O projeto “Explorando a matemática com o uso das peças LEGO®” foi desenvolvido com a turma do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, no município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul e partiu da seguinte situação-problema: como facilitar a compreensão matemática com o uso das peças Lego? A proposta teve o intuito de explorar conceitos matemáticos utilizando as peças Lego como recurso pedagógico e proporcionar vivências e possibilidades com as peças de encaixe, fazendo com que as crianças imaginassem, construíssem, questionassem, resolvessem problemas e compreendessem as habilidades necessárias da turma em questão. A escola foi contemplada com kits Lego e a turma participou do desafio da FIRST® LEGO® League Discover no ano anterior, as peças estavam disponíveis em sala de aula e assim tornaram-se aliadas para desenvolver as habilidades necessárias no componente Matemática, visto que esta era a disciplina em que os alunos apresentavam mais dificuldades. Foram realizadas atividades diversas como contagens, cálculos, sequências, estimativas, gráficos, classificação, seriação e quantidade, montagens de números, medidas, figuras geométricas, formas, dobraduras e encaixes. A ênfase foi nos diversos desafios matemáticos, na utilização das peças como material concreto. Foi realizada uma pesquisa com alunos da escola para saber se já haviam brincado com as peças e se acreditavam que era possível aprender matemática fazendo uso delas. A interação em grupo foi fundamental e as trocas de ideias, discussões, construções coletivas foram evoluindo com o passar das aulas, os estudantes sentiram-se desafiados, contribuíram, solucionaram problemas com ideias criativas. Foram realizadas atividades que tiveram envolvimento dos alunos e suas famílias. Houveram experiências de aprendizagens lúdicas, com o objetivo de engajar os alunos nas habilidades STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A Matemática geralmente é uma das disciplinas com mais dificuldades entre crianças, muitas vezes é considerada difícil, abstrata e os alunos demonstram certa resistência na hora das tarefas escolares, muitos não percebem que se utilizam os conhecimentos matemáticos nas atividades do dia a dia. Embora pareçam simples à primeira vista, as peças de encaixe foram essenciais para que as crianças entendessem conceitos de espaço, tamanho e posição, percebessem a utilização da matemática no cotidiano, melhorassem a concentração e a coordenação motora, promovendo assim o crescimento intelectual por meio de experiências enriquecedoras. As atividades foram sendo explicadas e exploradas em duplas, grupos e após a sua compreensão havia um momento de montagem de peças de maneira livre e com uso da criatividade. Foi possível utilizar recursos tecnológicos na realização das atividades propostas, como por exemplo o robô Joaninha, nome escolhido pela turma, ao usar o kit de robótica, adquirido pela Secretaria Municipal de Educação do município, assim conhecendo os conceitos na prática, como localização, referências, roteiros e direções. As aprendizagens tornaram-se significativas, as crianças conheceram conceitos e compreenderam na prática, através das peças, imaginaram e construíram, questionaram e discutiram sobre as inúmeras possibilidades de montagem, planCategoria EJAram espaços para a cidade e assim foram pensando e agindo também como designers e engenheiros, desenvolvendo a sua capacidade de observar, questionar e construir diferentes ambientes, vivenciando inúmeras possibilidades. Com o uso deste material concreto, as aulas tornaram-se mais divertidas e os conteúdos foram compreendidos de maneira mais dinâmica estabelecendo relações entre as aprendizagens. O projeto contribuiu para a interação de todos os alunos, proporcionando momentos de aprendizagem significativa de uma forma lúdica, prazerosa e criativa.
Projeto lindo e encantador! Parabéns profe Lica e alunos❤️
Que legal! Bacana o projeto de vcs turminha! Parabéns continuem assim estudiosos e dedicados!
Muito legal esta turminha continuam assim
Parabéns professora Liliana e alunos do 2° ano T! Um projeto rico em conhecimentos significativos na área da matemática. É encantador de ver o trabalho que foi desenvolvido por essa turminha!
Parabéns para essa turma linda !!!! Um projeto cheio de sentido 😍😍
😍🥰
Parabéns pelo lindo projeto! Propostas assim motivam os alunos a sempre buscarem por mais conhecimento 👏👏👏
Muito obrigada!
Parabéns! Ótimo projeto!
🥰🥰🥰
Muito felizes em participar da Mostratec, é uma grande experiência.
Projeto maravilhoso!!!
Que legal, e nas séries iniciais isso é muito bom.
Quanta dedicação! Parabéns prof.Lica e alunos.
Parabéns professora Lica e alunos!!! Projeto maravilhoso!!!👏👏👏
Parabéns pra essa turma!!! Lindo projeto!!!
Parabéns, projeto lindo!
Parabéns a todos envolvidos
Parabéns, ótimo projeto!
Projeto maravilhoso e envolvente com aprendizagem lúdica e significativa. Parabéns professora Lica e alunos.
É uma alegria participar da Mostratec! Gratidão!
Parabéns a todos os envolvidos.