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Microcrédito e o Empoderamento das Mulheres – Um Estudo de Caso no Nordeste do Brasil

Resumo do projeto

O microcrédito tem papel fundamental como ferramenta de inclusão financeira. Para muitos microempreendedores de comunidades carentes, ter acesso a microcrédito para ajudar a tocar o seu negócio pode significar uma das poucas oportunidades para sair da pobreza. O universo que pode ser atingido pelo microcrédito é, por sua vez, consideravelmente grande. No Brasil, estima-se que existam quase 50 milhões de microemprendedores, dos quais dois terços são mulheres. Consequentemente, a participação das mulheres no do microempreendedorismo é significativa e, por isso, o microcrédito tem um papel fundamental na redução da desigualdade de gênero. Este trabalho realiza dois tipos de entrevistas com microempreendedores homens e mulheres: uma qualitativa e outra quantitativa. O trabalho de pesquisa qualitativa se baseia em perguntas de características subjetivas para compreender melhor os desafios e as aspirações dos microempreendedores, principalmente com relação ao acesso a crédito. Por outro lado, a pesquisa quantitativa tem como objetivo analisar, com rigor estatístico, o impacto do microcrédito para mulheres microempreendedoras em comparação aos homens, a partir de dados reais coletados no Nordeste do Brasil. São coletados dados de microempreendedores que tiveram acesso ao crédito (grupo de tratamento) e daqueles que não tiveram seu crédito aprovado (grupo de controle), para que sejam comparados. A nossa análise é dividida em duas partes. Na Parte I, realizamos uma análise estatística descritiva, para organizar e interpretar os dados coletados. Na Parte II, utilizamos o método estatístico inferencial das Diferenças em Diferenças, para comparar os grupos de tratamento e de controle e validar se o acesso ao microcrédito efetivamente impacta o faturamento dos microempreendedores, sobretudo o das mulheres. Os resultados obtidos em nossas regressões multivariadas indicam que os negócios gerenciados por mulheres crescem mais do que os dos homens ao longo do tempo, depois de terem acesso a microcrédito. O crescimento anualizado do faturamento das mulheres é significativamente maior do que o dos homens. Estes resultados mostram a relevância do público feminino no cenário de microempreendedorismo e destacam a importância de que sejam criadas políticas de microcrédito com foco nas mulheres microempreendedoras. Palavras-chave: Empoderamento feminino, Empreendedorismo, Microcrédito.

Alunos

Aine Carolina Lima

Orientadores

Sandro Cabral

Instituição

Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC)
  SP –
  Brazil

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