EnglishPortugueseSpanish

A Importância de Práticas Escolares Voltadas à Vida do Estudante

Resumo do projeto

O ensino tradicional presente nas escolas brasileiras traz em seu currículo escolar conhecimentos historicamente já comuns de serem apresentados, como matemática, português, história, etc. E acaba não se aprofundando em competências importantes para o dia a dia, como saúde mental, educação financeira e inteligência emocional, por exemplo. Além disso, o método de ensino presente nelas baseia-se em um sistema que transmite o conhecimento de tal forma que o aluno apenas memoriza temporariamente para depois esquecer com facilidade. Desta forma, o aluno se forma do ensino básico sem as competências necessárias para a vida adulta, e como consequência tendo dificuldades que atingem áreas como a inserção no mundo do trabalho, exercício da cidadania e até problemas do dia a dia. Diante disso é perceptível a importância de um novo ensino nas escolas que acompanhe a sociedade atual, de forma que torne o estudante um cidadão preparado para a vida adulta. Logo, analisando esta situação, se teve como objetivo expor a importância dos conceitos relacionados à vida do aluno serem implementados nas escolas brasileiras, de tal forma de que primeiramente foram realizadas pesquisas bibliográficas para obtenção do conhecimento teórico sobre o tema, as quais tiveram como base principalmente artigos acadêmicos retirados da internet. Após isso teve início a coleta de dados, na qual foram utilizados como instrumento de coleta entrevistas com profissionais de diferentes áreas relacionadas à pesquisa, e também um questionário que teve como população estudantes brasileiros e como amostra estudantes do Rio Grande do Sul. Observando-se as respostas obtidas do questionário pôde-se perceber que grande parte dos estudantes acreditam que o ensino em suas escolas poderia melhorar, visto que os mesmos declararam que não sentem interesse nas aulas e que isso afeta seu desempenho, que a escola não se preocupa com a saúde mental deles, e que até mesmo os que possuem conteúdos do Novo Ensino Médio acham que poderia ser melhor. Acerca dos dados obtidos pelas entrevistas, foi possível reafirmar a importância dos tópicos dos quais cada entrevista tinha relação com. Desta forma, após a análise dos dados obtidos e a comparação destes com as pesquisas bibliográficas previamente realizadas, foi possível inferir que os conceitos propostos no estudo são necessários para a vida do estudante, pois sem os mesmos o aluno passaria por dificuldades no seu dia a dia. Além disso, percebeu-se que as escolas brasileiras iniciaram a implementação de conteúdos como estes por meio do Novo Ensino Médio mas a mesma não está ocorrendo apropriadamente, ocorrendo problemas principalmente na rede pública. Desta forma, concluímos que os assuntos propostos no estudo possuem grande importância para a vida do estudante, assim como diversas escolas ainda necessitam implementar eles, visto que a escola tem como objetivo preparar o estudante para sua vida vivendo em sociedade, fazendo com que seja necessário que ela acompanhe as mudanças exponenciais que a sociedade vem sofrendo nos últimos tempos. Palavras-Chave: Educação. Cotidiano. Estudante. Ensino. Importância.

Alunos

Beatriz Morales de Carvalho
Gabrielle Feld
Yasmim Camargo Thomé

Orientadores

Graziele Taís Kotzal Ribeiro

Instituição

Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus
Sapiranga /
  Sapiranga –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Helena
Helena
1 ano atrás

O projeto é relevante por apresentar proposta de ampliação das áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento pessoal, social, intelectual e profissional de estudantes. Parabéns!!

8+
Dani
Dani
1 ano atrás

Resumo perfeito, ótimas colocações, proposta muito boa. Parabéns meninas!

6+
Rômulo
Rômulo
1 ano atrás

Excelente proposta! Alinhada com as necessidades e anseios dos alunos, buscando uma formação integral. Parabéns!

6+
Valentina
Valentina
1 ano atrás

Muito bom projeto, fala exatamente sobre aquilo que nós alunos procuramos!!

0

Alunos

Beatriz Morales de Carvalho
Gabrielle Feld
Yasmim Camargo Thomé

Orientadores

Graziele Taís Kotzal Ribeiro

Instituição

Escola Luterana de Ensino Médio São Mateus
  Sapiranga –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
4
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: