EnglishPortugueseSpanish

Ladder Now – Jogo educativo digital sobre a linguagem Ladder de programação de CLP

3º lugar

Resumo do projeto

A expansão digital que ocorre atualmente exige que propostas inovadoras sejam adotadas no âmbito pedagógico, e a tecnologia é uma ferramenta que impulsiona esse avanço para ocorrer de forma eficaz e criativa, favorecendo o alcance e a mobilidade do acesso universal à educação. O uso dos jogos na aprendizagem contribui para assimilação dos conteúdos, pois estimula o processo cognitivo, o uso do raciocínio lógico e a concentração, viabilizando o aprimoramento de habilidades como a imaginação, a autonomia, a resolução de problemas, o pensamento crítico, a resiliência, entre outros. A aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) enquadra-se na categoria de Jogos Sérios, que são os que não têm o entretenimento como objetivo principal, mas o utilizam para finalidades educativas. Fatores como o feedback instantâneo, o controle sobre suas ações e sequência correta de desafios servem de motivação para os jogadores. (DE CARVALHO, 2015). Além disso, os jogos apresentados na forma digital são uma opção viável, uma vez que 6 milhões de pessoas no mundo têm acesso a um telefone móvel (Unesco, 2020), e possuem uma alta taxa de aceitação por parte da sociedade no país, pois cerca de 75,5% dos brasileiros jogam algum jogo eletrônico (Pesquisa Game Brasil, 2020). A atual era tecnológica possui também um aspecto de automatização de processos na área da indústria, e o Controlador Lógico Programável, o CLP, é protagonista no controle desses equipamentos. Segundo Silva (2007), a linguagem ladder é a primeira que surgiu para programação do CLP, sendo a que mais facilita o uso por pessoas da área técnica, uma vez que é semelhante aos diagramas elétricos que guiam os projetos no contexto educacional e profissional. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso lúdico digital que auxiliará na compreensão da linguagem ladder de programação de CLP. O Ladder Now ocorrerá em 4 etapas: Na primeira etapa efetuamos um estudo bibliográfico sobre a atuação dos jogos no processo de ensino e aprendizagem. Na segunda etapa foi iniciado o desenvolvimento do jogo. Em sequência, será aplicado um questionário com estudantes e um questionário com professores da área técnica, ambos do curso de Eletrotécnica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, para verificar as dificuldades na compreensão da linguagem ladder e finalizaremos o desenvolvimento do jogo, definindo os conteúdos que serão abordados e analisando os recursos educativos similares que já existem. Na quarta e última etapa verificaremos a funcionalidade do jogo desenvolvido através de testes com alunos do curso de Eletrotécnica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Alunos

Helen D'Avila da Costa
Mielna Pellenz Toldo

Orientadores

Julio Cesar Volmann Machado
Fabiana de Oliveira Machado

Instituição

FEICIT – FEIRA INTERNA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raquel Vieira Sebastiani
Raquel Vieira Sebastiani
3 anos atrás

Parabéns! Espero que o projeto siga adiante. A revisão bibliográfica de vocês corrobora com o que sentimos na prática, a contribuição dos jogos didáticos no processo de aprendizagem.

1+

Alunos

Helen D'Avila da Costa
Mielna Pellenz Toldo

Orientadores

Julio Cesar Volmann Machado
Fabiana de Oliveira Machado

Instituição

FEICIT – FEIRA INTERNA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
1
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: