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Os Movimentos dos Jogos Eletrônicos

Resumo do projeto

A tecnologia ganha cada vez mais espaço nos ambientes de estudo em virtude de seus diferentes recursos e possibilidades. Por isso, é importante analisá-la e utilizá-la na escola. Os Jogos Eletrônicos, por exemplo, chamam a atenção e despertam o interesse principalmente de crianças e adolescentes. O que muitos não sabem, é que eles estão inseridos dentro do Componente Curricular de Educação Física, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, este projeto pretende, a partir de uma temática intimamente relacionada com o público adolescente, estudar, pesquisar e investigar possibilidades de aliar os Jogos Eletrônicos com o movimento, sCategoria EJA ele físico ou mental. Os objetivos do projeto são: potencializar a prática e conhecimentos sobre Jogos Eletrônicos e possibilitar a inclusão desse recurso no ambiente escolar; conhecer a história, conceitos e características dos Jogos Eletrônicos; vivenciar experiências práticas explorando movimentos através dos jogos; criar e praticar Jogos Eletrônicos refletindo sobre o uso deles e suas influências na sociedade. Trata-se de um projeto ainda em andamento, onde nas primeiras atividades realizadas, durante conversas com os estudantes sobre a temática, surgiu um problema: como podemos utilizar os recursos tecnológicos, em especial os Jogos Eletrônicos, para promover e mobilizar aspectos positivos na nossa vida? O projeto está sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova, abrangendo cerca de 75 estudantes. As atividades são realizadas em sala de aula, no laboratório de informática e no auditório da escola. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolve a criticidade, o diálogo, a observação, a prática e a reflexão, buscando transformar uma realidade e reconstruir algumas perspectivas. Dentre as atividades já realizadas estão pesquisas sobre características, história e conceitos dos Jogos Eletrônicos, conversas e debates sobre as influências dos Jogos Eletrônicos no cotidiano e a relação entre tecnologia e saúde, prática de diferentes tipos de Jogos Eletrônicos, estudo sobre diferentes gêneros de Jogos Eletrônicos e criação de jogos do gênero educativo. Até o final do ano, pretende-se também promover a experimentação dos Jogos Eletrônicos criados por outros estudantes da escola, estudar a utilização de um site e desenvolver Jogos Eletrônicos mais complexos e “gameficar” uma Corrida de Orientação através da utilização de QR Codes que guiarão os estudantes. Ao final de cada atividade executada, realiza-se uma conversa com os estudantes com o objetivo de verificar e definir novas possibilidades. Durante as atividades do projeto, foi nítido o envolvimento e engajamento dos estudantes para com as propostas, mostrando a potencialidade da abordagem de temáticas diretamente relacionadas com o cotidiano dos estudantes. Espera-se, ainda, conscientizar os estudantes sobre o uso dos Jogos Eletrônicos e evidenciar as múltiplas possibilidades a partir deles, não limitando-os apenas à função de divertir. Ao abordar atividades relacionadas aos Jogos Eletrônicos trabalha-se com diversas habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, tomada de decisões, criatividade e coordenação motora. Sendo assim, é possível concluir que os Jogos Eletrônicos são capazes de promoverem aspectos positivos na vida de todos, pois possibilitam o desenvolvimento de competências relevantes ao mundo atual de forma lúdica, dinâmica e repleta de significados aos estudantes.

Alunos

Pablo Gabriel Kern
Gustavo José Kern
Vitor Augusto Schleê Lopes
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Orientadores

Tiago Wagner

Instituição

Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova
Venâncio Aires /
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brazil

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Rafaela Luiza Kramer
Rafaela Luiza Kramer
1 ano atrás

Achei esse projeto muito bom!

15+
Andrea V Drebes
Andrea V Drebes
1 ano atrás

Muito bom e com certeza ira trazer bons resultados na sua aplicação.

4+
Alex
Alex
1 ano atrás

Muito bom!

1+
Catiele Pereira
Catiele Pereira
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto,com certeza enriquecedor demais para todos os envolvidos!

3+
Séldia
Séldia
1 ano atrás

Muito atual e pertinente, ainda mais se considerarmos a BNCC.

4+
Mariele Pinto
Mariele Pinto
1 ano atrás

Tiago e alunos, projeto top! ❤️

3+
Liliana
Liliana
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto!
Muito relevante para toda turma, professor Tiago é maravilhoso!

2+
Jaqueline
Jaqueline
1 ano atrás

Trabalho de excelente qualidade, parabéns!

2+
bryan
bryan
1 ano atrás

Achei esse projeto muito bom!

2+
Joarez
Joarez
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto

0
Ketlyn
Ketlyn
1 ano atrás

Ficou legal

0

Alunos

Pablo Gabriel Kern
Gustavo José Kern
Vitor Augusto Schleê Lopes
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Orientadores

Tiago Wagner

Instituição

Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova
  Venâncio Aires –  
  RS –
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