EnglishPortugueseSpanish

A hipersexualização infantil em anúncios publicitários: para onde foi a infância?

Resumo do projeto

Neste trabalho, pretendemos identificar quais são os fatores que levam à hipersexualização infantil em anúncios publicitários, buscando também alertar sobre os perigos causados por essa exposição. A escolha deste tema justifica-se após uma das integrantes assistir a um vídeo (no TikTok) em que uma usuária interpreta uma criança, porém, estava vestida e agia com cunho sensual. Motivadas pelo contexto atual, as integrantes do grupo observaram a necessidade de pesquisar mais sobre o tema. Entende-se, desse modo, que nosso objeto de estudo consiste em uma pesquisa acerca dos fatores que influenciam a hipersexualização infantil em anúncios publicitários divulgados na internet. Sendo assim, buscamos respostas para o problema de pesquisa: Quais fatores contribuem para a hipersexualização de crianças em anúncios publicitários? Nossas hipóteses eram: a) exposição desnecessária do corpo e da imagem do menor pelos familiares; b) incentivo dos responsáveis à realização de propagandas que evidenciam a alta exposição da criança; c) exibição excessiva do menor por parte da marca, com o objetivo de se promover em cima da criança. Para confirmá-las ou refutá-las, realizamos uma pesquisa bibliográfica para conceituar a sexualização infantil e suas características e também para compreender como se dá a análise de texto e discurso. Além disso, perante uma abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com profissionais da área (psicólogos) e analisamos suas respostas. Depois, fizemos a seleção de anúncios publicitários, divulgados na internet, que evidenciam essa sexualização para, com base na teoria, analisar os discursos presentes nesses textos. Como resultado significativo desta pesquisa, afirmamos que a maior parte dos entrevistados, que têm um alto grau de entendimento sobre o assunto, concordam veementemente com nossas hipóteses, assim como as reafirmam. Em síntese, concluímos que o incentivo dos responsáveis aliado às pretensões de marcas cujo desejo está na autopromoção às custas da imagem de um menor de idade são fatores que contribuem para a hipersexualização infantil nas publicidades.

Alunos

Amanda Meneguzzi Weyh
Isabela de Alencastro Werner
Sophia Dutra Ferreira Lange
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Fabiana Wentz

Instituição

Escola de Ensino Médio Capital do Saber
Feliz /
  Feliz –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clara
Clara
10 meses atrás

Ótimo projeto

6+
maria
maria
10 meses atrás

muito bom! 👏👏

3+
Anna
Anna
10 meses atrás

Projeto muito bom

3+
Tatiane Breyer Berwanger
Tatiane Breyer Berwanger
10 meses atrás

Muito bo

3+
Tatiane Breyer Berwanger
Tatiane Breyer Berwanger
10 meses atrás

Maravilhoso

3+
Júlia
Júlia
10 meses atrás

Muito bom !!! Parabéns 👏👏

3+
nicolle
nicolle
10 meses atrás

muito bom

3+
Carmem
Carmem
10 meses atrás

Muito bom.

2+
Meg Luna
Meg Luna
10 meses atrás

Parabéns. Iniciativa muito boa!

2+
Valéria
Valéria
10 meses atrás

Muito boa as chamadas pricipalmente para os pais tomarem conhecimento .

2+
Euridice
Euridice
10 meses atrás

Boa ideia no projeto

3+
catarina
catarina
10 meses atrás

projeto muito bom 👏👏👏

2+
Michele
Michele
10 meses atrás

Acho super importante abrir os olhos de quem não tem maldade nem todos são iguais

1+
Virginiaomagalhaes@gmail.com
Virginiaomagalhaes@gmail.com
10 meses atrás

Parabéns è desta juventude que o Brasil precisa

1+
Vera Belmonte
Vera Belmonte
10 meses atrás

Lindo trabalho! Deus abençoe…🙏🏼🙏🏼🙏🏼🥰❤️‍🩹

1+
Maria Betânia Dutra Negreiros
Maria Betânia Dutra Negreiros
10 meses atrás

Tema escolhido.muito pertinente e muito bem abordado pelas participantes.parabéns

1+
Jeferson Manolo Pereira
Jeferson Manolo Pereira
10 meses atrás

Parabéns pelo trabalho gurias

1+
Karinacarvalho
Karinacarvalho
10 meses atrás

Parabéns prima Sofia e sua amigas… ❤️

3+
Edineusa
Edineusa
10 meses atrás

Excelente Projeto. Serve de alerta aos pais

0

Alunos

Amanda Meneguzzi Weyh
Isabela de Alencastro Werner
Sophia Dutra Ferreira Lange
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Fabiana Wentz

Instituição

Escola de Ensino Médio Capital do Saber
  Feliz –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
19
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: