EnglishPortugueseSpanish

Os estímulos psicológicos para jovens de 15 a 25 anos viciarem-se em bebidas alcoólicas

Resumo do projeto

As bebidas alcoólicas são drogas normalizadas dentro de nossa sociedade e, por isso, com os seus efeitos menosprezados. Não é incomum que o álcool seja introduzido na vida dos jovens pelas próprias famílias, através de rituais culturais e festas familiares, desconsiderando os malefícios e riscos potenciais da substância para a saúde física e mental de crianças e adolescentes, como a constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que o consumo de álcool está diretamente relacionado à maior causa de morte de adolescentes entre 15 e 19 anos. Visando contribuir para a prevenção do desenvolvimento de alcoolismo entre jovens de 15 a 25 anos e à luz dos preceitos da psicologia comportamental, formulamos nossa questão norteadora: “Quais são os estímulos psicológicos para jovens de 15 a 25 anos viciarem-se em bebidas alcoólicas?”. Realizamos uma pesquisa qualitativa que propôs o diálogo entre a literatura especializada no tema (história do consumo de álcool como um fato social-antropológico e psicologia comportamental) e , composta por , com base em artigos científicos e bibliográficos, focando na psicologia comportamental. Realizamos leituras de textos que tratam da psicologia comportamental e e entrevistamos profissionais da área de saúde especializados em dependência química (dois psicólogos e uma psiquiatra). Também buscamos junto ao Grupo Alcoólicos Anônimos reuniões que tivessem a participação de jovens dentro da faixa etária recortada em nossa pesquisa, mas todas as reuniões disponíveis contavam com participantes acima do escopo de nossa pesquisa, o que reforçou nossa conclusão de que são raros os casos de alcoolismo entre jovens entre 15 e 25 anos, sendo mais comum a dependência emocional do álcool para essa faixa etária, já que se trata de uma doença progressiva, desenvolvida ao longo do tempo de consumo abusivo, diante de predisposições genéticas e pela busca de alívio das dores emocionais. O alcoolismo tem forte co-relação com os estímulos psicológicos e sociais recebidos pelo sujeito, de natureza emocional, social e cultural, que atuam ora como estímulos aversivos, ora estímulos positivos e ora estímulos condicionados Palavras-chaves (Alcoolismo, jovens, psicologia comportamental)

Alunos

Penélope Stein Borges Santos
Maria Luiza Oliveira Canova

Orientadores

Mariana de Campos Pereira Giorgion

Instituição

Feira de Ciências do Colégio Giordano Bruno
  SP –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SILVIA R S FREITAS
SILVIA R S FREITAS
3 anos atrás

Excelente 👏

1+
Sheila
Sheila
3 anos atrás

Importante pesquisa.

1+
Cristiane Lima
Cristiane Lima
3 anos atrás

Muito boa apresentação. Existe um projeto sa Secretarua da Educação do Estado de SP, que tenta trabalhar o assunto com os alunos e pais

0
Sofia
Sofia
3 anos atrás

Excelente projeto, parabéns! Um tema pouco falado mas é importante falar sobre esse tema.

0

Alunos

Penélope Stein Borges Santos
Maria Luiza Oliveira Canova

Orientadores

Mariana de Campos Pereira Giorgion

Instituição

Feira de Ciências do Colégio Giordano Bruno
  SP –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
4
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: