EnglishPortugueseSpanish

Representações de Gênero em “A Pequena Sereia” (1989, 2023)

Resumo do projeto

O objetivo deste trabalho é analisar e discutir as representações de gênero nos filmes “A Pequena Sereia” (1989, 2023) da Disney. Esta pesquisa é importante para analisar se há mudanças nas questões de gênero e raça nos filmes/animações, visto que elas educam o público infanto-juvenil. Por exemplo, ainda há visões preconceituosas na sociedade, que são demonstradas em filmes/desenhos? Para analisar, utilizamos o conceito de gênero, utilizando-o para analisar as diferentes formas de ser homem e formas de ser mulher nos filmes citados. São comumente ditas coisas como: as mulheres devem ficar em casa, cuidar dos filhos, enquanto os homens devem trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro. Filmes, imagens e propagandas são locais onde essas representações sobre gênero podem ser repetidas. Dessa forma, analisamos os dois filmes e anotamos a diferença de um para outro para, depois, compará-las. Por exemplo, verificamos como são representadas questões de gênero e raça na época do primeiro filme e no atual, verificando se as coisas continuam iguais. Da mesma forma, buscamos observar quais foram as modificações nas questões de gênero e raça nas duas produções. Nesse sentido, observamos algumas mudanças significativas, como: Ariel, no live action, é negra de pele clara, no filme ela salva o príncipe, as filhas do Rei Tritão possuem diversas etnias, assim como a mãe do príncipe é negra ocupa uma posição de poder. Ainda assim, outras questões importantes foram mantidas, tais como: o trabalho doméstico e de cozinha segue majoritariamente feminino, o padrão do corpo magro como atraente e desejável. Além disso, a vilã da história é retratada como gorda e “imperfeita”. Assim, quando Úrsula vira humana, entra no padrão dos outros personagens para ser considerada atraente: magra, cabelos longos. Assim, as pessoas gordas do filme são representadas como vilãs ou como alívio cômico, o cozinheiro real (no desenho) e a vilã. Da mesma forma, a magreza é representada como ideal para os personagens. Essas características de perfeição ou de imperfeição são atribuídas de modo a privilegiar formas de ser mulher e formas de ser homem nos audiovisuais.

Alunos

Caroline Soares de Freitas
Tiago Spolaor
Júlia dos Santos Flores
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Carlos Eduardo Barzotto

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
Canoas /
  Canoas –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Caroline Soares de Freitas
Tiago Spolaor
Júlia dos Santos Flores
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Carlos Eduardo Barzotto

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias
  Canoas –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: