Problema
Leonardo da Vinci foi somente o pintor da Monalisa?
Justificativa
Leonardo da Vinci foi uma pessoa à frente do seu tempo. Levantando pesquisas e conceitos inimagináveis na época. Até hoje, nos surpreendemos com suas criações, que despertam a curiosidade e estimulam pesquisas e experiências. Através desses estudos, podemos trabalhar e criar, despertando sentimentos, estruturando a capacidade criadora, o raciocínio, a imaginação, a percepção, o domínio social, cognitivo e motor.
Objetivos
Pesquisar as diversas facetas de Leonardo da Vinci,
Conhecer suas principais contribuições nas Artes, Ciências, Botânica e Matemática,
Experimentar a partir dos conhecimentos adquiridos,
A pintura em tela “Monalisa” é uma das obras mais conhecidas e prestigiadas do mundo. Essa obra que já tem mais de 500 anos foi feita pelo pintor, desenhista, engenheiro, inventor, arquiteto, músico, matemático, geólogo, botânico, escritor e anatomista chamado Leonardo da Vinci no período denominado Renascimento.
O sucesso dessa obra, deve-se ao fato de ela ter sido a primeira obra de arte a retratar uma paisagem em perspectiva com precisão.
Perspectiva é uma técnica que usa a ilusão de ótica e dá uma ideia de profundidade ao desenho. Na obra “Monalisa” conseguimos visualizar no cenário ao fundo uma sacada, e atrás dela conseguimos ver uma paisagem que vai ficando menor e mais apagada conforme nos parece mais longe.
No decorrer do nosso projeto, experimentamos algumas técnicas de desenho em perspectiva e conseguimos vivenciar e visualizar na prática o uso de pontos de fuga no desenho.
Segundo Fritjof Capra, em sua obra, “A Alma de Leonardo Da Vinci”:
A curiosidade de Leonardo no estudo das plantas o levou a questionar processos sobre o seu desenvolvimento e a empreender estudos avançados que séculos depois foram reconhecidos como precursores nos dois principais ramos atuais da botânica, a morfologia e a fisiologia vegetal. (CAPRA, 2012)
Nos estudos de morfologia, Da Vinci se deteve nos padrões de crescimento e ramificação de flores e árvores Da Vinci apud Capra diz que: “uma folha sempre volta seu lado de cima para o céu, para melhor receber, em toda a sua superfície, o orvalho que cai delicadamente da atmosfera, e essas folhas são distribuídas de forma alternada, para que o ar e o Sol possam penetrar entre elas.”
E sua mente perspicaz sempre buscava aspectos equivalentes nos fenômenos naturais que auxiliassem a compreender o padrão existente nas formas vivas, segundo Capra apud Da Vinci: “Todos os galhos das árvores em todo o estágio de sua altura, são iguais à espessura de seu tronco. Todas as ramificações das águas em todo o estágio de seu curso, sendo de igual movimento, são iguais ao tamanho de seu regato-mãe.”
Empiricamente, saímos ao pátio para realizar a observação e desenho das plantas presentes no jardim da escola e nesse momento, vivenciamos momentos parecidos com os de Da Vinci. Além disso, passamos a observar e reconhecer os detalhes, as cores, as semelhanças e as diferenças entre as espécies.
Da Vinci também foi um inventor, e naquela época ele criou e desenhou projetos de equipamentos que conhecemos hoje, como a asa delta, o helicóptero e o paraquedas.
As anotações que Leonardo deixou sobre os paraquedas são breves. O rabisco de uma estrutura triangular, uma figura humana dependurada e o texto: “Se um homem tiver uma estrutura coberta de tecido com 12 braças de largura e 12 de altura, poderá atirar se de qualquer altura sem se ferir”.
Nesta altura da pesquisa, produzimos paraquedas de brinquedos a partir de materiais recicláveis e testamos no pátio da escola sua funcionalidade.
Além disso, Leonardo da Vinci estão os estudos das formas geométricas, especialmente dos sólidos geométricos. Os polígonos também trazem princípios de simetria. E a partir dos desenhos de Da Vinci, criamos em sala de aula esculturas geométricas, usando como base palito de dente e massinha de modelar.