EnglishPortugueseSpanish

É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro?

Resumo do projeto

Na Educação Infantil priorizamos os interesses das crianças, tornando-as desta forma, protagonistas dos seus saberes. Diante deste contexto, surgiu o projeto “É grilo ou gafanhoto? Um é amigo do outro?”, desenvolvido pela turma do Pré A1 da EMEI Arco-íris, no município de Venâncio Aires/RS. Tudo começou no primeiro dia de retorno à escola após as férias. Quando a turma voltava do lanche em direção à sala de referência, as crianças avistaram em uma parede um inseto verde que despertou muita curiosidade e imediatamente iniciou-se uma discussão. Algumas delas afirmaram ser um gafanhoto, outras, disseram que se tratava de um grilo. A partir daí, muitos questionamentos surgiram e através de uma roda de conversa realizada pela professora, os alunos demonstraram interesse em saberem mais sobre estes dois insetos, suas características, semelhanças e diferenças, para então, chegarem na resposta para o questionamento inicial do projeto. Promover o contato das crianças com elementos da natureza, como grilos e gafanhotos, é fundamental para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e o respeito pelo meio ambiente. Ao aprender sobre esses insetos de maneira interativa e lúdica, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, como a observação e o pensamento crítico, além de habilidades emocionais, como a empatia e o respeito pela vida. O projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2024, através de propostas que surgem do interesse e curiosidade da turma, levando-as a descobrirem e explorarem em ambiente interno e externo em contato com a natureza, como rodas de conversa, vídeos e documentários, histórias, pesquisas com as famílias, construção de jogos e brincadeiras com elementos da natureza. A principal referência teórica que encontramos sobre esse tema foi Antônio Joaquim Severino que ressalta a importância das crianças brincarem livres em espaços em contato com a natureza. Através do envolvimento das crianças no projeto, demonstraram uma compreensão básica das características físicas e comportamentais dos grilos e gafanhotos, sendo capazes de diferenciar os dois insetos, reconhecendo suas semelhanças e diferenças. Desenvolveram uma visão positiva e respeitosa sobre os grilos, gafanhotos e outros seres vivos, superando medos ou aversões iniciais. Compreenderam a importância ecológica dos grilos e gafanhotos, incluindo seus papéis nos ecossistemas.

Alunos

Joaquim Liebel Ribeiro
Arthur Henrique Hermes
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Fernanda Brandt Martins

Instituição

Escola Municipal de Educação Infantil Arco-íris
Venâncio Aires /
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Adriana Teresinha Lemes
Adriana Teresinha Lemes
5 dias atrás

Vamos lá Arthur e Joaquim vcs são de mais

7+
Luana
Luana
5 dias atrás

Parabéns 👏🏻 lindo trabalho

2+
Nemora
Nemora
5 dias atrás

Muito legal!!! A desenvoltura e o aprendizado emocionam.

0
Roseli
Roseli
5 dias atrás
Reply to  Nemora

Grilo

0
Joseni
Joseni
5 dias atrás

Parabéns a toda a turma, muito legal

0
Roseli
Roseli
5 dias atrás

Grilo

1+
Fátima
Fátima
5 dias atrás

Projeto maravilhoso! Crianças dando um show nas explicações. Parabéns professora Fernanda.

0
Liane
Liane
5 dias atrás

Parabéns 👏👏👏

0
Bruna Alexsandra Pereira
Bruna Alexsandra Pereira
5 dias atrás

Lindo trabalho, por mais projetos assim

0
Janete Candida Sulzbach Bilo Bilo
Janete Candida Sulzbach Bilo Bilo
5 dias atrás

Parabéns! Show

0
Lucineia Rodrigues de Freitas
Lucineia Rodrigues de Freitas
5 dias atrás

Adorei!!! Gostei especialmente d sensibilidade da professora que não deixou passar despercebido algo que poderia ser banal mas que na verdade ela transformou em algo de valor um projeto super fofo .e especial!!!! Parabéns !!!!

0
Helena
Helena
5 dias atrás

Parabéns meninos 🥳
Vocês arrasaram.

0
Marlise Keller
Marlise Keller
4 dias atrás

Parabéns guris 👏👏

0
Raiany
Raiany
4 dias atrás

Parabéns! Lindo trabalho

0
Lisiane
Lisiane
4 dias atrás

Que lindo, parabéns pelo projeto

0
Júlia Marques
Júlia Marques
4 dias atrás

Lindo Trabalho Profe e alunos, fiquei encantada🤩
Boa sorte meninos

0
ELISIANE Ferreira
ELISIANE Ferreira
4 dias atrás

Que projeto mais lindo! Parabéns a essas crianças lindas e a professora pelo engajamento ♥️♥️

0
Last edited 4 dias atrás by ELISIANE Ferreira
Clarice Massierer
Clarice Massierer
4 dias atrás

Parabéns. Aprendendo a respeitar a natureza.

0
Anita
Anita
4 dias atrás

Parabéns, muito lindos, isso que chamamos de educar

0
Ivone Xavier
Ivone Xavier
3 dias atrás

Parabéns!!!

0
Daniele Rocha Fritzen
Daniele Rocha Fritzen
3 dias atrás

Parabéns 👏🏻 lindo trabalho 👏🏻😍

0
Nilsa
Nilsa
22 horas atrás

Parabéns!!!

0
Deca Reis
Deca Reis
22 horas atrás

Parabéns!!!!!

0

Alunos

Joaquim Liebel Ribeiro
Arthur Henrique Hermes
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Fernanda Brandt Martins

Instituição

Escola Municipal de Educação Infantil Arco-íris
  Venâncio Aires –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
23
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: