EnglishPortugueseSpanish

CONFECÇÃO DE UM MINICURSO PARA O 4º ANO: UMA PROPOSTA LÚDICA SOBRE O ENSINO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

Resumo do projeto

Em colégios de aplicação existe um diálogo próximo com a graduação, então cursos que complementam a formação dos alunos da Educação Básica ocorrem para diferentes anos de ensino. Neste sentido, este trabalho tem como proposta preparar um minicurso que trabalham com as áreas de energia e sustentabilidade. Essa pesquisa, tem sua base na metodologia da engenharia, com ações na área de educação, foi desenvolvida por meninas do Ensino Fundamental 1, estudantes pertencentes ao GEPIT- Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnológicos, com o intuito de investigar a seguinte questão: “Como organizar um curso para alunos do Ensino Fundamental sobre: a importância do consumo consciente de energia elétrica e o funcionamento do circuito elétrico com materiais de baixo custo?”. A metodologia foi organizada com as seguintes atividades estudo de referenciais teóricos; elaboração do minicurso sobre sustentabilidade e energia; e estudo sobre circuitos elétricos e elaboração do minicurso sobre esta temática. Até o presente momento, a pesquisa se concentrou nos estudos relacionados aos seguintes aspectos: sustentabilidade, energia, fontes de energia renováveis e não renováveis, análise das energias no âmbito brasileiro, do estado de Minas e da cidade em Uberlândia. Foram analisadas as habilidades da base nacional, identificando vários anos que poderiam ser o público do minicurso, considerando parceria optamos por realizar um pré-teste com os alunos do GEPIT e estabeleceu-se o 4º ano do Ensino Fundamental como público principal. Considerando acervo de revistas disponíveis na escola, especializadas em educação, este material foi analisado e será utilizado como suporte para elaboração do material didático para a realização do minicurso. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para conscientização acerca do posicionamento humano em relação a práticas de consumo de energia, para assim a manutenção de uma vida sustentável e propícia a todos.

Alunos

Maísa Gonçalves da Silva
Laura Rodrigues de Souza
Mariana Corsino Araujo Silveira
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Amanda Couto da Costa

Instituição

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
Uberlândia /
  Uberlândia –  
  MG –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Maísa Gonçalves da Silva
Laura Rodrigues de Souza
Mariana Corsino Araujo Silveira
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Amanda Couto da Costa

Instituição

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
  Uberlândia –  
  MG –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: