EnglishPortugueseSpanish

Fake News: acredite se quiser!

Resumo do projeto

Com a informatização das operações cotidianas, difusão da internet e popularização dos smartphones, as informações passaram a difundir-se de maneira massiva entre as pessoas. Contudo, tem se tornado um desafio distinguir notícias verdadeiras daquelas propositalmente falsas. Meios de comunicação que compõem a “grande mídia”, sobretudo rádio, jornal e televisão, optam por verificações rigorosas das fontes de informação, como meio de fortalecer a comunicação no país. Dessa forma se tornaram as fontes de informação de maior credibilidade entre as mídias, disponibilizando inclusive a checagem de informações. Já as redes sociais contribuem de maneira significativa para o espalhamento de notícias falsas, uma vez que não é averiguada previamente a veracidade das informações prestadas. Os objetivos deste trabalho foram (1) investigar se os estudantes são informados e suficientemente capazes de reconhecer notícias falsas e por quê e (2) conhecer as formas de checagem que os órgaos de comunicação formal utilizam para a checagem das notícias. Para isso, além do levantamento bibliografico sobre o assunto, aplicamos um questionário com os alunos de 8° e 9° ano de nossa escola, contendo 10 notícias falsas, previamente checadas Além disso, para conhecer a forma de checagem das notícias nos principais veículos locais de comunicaçao da região, foram entrevistados jornalistas da Radio Taquara (FM 105.9), sediada no município de Taquara e do Jornal Repercussão, sucursal em Sapiranga. Cerca de 80% dos estudantes foi capaz de identificar entre 5 a 8 questões falsas e apenas quatro reconheceram que todas as informações eram falsas. Em relação às entrevistas, os profissionais salientaram que, independente da forma como as primeiras informações chegam às suas equipes – ligações, aplicativos de mensagens, redes sociais, comunicação direta, entre outras formas, a checagem dos acontecimentos passa obrigatoriamente pela consulta a diversos representantes de instituições e órgãos governamentais oficiais anteriormente à divulgação dos fatos. A discrepância entre os dois universos amostrais (estudantes x profissionais de comunicação) traz aspectos muito relevantes ao vasto universo de discussão que envolve as fake news. Estudantes não se valem de fontes de checagem de informações, limitando-se às redes sociais como principal meio de informação. Isso resulta em um espectro de informações no entorno de seus interesses e de uma baixa capacidade de discernimento entre as notícias verdadeiras e falsas. Já os meios de comunicação formais como rádio e jornal ainda se mantem como fontes seguras de informação uma vez que se preocupam com a checagem das notícias antes de sua divulgação. Devemos, portanto, checar a veracidade das informações recebidas , principalmente através de redes sociais, ampliar nossas fontes de leitura e informação, desconfiar das notícias que apenas confirmam nossas visões e crenças, construídas para nos tocar, para fortalecer nossos preconceitos, e que são as que compartilhamos sem hesitar.

Alunos

Isadora Pohlmann Lemos
Maria Clara da Silva Pereira
Isabela Colissi
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Josi Fernanda Cerveira

Instituição

EMEF Rosa Elsa Mertins
Taquara /
  Taquara –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Josi
Josi
5 dias atrás

Votem! Votem!

16+
Patrícia
Patrícia
5 dias atrás

Maravilhoso!
Parabéns ao professor orientador e ás alunas 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🕊️

6+
Tamires
Tamires
5 dias atrás

Ótimo

4+
Juliana
Juliana
5 dias atrás

Projeto muito bom! Parabéns! 👏👏👏

4+
Igor Schmidt
Igor Schmidt
5 dias atrás

Parabéns pelo projeto!!

3+
Toni Lemos
Toni Lemos
5 dias atrás

lindo trabalho parabéns

2+
Daia Santos
Daia Santos
5 dias atrás

Já votei!

1+
ELIZETE COSTA
ELIZETE COSTA
5 dias atrás

Parabéns a todos envolvidos nesse projeto.

1+
Iara
Iara
5 dias atrás

Parabéns projeto sensacional são alunos assim que precisamos dinâmicos

2+
Leocádia
Leocádia
5 dias atrás

Parabéns a todos envolvidos!

2+
Maria
Maria
5 dias atrás

Melhor trabalho 💓

2+
Lucas Varella
Lucas Varella
5 dias atrás

Ótimo trabalho! Votem muito!!!!

2+
Julia
Julia
5 dias atrás

Parabéns, ótimo projeto! 🩷

2+
Angelo Fontes
Angelo Fontes
5 dias atrás

Muito construtivo

2+
Rochely
Rochely
5 dias atrás

Mais do que necessária a abordagem dos alunos, suas vozes são ativas e no futuro serão a construção de nossa comunidade além das meninas um belo trabalho dos que não aparecem também, a galera da edição, e reedição de texto tá de parabéns !!!

5+
Caroline
Caroline
5 dias atrás

Muito bom meninas parabéns 🥰

2+
Thamara
Thamara
5 dias atrás

Parabéns pelo projeto

0
Thais Rodrigues Fonseca
Thais Rodrigues Fonseca
5 dias atrás

Parabéns, assunto de grande importância nos tempos de hoje!

0
Miguel R Fonseca
Miguel R Fonseca
5 dias atrás

Votem! Baita projeto, importantíssimo nos dias de hoje!

1+
manoel
manoel
5 dias atrás

Parabéns!!! 👏

1+
Simone
Simone
5 dias atrás

Show

1+
Gabriela Haag
Gabriela Haag
5 dias atrás

Parabéns, excelente projeto!!

2+
Patrícia
Patrícia
5 dias atrás

Ótimo 👏👏👏

0
Silvana
Silvana
5 dias atrás

Lindo projeto

0
Vera Regina da Silva
Vera Regina da Silva
4 dias atrás

Parabéns! Ótimo trabalho

0
Caroline
Caroline
4 dias atrás

Parabéns pelo belo trabalho! Muito necessário atualmente! 👏👏

0
Rosnei Carlos Porcher
Rosnei Carlos Porcher
4 dias atrás

É muito importante nos dias atuais verificar sempre uma informação, já que na minha opinião a internet virou terra sem lei.

0
Alessandro
Alessandro
4 dias atrás

Vamos votar

1+
Anelise
Anelise
4 dias atrás

Parabéns 👏🏼

0
Laisa
Laisa
4 dias atrás

Parabéns, ótimo projeto 👏

0
Loiva
Loiva
4 dias atrás

Parabéns pelo projeto!!!!

0
Valentina
Valentina
4 dias atrás

Voem meninas vocês merecem muitooo

0
Adriano Luis Ebling
Adriano Luis Ebling
4 dias atrás

Parabéns 👏👏👏

0
Cleusa Mello
Cleusa Mello
3 dias atrás

Parabéns, 👏 👏 👏 👏 👏

0

Alunos

Isadora Pohlmann Lemos
Maria Clara da Silva Pereira
Isabela Colissi
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Josi Fernanda Cerveira

Instituição

EMEF Rosa Elsa Mertins
  Taquara –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
34
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: