EnglishPortugueseSpanish

Publicidade e Propaganda: Comercialização dos Valores Sociais

Resumo do projeto

Neste trabalho, tem-se como propósito analisar técnicas mercadológicas utilizadas por empresas de marketing e propaganda que se apoiam claramente em valores sociais a fim de promover um produto associando-o geralmente a discursos “politicamente corretos”. Atualmente denomina-se Greenwashing e Bluewashing, respectivamente, o uso das pautas ambiental e social na promoção de bens e serviços. O público-alvo dessas propagandas se mostra alheio aos meios de persuasão mercadológicos, como indica o estudo de Andreoli e Nogueira (2021), Falsos discursos mercadológicos: Greenwashing X Bluewashing. A razão do desenvolvimento deste trabalho deve-se à atenção das autoras às problemáticas das causas sociais e ambientais e à análise de estudos sobre a influência dessas técnicas de marketing. Os objetivos desta pesquisa são: identificar as forças motoras do Bluewashing, do Greenwashing e de outras técnicas mercadológicas utilizadas pelas grandes empresas, e os fatores que levam o consumidor a se deixar levar por esses discursos midiáticos, mesmo quando falaciosos e analisar a política por trás do uso de lutas e valores sociais como estratégia de publicidade. A metodologia utilizada é de cunho quali-quantitativo e descritivo, composta por uma pesquisa bibliográfica, para compreender os seguintes aspectos da publicidade: (i) o histórico das propagandas publicitárias na sociedade; (ii) as falácias midiáticas e seus fundamentos; (iii) a formação do senso crítico e abdicação dele na sociedade de consumo. Além disso, um estudo de caso será feito a partir da análise de propagandas situadas no contexto de Greenwashing e Bluewashing. Ademais, para elucidar essa questão, um formulário será elaborado a fim de registar a percepção dos consumidores sobre esse tipo de propaganda. E, ainda, com o intuito de obter a percepção de publicitários sobre os artifícios do marketing em estudo, foram realizadas entrevistas com profissionais da área de Publicidade e Propaganda.

Alunos

Nailê Cardoso Melo
Clara Trevisan Armelin
Eduarda Nascimento de Araujo

Orientadores

Elisabete Rambo Braga

Instituição

Colégio Farroupilha
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Ferreira de Paiva
Gabriel Ferreira de Paiva
11 meses atrás

Pautas sociais/ambientais tem se tornado cada vez mais relevantes no mundo (crise climática). Essa prática empresarial é extremamente predatória e nociva para a sociedade como um todo, apenas atrapalhando os movimentos. Diria ser um trabalho bem necessário/importante.

1+
Wagner Walter Lehmann
Wagner Walter Lehmann
11 meses atrás

É uma pauta bem atual. Uma boa abordagem, podendo a pesquisa ser oferecida para as empresas. Sucesso!

0
Angélica cardozo
Angélica cardozo
11 meses atrás

❤️

0
Carlos Flores
Carlos Flores
11 meses atrás

Trata-se de um Trabalho Científico maduro feito por jovens. O tema é extremamente relevante. Parabéns às autoras!

0
Simone Machado Kuhn de Oliveira
Simone Machado Kuhn de Oliveira
11 meses atrás

Pauta de extrema relevância. Parabéns!

0
Angela Cristina Valentini Schiochetti
Angela Cristina Valentini Schiochetti
11 meses atrás

O olhar atento das pesquisadoras para a sociedade do consumo faz esta pesquisa ser de extrema relevância.

0
Marcia Brandão
Marcia Brandão
11 meses atrás

As pautas sociais são cada vez mais necessárias para o entendimento da comunidade. Precisamos divulgar e proporcionar a informação e benefícios das técnicas Blue e do Greenwashing. Vocês estão plantando e irão colher grandes frutos. Parabéns aos envolvidos e em especial a professora orientadora.

0

Alunos

Nailê Cardoso Melo
Clara Trevisan Armelin
Eduarda Nascimento de Araujo

Orientadores

Elisabete Rambo Braga

Instituição

Colégio Farroupilha
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
7
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: