EnglishPortugueseSpanish

Criação de um laminário para as práticas de ensino

Resumo do projeto

no processo de aprendizagem dos estudantes, favorecendo na formação de seu conhecimento. Em aulas que envolvam o estudo de estruturas celulares, é, geralmente, feita a associação entre os componentes teóricos e práticos, sendo este último realizado pela observação de tecidos em microscópio óptico. Sendo assim, o projeto teve como objetivo a criação de um laminário histológico, que, através de ações em escolas parceiras (Escola Rosa Elsa Mertins e Colégio Municipal Theóphilo Sauer, Taquara/RS), alunos da educação básica, puderam ter um maior contato com a microscopia óptica e suas inúmeras possibilidades de visualizar diferentes estruturas celulares. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas “Mostras de Biologia” que se caracterizava em circuitos no laboratório de ciências de cada escola, com foco no conhecimento científico a nível macroscópico para depois conhecer a mesma estrutura a nível microscópico. No total foram realizadas 3 ações. Ao término de cada ação foi aplicado um questionário referente ao uso da microscopia para os alunos do 4º e 9º ano do ensino fundamental, de ambas as escolas a fim de averiguar o interesse dos estudantes quanto às aulas envolvendo microscopia óptica. O questionário consistia nas seguintes perguntas de resposta direta: I) você gostaria de realizar aulas práticas referente aos conteúdos vistos em sala de aula (ciências)? II) Você acha importante para o aprendizado, a realização de aulas práticas e vivências dentro de um laboratório? III) Você gostaria de ter aulas práticas com o microscópio óptico? Após análise dos resultados se observou que 96,7% dos alunos do 4º ano (n=31) e 86,6% (n=45) dos alunos do 9º ano gostariam de ter aulas práticas referentes aos conteúdos vistos em sala de aula. Ao serem questionados se as aulas práticas e vivências dentro de um laboratório seriam importantes para o seu aprendizado, constatou-se que 97,7% dos alunos do 4º ano e 86,6% dos alunos do 9º ano responderam que sim. Além disso,97,7% dos alunos do 4º e 9º ano responderam que gostariam de ter aulas práticas com microscópio óptico.Quando analisados apenas os dados dos alunos do 9º ano,na escola que possui um laboratório de ciências estruturado 100% dos alunos (n=21) gostariam de ter aulas práticas e acham importante esse tipo de vivência para melhorar o aprendizado. Por outro lado, na escola que não possui um laboratório de ciências, 25% (n= 24) dos alunos não souberam responder se as aulas práticas poderiam melhorar o seu aprendizado enquanto que 75% (n=24) responderam que gostariam de ter aulas práticas e acham importante esse tipo de vivência. Um outro dado interessante é que na escola sem laboratório, 30% (n=13) dos estudantes não gostariam de ter aulas práticas, mas que seria importante para melhorar o seu aprendizado. Uma possibilidade para a diferença nas respostas pode estar atrelado a diferença socioeconômica dos estudantes, efeitos da pandemia e a diferença de infraestrutura disponibilizada, como por exemplo, um laboratório de ciências. Palavras-chave: Ciência; Microscópio; Educação.

Alunos

Pedro Vieira Krummenauer
Mariana Herrmann
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Gabriela dos Santos Sant'Anna

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rolante
Rolante /
  Rolante –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Pedro Vieira Krummenauer
Mariana Herrmann
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Gabriela dos Santos Sant'Anna

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rolante
  Rolante –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: