EnglishPortugueseSpanish

Era uma vez… “A evolução do empoderamento nas princesas da Disney”.

Resumo do projeto

Os contos de fadas são clássicos da literatura infantil e as princesas da Disney sempre fizeram parte do imaginário das crianças e são referência de beleza e comportamento em uma fase de formação da identidade social. Com o tempo a figura feminina das narrativas sofreu profundas transformações, passando de donzelas indefesas e prendadas para protagonistas independentes e aventureiras, e o amor romântico deixou de ser o tema central da história, e os filmes passaram a retratar conflitos próximos ao real. Este estudo tem por objetivos: analisar o estereotipo das princesas da Disney desde as primeiras histórias até as produções atuais, identificar fatores influenciadores das mudanças das protagonistas ao longo dos anos e discutir sobre a importância do empoderamento das princesas para as meninas da nova geração. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva e informativa, realizada através da revisão sistemática em livros, filmes e sites de revistas eletrônicas. As princesas foram representadas por 13 produções: começando pela Branca de Neve e terminando com Moana. De acordo com as características físicas e comportamentais de cada princesa da Disney e a década em que foram criadas, elas foram classificadas em três grupos: Clássicas(1937-1959) – Branca de Neve, Cinderela e Aurora, Rebeldes(1989-1998) – Ariel, Jasmine, Bela, Mulan, Pocahontas e Contemporâneas (a partir de 2009) -Tiana, Merida, Anna, Elsa e Moana. Os resultados da pesquisa apontam uma ruptura do padrão típico da beleza e comportamental, as princesas inicialmente eram frágeis, lindas e gentis, e transformaram-se em garotas de etnias diferentes e donas do seu destino, mas ainda se reforça muito nos filmes: a juventude e a magreza.As narrativas refletiram os acontecimentos históricos da sociedade, cada princesa representava o ideal de mulher de sua época, e as mudanças ocorridas foram influenciadas pelos movimentos feministas que aconteceram ao longo do tempo. Foi possível demonstrar que o impacto da falta de representatividade nos filmes infantis é negativo na forma como as meninas enxergam o mundo, podendo influenciar na sua autoestima. A Disney adaptou-se as transformações ocorridas do século XX para o XXI para se aproximar da realidade atual da mulher. O cinema tem função de divertir, mas também propaga padrão formador de opinião, principalmente quando são voltadas para o público infantil, sendo importante que as meninas reflitam de maneira crítica sobre essas mudanças, e cresçam fortes e conscientes dos seus direitos para uma sociedade mais justa e igualitária.

Alunos

Julia DI Tomaso Braga Pereira
Isadora Damasceno Leão

Orientadores

Érica Baia Miranda

Instituição

CIÊNCIA JOVEM
  PA –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Julia DI Tomaso Braga Pereira
Isadora Damasceno Leão

Orientadores

Érica Baia Miranda

Instituição

CIÊNCIA JOVEM
  PA –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: