EnglishPortugueseSpanish

Lá vem ela…Será a matemática um bicho de 7 cabeças?

Resumo do projeto

O presente projeto intitulado “Lá vem ela… Será a matemática um bicho de 7 cabeças?” de autoria dos alunos Carlos Eduardo Kroetz e Murilo Hartleben Lorentz, do oitavo ano, da EMEF Prefeito João Darcy Rheinheimer, localizada em Igrejinha, no Rio Grande do Sul, tem como objeto de pesquisa a aprendizagem de matemática. A pesquisa partiu do problema que visa verificar quais os fatores que interferem e dificultam a aprendizagem de matemática apontada pelos alunos das turmas 181 e 182 da escola, no ano de 2022. A metodologia do professor, a dedicação dos alunos e as ferramentas pedagógicas foram hipóteses testadas na pesquisa. O objetivo do projeto é identificar os fatores que interferem na aprendizagem de matemática a partir do ponto de vista dos alunos. Essa pesquisa se justifica pelas dificuldades na aprendizagem de matemática apresentadas pelas turmas, inseridas no estigma que a matemática é um “bicho de 7 cabeças”, portanto, aprender é muito difícil. O projeto está inserido na metodologia de pesquisa-ação, pois parte de uma autorreflexão do objeto de pesquisa, que é a dificuldade que os alunos apresentam nas aulas, nos resultados das avaliações internas realizadas na escola e externas de sondagem da mantenedora a nível municipal relacionadas à problemática, assim como, os comentários entre os estudantes que demonstram o estigma em relação à matemática. A metodologia de pesquisa ação parte um diagnóstico para pensar e executar ações de forma colaborativa com os inseridos no contexto em que o problema foi verificado. A abordagem se deu através da coleta de dados por meio de questionários, respondidos pelos alunos das turmas 181 e 182, professores que atuam com matemática na escola e acadêmicos de licenciatura em matemática, com questões fechadas e descritas graficamente e questões descritivas dentro da abordagem qualitativa. Dados obtidos nas avaliações externas, aplicadas nas duas turmas, nos anos de 2021 e 2022, configuram ponto de partida, assim como, suporte para comparação e cruzamento com os frutos obtidos através de pesquisa direta realizada com os alunos. A pesquisa está em andamento, mas dados preliminares apontam que a dedicação dos alunos e o vínculo aluno-professor interferem diretamente na aprendizagem da matemática. Pretende-se nas próximas etapas do projeto divulgar na escola, na secretaria de educação e em instituição de ensino superior o cruzamento de dados das avaliações externas aplicadas aos alunos e as percepções dos estudantes sobre os fatores que interferem na aprendizagem de matemática como estratégia de aproximar gestores, acadêmicos de licenciatura em Matemática e alunos na busca de ações colaborativas para atuação em projeto futuro.

Alunos

Carlos Eduardo Kroetz
MURILO HARTLEBEN LORENTZ
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

JULIANA SOARES DA SILVA MUNDSTOCK

Instituição

Escola Municipal Prefeito João Darcy Rheinheimer
Igrejinha /
  Igrejinha –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maira
Maira
2 anos atrás

Parabéns! Tema de muita relevância.

4+
Deise
Deise
2 anos atrás

Projeto muito bem elaborado e apresentado. Parabéns aos envolvidos.

5+
Adriane Thais Schirmer dos Santos
Adriane Thais Schirmer dos Santos
2 anos atrás

Parabéns um trabalho excelente muito bem elaborado tema de muita relevância!

2+
Deivid Machado
Deivid Machado
2 anos atrás

Tema e desenvoltura do grupo incrivel

2+
Jaqueline Ramos
Jaqueline Ramos
2 anos atrás

Muito bom o projeto … esclarecedor

1+
Márcia Justin
Márcia Justin
2 anos atrás

Parabéns meninos , sorte e sucesso

1+
Last edited 2 anos atrás by Márcia Justin
ZILA REGINA KOLLING
ZILA REGINA KOLLING
2 anos atrás

Projeto que enfoca uma grande necessidade da educação. Saber quais razões levam os alunos a não aprenderem matemática, a partir do 6° ano, dado que nos anos iniciais as crianças conseguem gostar de matemática e aprendê-la.

2+
Sheila Bastos
Sheila Bastos
2 anos atrás

Parabéns meninos 👏 super esclarecedor.

2+
Janete Inês Rabuske
Janete Inês Rabuske
2 anos atrás

Parabéns meninos e professora Juliana😍

3+
Caroline Argenta
Caroline Argenta
2 anos atrás

Parabens pelo projeto.

1+
Leandro
Leandro
2 anos atrás

👏👏👏👏👏👏

2+
Marissane Foscarini
Marissane Foscarini
2 anos atrás

Excelente projeto

1+
Janete Sander Costa
Janete Sander Costa
2 anos atrás

Parabéns pelo projeto, extremamente criativo e importante para o aprendizado útil da matemática.

0
Adri
Adri
2 anos atrás

Show, parabéns!!!!

0
Pedro
Pedro
2 anos atrás

Votei pq os apresentadores são duas gostozas

0
DALVA Inês de Souza
DALVA Inês de Souza
2 anos atrás

Muito bom. Adorei. Usaram bem o método científico. Parabéns

0
Belkiss
Belkiss
2 anos atrás

Parabéns. Sucesso sempre. Bj

0
Mateus
Mateus
2 anos atrás

Sucesso!!!

0
Thiago
Thiago
2 anos atrás

Parabéns gurizada!

0
Eduarda Vieira
Eduarda Vieira
2 anos atrás

Parabéns meninos! Ótimo assunto…

0
Carolina Wallauer
Carolina Wallauer
2 anos atrás

Parabéns! Excelente trabalho!

0
Carla Luiza Buske Biazus
Carla Luiza Buske Biazus
2 anos atrás

Projeto muito interessante !

1+
Fernanda carnetti
Fernanda carnetti
2 anos atrás

Parabéns, trabalho bem apresentado, meninos souberam responder todas as perguntas quando questionados.

1+

Alunos

Carlos Eduardo Kroetz
MURILO HARTLEBEN LORENTZ
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

JULIANA SOARES DA SILVA MUNDSTOCK

Instituição

Escola Municipal Prefeito João Darcy Rheinheimer
  Igrejinha –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
23
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: