EnglishPortugueseSpanish

Explorando a matemática com o uso de peças LEGO®.

Resumo do projeto

O projeto “Explorando a matemática com o uso das peças LEGO®” foi desenvolvido com a turma do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, no município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul e partiu da seguinte situação-problema: como facilitar a compreensão matemática com o uso das peças Lego? A proposta teve o intuito de explorar conceitos matemáticos utilizando as peças Lego como recurso pedagógico e proporcionar vivências e possibilidades com as peças de encaixe, fazendo com que as crianças imaginassem, construíssem, questionassem, resolvessem problemas e compreendessem as habilidades necessárias da turma em questão. A escola foi contemplada com kits Lego e a turma participou do desafio da FIRST® LEGO® League Discover no ano anterior, as peças estavam disponíveis em sala de aula e assim tornaram-se aliadas para desenvolver as habilidades necessárias no componente Matemática, visto que esta era a disciplina em que os alunos apresentavam mais dificuldades. Foram realizadas atividades diversas como contagens, cálculos, sequências, estimativas, gráficos, classificação, seriação e quantidade, montagens de números, medidas, figuras geométricas, formas, dobraduras e encaixes. A ênfase foi nos diversos desafios matemáticos, na utilização das peças como material concreto. Foi realizada uma pesquisa com alunos da escola para saber se já haviam brincado com as peças e se acreditavam que era possível aprender matemática fazendo uso delas. A interação em grupo foi fundamental e as trocas de ideias, discussões, construções coletivas foram evoluindo com o passar das aulas, os estudantes sentiram-se desafiados, contribuíram, solucionaram problemas com ideias criativas. Foram realizadas atividades que tiveram envolvimento dos alunos e suas famílias. Houveram experiências de aprendizagens lúdicas, com o objetivo de engajar os alunos nas habilidades STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A Matemática geralmente é uma das disciplinas com mais dificuldades entre crianças, muitas vezes é considerada difícil, abstrata e os alunos demonstram certa resistência na hora das tarefas escolares, muitos não percebem que se utilizam os conhecimentos matemáticos nas atividades do dia a dia. Embora pareçam simples à primeira vista, as peças de encaixe foram essenciais para que as crianças entendessem conceitos de espaço, tamanho e posição, percebessem a utilização da matemática no cotidiano, melhorassem a concentração e a coordenação motora, promovendo assim o crescimento intelectual por meio de experiências enriquecedoras. As atividades foram sendo explicadas e exploradas em duplas, grupos e após a sua compreensão havia um momento de montagem de peças de maneira livre e com uso da criatividade. Foi possível utilizar recursos tecnológicos na realização das atividades propostas, como por exemplo o robô Joaninha, nome escolhido pela turma, ao usar o kit de robótica, adquirido pela Secretaria Municipal de Educação do município, assim conhecendo os conceitos na prática, como localização, referências, roteiros e direções. As aprendizagens tornaram-se significativas, as crianças conheceram conceitos e compreenderam na prática, através das peças, imaginaram e construíram, questionaram e discutiram sobre as inúmeras possibilidades de montagem, planCategoria EJAram espaços para a cidade e assim foram pensando e agindo também como designers e engenheiros, desenvolvendo a sua capacidade de observar, questionar e construir diferentes ambientes, vivenciando inúmeras possibilidades. Com o uso deste material concreto, as aulas tornaram-se mais divertidas e os conteúdos foram compreendidos de maneira mais dinâmica estabelecendo relações entre as aprendizagens. O projeto contribuiu para a interação de todos os alunos, proporcionando momentos de aprendizagem significativa de uma forma lúdica, prazerosa e criativa.

Alunos

Heloísa Arenhardt
Bernardo Felipe Marth
Lívia Schwingel
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Liliana Becker Moraes

Instituição

EMEF PROFESSORA ODILA ROSA SCHERER
Venâncio Aires /
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
22 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelica Treib Ayedo
Angelica Treib Ayedo
1 ano atrás

Projeto lindo e encantador! Parabéns profe Lica e alunos❤️

6+
Paula Roberta
Paula Roberta
1 ano atrás

Que legal! Bacana o projeto de vcs turminha! Parabéns continuem assim estudiosos e dedicados!

2+
Elstor Bohnen
Elstor Bohnen
1 ano atrás

Muito legal esta turminha continuam assim

3+
Gabriela Vedoy Flores
Gabriela Vedoy Flores
1 ano atrás

Parabéns professora Liliana e alunos do 2° ano T! Um projeto rico em conhecimentos significativos na área da matemática. É encantador de ver o trabalho que foi desenvolvido por essa turminha!

1+
Thais
Thais
1 ano atrás

Parabéns para essa turma linda !!!! Um projeto cheio de sentido 😍😍

1+
Liliana
Liliana
1 ano atrás
Reply to  Thais

😍🥰

0
Nathália Santos Braga
Nathália Santos Braga
1 ano atrás

Parabéns pelo lindo projeto! Propostas assim motivam os alunos a sempre buscarem por mais conhecimento 👏👏👏

1+
Liliana
Liliana
1 ano atrás

Muito obrigada!

0
Eloisa Wiebusch
Eloisa Wiebusch
1 ano atrás

Parabéns! Ótimo projeto!

1+
Liliana
Liliana
1 ano atrás

🥰🥰🥰

0
Liliana
Liliana
1 ano atrás

Muito felizes em participar da Mostratec, é uma grande experiência.

1+
Tiago Wagner
Tiago Wagner
1 ano atrás

Projeto maravilhoso!!!

1+
Elton Xavier se souza
Elton Xavier se souza
1 ano atrás

Que legal, e nas séries iniciais isso é muito bom.

1+
Loreni Schumann
Loreni Schumann
1 ano atrás

Quanta dedicação! Parabéns prof.Lica e alunos.

1+
Juliana Viecieli
Juliana Viecieli
1 ano atrás

Parabéns professora Lica e alunos!!! Projeto maravilhoso!!!👏👏👏

1+
Luciane Bencke
Luciane Bencke
1 ano atrás

Parabéns pra essa turma!!! Lindo projeto!!!

1+
Camila
Camila
1 ano atrás

Parabéns, projeto lindo!

1+
Mara
Mara
1 ano atrás

Parabéns a todos envolvidos

1+
Vinícius
Vinícius
1 ano atrás

Parabéns, ótimo projeto!

1+
Alexsandra Nedwed
Alexsandra Nedwed
1 ano atrás

Projeto maravilhoso e envolvente com aprendizagem lúdica e significativa. Parabéns professora Lica e alunos.

1+
Last edited 1 ano atrás by Alexsandra Nedwed
Lica
Lica
1 ano atrás

É uma alegria participar da Mostratec! Gratidão!

0
Fabiana
Fabiana
1 ano atrás

Parabéns a todos os envolvidos.

1+

Alunos

Heloísa Arenhardt
Bernardo Felipe Marth
Lívia Schwingel
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Liliana Becker Moraes

Instituição

EMEF PROFESSORA ODILA ROSA SCHERER
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
22
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: