dos efeitos da quarentena nos alunos de 0 a 6 anos. Segundo as entrevistas com pais e professores foi notada uma grande mudança no comportamento e no aprendizado das crianças em questões como falta de atenção, fácil irritabilidade, atrasos cognitivos e falta de autonomia. Ademais, na entrevista com a coordenadora pedagógica foi ressaltada a dificuldade das crianças aprenderem de uma maneira eficiente no ensino remoto, demandando uma grande adaptação por parte dos alunos, dos seus responsáveis e dos professores. Em virtude dos conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho, foi percebido que as consequências da pandemia na vida das crianças foram consideráveis, já que a interação social propiciada pelas escolas é muito importante para o amadurecimento dessas pessoas, não sendo presente no ensino remoto.

Alunos

Caroline Rieger dos Santos
Carolina Schlabendorff Zardo
Milene Vidal Aramburu

Orientadores

Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias

Instituição

Colégio João Paulo l – Unidade Sul
  RS –
  Brazil

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Rafael Coelho
Rafael Coelho
3 anos atrás

Que tema instigante! Parabéns as pesquisadoras!

1+
Fabio Vieira
Fabio Vieira
3 anos atrás

Parabéns a equipe de pesquisadoras. Assunto relevante e bem desenvolvido!

1+
José Luiz Santos
José Luiz Santos
3 anos atrás

Excelente análise! Merecia um artigo científico sobre o tema. Parabéns!

0
Luiza
Luiza
3 anos atrás

Muito legal!

1+
Violeta Ortega
Violeta Ortega
3 anos atrás

Parabéns! É maravilhoso ver nossa juventude tão inteirada e envolvida com um assunto tão relevante e atual. Nossos jovens são brilhantes!
Meus Parabéns a essas lindas Estudantes, seus pais e professores!
Deus abençoe a todos!

1+
Adriana Schlabendorff
Adriana Schlabendorff
3 anos atrás

Parabéns pela importante pesquisa. Excelente apresentação!!!! Realmente foi um período muito difícil e os efeitos de todo esse impacto serão sentidos por muito tempo.

0
Alexandre Ortega Gonzalez
Alexandre Ortega Gonzalez
3 anos atrás

Excelente exposição, e nos faz pensar sobre se é válido ou não o ensino a distância para crianças.

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