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Razão e paixões na moralidade em Hume – Fase II

2º lugar

Resumo do projeto

O tema da pesquisa são as condições de produção de um caráter virtuoso segundo a teoria da motivação do filósofo escocês David Hume. A pesquisa tem como área geral a Filosofia, a Ética como subárea, e seu objeto é a teoria moral de Hume. O objetivo principal é compreender como “razão” e “paixões” (emoções) se relacionam para promover, impedir ou dificultar a produção de um caráter virtuoso segundo a teoria humeana da motivação. Busca-se testar a hipótese de que a produção de um caráter virtuoso é condicionada pelo temperamento e pelo hábito. Se a hipótese humeana se mostrar correta, então agentes morais virtuosos precisam ter um temperamento favorável, uma razão cultivada pela educação, e uma educação que leve em conta a centralidade das emoções no desenvolvimento do caráter virtuoso. A pesquisa é fundamentalmente uma pesquisa bibliográfica em relação aos procedimentos e exploratória de acordo com seus objetivos. As etapas teóricas da pesquisa incluem leitura, contração, explicação e comentário das fontes primárias, e leitura, explicação e síntese das fontes secundárias. Serão utilizadas como fontes primárias o livro “Uma investigação sobre os princípios da moral” e seções selecionadas do “Tratado da natureza humana”, ambos de autoria de Hume. A metodologia propriamente filosófica a ser utilizada fundamenta-se na interpretação textual e na análise e interpretação de argumentos. A pesquisa parte da diferenciação das teorias filosóficas que respondem ao problema metafísico mente-corpo segundo suas implicações motivacionais à produção de ações, essa etapa oferece o suporte ontológico à compreensão de temas de Filosofia da Psicologia e da motivação humana. A partir disso, analisa-se a natureza das distinções morais segundo a teoria empirista das percepções da mente desenvolvida por Hume. Depois, passa-se à compreensão das funções da “razão” e das “paixões” na produção de ações. A etapa teórica seguinte consiste na análise das consequências éticas dos conceitos de “hábito”, “educação”, “caráter”, e “temperamento”, e, a partir disso, na compreensão das relações entre liberdade e mérito pessoal. Por fim, tenta-se identificar em que medida as condições para a produção de um caráter virtuoso dependem da natureza humana, da individualidade e de fatores socioculturais. Teoricamente, parte-se das seguintes hipóteses interpretativas: (i) o funcionamento da razão por si só não pode produzir ações, (ii) paixões motivacionais são necessárias à produção de ações, (iii) paixões motivacionais não estão sob o controle de uma vontade racional, (iv) o alcance prático das operações da razão depende da educação e do hábito, (v) a razão exerce uma função essencial ao surgimento das distinções morais, e (vi) a influência de nossas distinções morais dependem do temperamento individual. A principal consequência filosófica a ser obtida com a satisfação do objetivo principal desta pesquisa é a produção de elementos teóricos que permitam concluir se a ética humeana é ou não uma alternativa razoável a certos dilemas éticos contemporâneos. Entre esses dilemas éticos, a pesquisa foca na relação entre a concepção humeana da motivação e o tipo de relação ensino-aprendizagem que deve ser oferecido no Ensino Médio tendo em vista o desenvolvimento de estudantes virtuosos, nesse sentido, investigar-se-á a especificidade do componente curricular de Filosofia como mediador pedagógico do desenvolvimento das virtudes. Como resultados práticos, a pesquisa produzirá materiais de ampla divulgação, como artigos e seminários, e será inscrita em feiras científicas, criando assim oportunidades nas quais apresentará e discutirá seus resultados teóricos.

Alunos

Bruna de Souza Vanazzi

Orientadores

Franco Nero Antunes Soares

Instituição

Mostra Técnico-Científica – IF Campus Bento Gonçalves / RS
  RS –
  Brazil

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