A partir do simples ato de comer uma manga, nos perguntamos o que fazer com o seu caroço, aquele resíduo, que nunca tínhamos dado importância. Pesquisamos muito e observamos que utilizamos excessivamente plásticos descartáveis mas que nem sempre se tem um descarte adequado, gerando consequências nocivas ao meio ambiente. Por não serem biodegradáveis e pela difícil compactação, geram um grande volume de lixo, espalhando-se facilmente pelo meio ambiente. Para minimizar esse impacto ambiental, utilizamos um polímero natural, o caroço da manga, para a produção de um bioplástico que tem como vantagem a sua degradabilidade, ser obtido de fontes orgânicas e reaproveitáveis, em busca de soluções para as ODS 11, 12 e 14. Além disso, esse caroço não é aproveitado pela indústria, promovendo a extensão do tempo de vida deste resíduo e a diminuição dos impactos ambientais causados pelos polímeros artificiais. No processo de produção do bioplástico foram utilizadas diferentes proporções de fibra triturada (82,38% de seus grãos menores que 0,5 mm), glicerina, amido e água deionizada, à quente para a gelatinização do amido. Após a secagem, placas foram obtidas por prensagem a quente utilizando prensa hidráulica. Conseguimos moldá-lo, por se tratar de um termoplástico e, com camadas, formamos um pote, para possível aplicação em nosso cotidiano. Portanto, obtivemos 4 tratamentos, que foram submetidos a testes de resistência à temperatura, biodegradabilidade, absorção de água e densidade para avaliação de suas propriedades. Em relação aos resultados, no teste de densidade, o Tratamento 1 apresentou densidade de 2,15 g/mL(desvio padrão de 0,01), o Tratamento 2: 2,37 g/mL(dp de 0,02), o Tratamento 3: 2,45 g/mL(dp de 0,01) e o Tratamento 4: 2,93 g/mL(dp de 0,01). No teste de absorção de água, colocamos as amostras em potes com água por uma semana e ao final deste período o Tratamento 1 absorveu 26,4% de água(dp de 7), o Tratamento 2: 25,14%(dp de 8), o Tratamento 3: 18,17%(dp de 10) e o Tratamento 4: 14,54%(dp de 6). No teste de biodegradabilidade as amostras foram enterradas por três semanas e após tiradas, todas sofreram biodegradação, com 100% da massa decomposta. No teste de resistência à temperatura, as amostras queimaram e ficaram quebradiças em 180°C. E, futuramente, serão feitos testes para definir, especificamente, que tipos de alimentos podem ser armazenados no potinho. Realizando o projeto, conseguimos produzir protótipos de um bioplástico feito da fibra do caroço da manga para tentar minimizar os problemas causados no meio ambiente pelos plásticos convencionais e, temos como propósito, utilizá-lo para embalagens de fast food, já que esses são descartados após seu uso, gerando uma grande quantidade de lixo. Além disso, através desta pesquisa, da criação de uma página no Instagram, buscamos promover o consumo responsável dos plásticos entre a comunidade, fomentando um ambiente mais sustentável.
Palavras-chave: Caroço da manga. Conscientização. Fonte renovável. Polímeros naturais. Sustentabilidade.
Projeto maravilhoso!! Ver a possibilidade de embalagens que vão se decompor com mais facilidade é o que precisamos urgente, a vida no planeta agradece!!!
Trabalho lindo! Podemos sentir a dedicação e amor que as envolvidas tem pelo projeto. Parabéns a todas as mulheres ❤️
Parabéns pelo projeto. É de suma importância que novas tecnologias voltadas ao meio ambiente sejam desenvolvidas, principalmente as que visam fontes renováveis e diminuir o consumo de derivados do petróleo.
Ótima ideia! ♥
Projeto incrível! Parabéns 👏👏👏
lindas! que projeto maravilhoso 💚
Parabéns gurias!
Projeto sensacional! precisamos preservar o meio ambiente para termos mais vida com qualidade em nosso planeta! Espero que haja financiamento para ideias como essa.
Que trabalho fantástico! Muito bem elaborado e explicado 🙌🏻💚
Parabéns pelo Projeto. Que orgulho de ver mulheres tão jovens comprometidas com a pesquisa. Lindo projeto.
Excelente projeto! Nosso meio ambiente agradece! Parabéns pela linda dedicação de todos envolvidos!
Projeto incrível! Muito lindo ver a dedicação das meninas nesse projeto e a nova alternativa de embalagem que elas trouxeram.
Tema importantíssimo, parabéns pelo projeto grandioso!
Parabéns pelo trabalho!! Sucesso:))
Parabéns pelo projeto!