EnglishPortugueseSpanish

Avaliação dos substituintes do ágar em meio alternativo no cultivo in vitro da orquídea Dendrobium nobili Lindi -FASE III

Resumo do projeto

Na natureza, a semente de orquídea germina e se desenvolve mediante uma relação simbiótica com fungos micorrízicos, na cultura assimbiótica, a semente é colocada em um meio de cultura estéril, com todos os nutrientes necessários para a germinação e o desenvolvimento das sementes. Um dos componentes essenciais para a produção do meio é o Ágar, que confere uma consistência gelatinosa e semi-solida ao meio. Sabe-se que o ágar é um dos ingredientes mais caros do meio, sendo de difícil substituição. Desta forma o presente estudo consistiu em se buscar um substituinte para o Ágar, testando materiais de menor custo e não convencionais ao método de propagação in vitro de orquídeas. Utilizou-se como substituintes: tijolo em pó, pedra brita, serragem de Pinus, maravalha de Pinus, serragem de grevilea, casca de cocô seco, fibra de cocô verde. Foram pesados a banana nanica, açúcar, carvão ativado, bokashi em uma balança de precisão, posteriormente todos os ingredientes com exceção do ágar foram misturados em um liquidificador com água destilada. Antes do meio ser distribuídos nos frascos colocou-se dentro destas diferentes massas de tijolo em pó, pedra brita, serragem de Pinus, maravalha de Pinus, serragem de grevilea, casca de cocô seco, fibra de cocô verde. Adicionou-se o Ágar apenas no meio Controle. Regulou-se o pH em 5.6 utilizando um pHmetro de bolso, bicarbonato de sódio e ácido acético. Aproximadamente 50mL de meio foram envazados nos frascos e autoclavados a 1.4 a.t.m durante 20 minutos. Para a inserção das sementes foi utilizada uma cuba de vidro com duas aberturas circulares, contendo uma lâmpada em seu interior. Os frascos foram flambados antes e depois da inserção de sementes e vedados com plástico filme e posteriormente foram levados para sala de cultivo no orquidário do colégio, onde semanalmente foram realizadas avaliações. O presente estudo ainda se encontra em andamento, porém alguns tratamentos já apresentaram germinação, serragem de Pinus, maravalha de Pinus, que em todas as 5 repetições apresentaram formação de plântulas.

Alunos

RAQUELLY IZADORA MIRANDA

Orientadores

Dionéia Schauren

Instituição

Expocitec & Fecijpa
  PR –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

RAQUELLY IZADORA MIRANDA

Orientadores

Dionéia Schauren

Instituição

Expocitec & Fecijpa
  PR –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: