EnglishPortugueseSpanish

MUITO ALÉM DE UM COCHILO: A CORRELAÇÃO ENTRE SONO SAUDÁVEL E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES NO IFMS-CORUMBÁ

Resumo do projeto

O sono é importante para que nossas energias sejam revigoradas, mas até que ponto ele influencia em nossas relações acadêmicas? A presente pesquisa busca investigar esta relação ao estudar se, e em caso afirmativo o quanto, o desempenho acadêmico é influenciado pelos hábitos de sono dos estudantes e os horários em que as disciplinas são ministradas. O trabalho desenvolvido tem natureza qualitativa e quantitativa, com coletas de dados sobre hábitos por meio de questionários e análise de desempenho acadêmico através de diários de classe, os quais contêm notas e frequências dos estudantes. Nosso estudo foi realizado no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Câmpus Corumbá e envolveu estudantes do ensino médio técnico das áreas de Informática e Metalurgia. A análise dos hábitos de sono permitiu traçar o perfil de sono dos alunos, mostrando que em geral eles dormem a quantidade de horas considerada adequada, porém relatam cansaço e mudança de hábitos de sono nos finais de semana. A particularidade do momento em que realizamos nossa pesquisa – ou seja, durante a vigência do ensino remoto – nos possibilitou comparar os hábitos de sono pré e durante a pandemia. Dessa comparação, concluímos que a principal diferença é o horário de descanso dos estudantes, se antes a maioria dormia antes da meia noite, no momento da pandemia esse horário se deslocou para entre 5h e 8h da manhã, enquanto a quantidade de horas dormidas diariamente aumentou. Já a análise do desempenho médio dos estudantes através dos diários de classe de todas as disciplinas entre 2017 e 2019 trouxe alguns resultados paralelos interessantes, como a influência do número de alunos por turma, sendo o ideal entre vinte e trinta estudantes, a não dependência com o turno (matutino e vespertino) e a importância da frequência para o bom desempenho. Também ficou evidente que o curso escolhido e a chamada de entrada são fatores decisivos para o desempenho médio dos estudantes, porém a causa desse efeito ainda não é clara, sendo as duas hipóteses levantadas o corte na prova de seleção ou uma influência da expectativa do professor sobre as turmas, que seria mais baixa para os cursos menos concorridos e de segunda chamada. Outro fator importante foi a melhora no desempenho geral de todos os estudantes nos últimos três semestre, o que pode estar associada à mudança para a nova sede e melhora da infraestrutura. Por fim, no tocante ao horário das disciplinas, observamos que ele tem pouca influência para a maioria das áreas. Porém, nas disciplinas de Exatas (onde os alunos têm mais dificuldade), o desempenho médio é sistematicamente inferior se elas forem ministradas nas primeiras horas da manhã. Isso é um indicativo de que o horário pode sim influenciar no desempenho dos estudantes, o que pode estar relacionado ao seu estado de atenção e merece maior análise. Assim, nossa principal perspectiva é aumentar a pesquisa para outros Campus, assim seria possível observar se esses fenômenos descritos acontecem em outros lugares.

Alunos

Gabriel Meireles Dias Narciso
Ana Clara Bastos Moraes
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Ana Cecilia Soja

Instituição

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá
Corumbá /
  Corumbá –  
  MS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patrícia Freitas
Patrícia Freitas
2 anos atrás

Muito bom, parabéns!!!

0

Alunos

Gabriel Meireles Dias Narciso
Ana Clara Bastos Moraes
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Ana Cecilia Soja

Instituição

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Corumbá
  Corumbá –  
  MS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
1
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: