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Love is love: toda forma de amar

Resumo do projeto

Este projeto trata de uma pesquisa sobre a população LGBTQIAP+ e o preconceito sofrido por este grupo. Escolhemos este assunto porque percebemos que a homotransfobia afeta as pessoas e que a sociedade não tem conhecimento sobre as variações de gênero e sexualidade. Nosso objetivo é criar estratégias para tornar a escola um ambiente acolhedor e antidiscriminatório para a comunidade LGBTQIAP+. Para atingir nosso objetivo, iniciamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Após, realizamos pesquisa qualitativa por meio de entrevista com variados membros do grupo estudado. Em seguida, fizemos pesquisa quantitativa e qualitativa com os estudantes de 6º a 9º ano da nossa escola e com seus responsáveis. Como resultados, destacamos que todos os entrevistados da comunidade LGBTQIAP+ sofreram algum tipo de preconceito, em forma de agressões verbais ou físicas. Os agressores foram, em alguns casos, membros da família. Todos afirmaram que sua identidade de gênero ou orientação sexual não foram escolha e que a autoaceitação foi um processo difícil. Nas décadas passadas, como este grupo não tinha garantido o direito civil de constituir família, muitas pessoas não expunham sua sexualidade. Os entrevistados transgêneros foram os que mais sofreram violência, uma vez que não havendo a adequação da documentação, a sociedade nega-se a aceitar a transgeneridade. Os membros da pesquisa consideraram que se houvesse maior espaço de discussão na escola, seu processo de aceitação poderia ter sido mais tranquilo, pois sentiam-se sozinhos. Na pesquisa com estudantes da nossa escola e seus responsáveis, percebemos que os jovens têm maior capacidade de aceitação se comparados aos familiares adultos. A maior parte destes não estudou o assunto e não têm interesse em conhecê-lo. Entretanto, os estudantes afirmaram que seus pais devem ter mais informações sobre o tema e que é necessário estudar questões de gênero e sexualidade na escola. Os entrevistados adultos negaram a existência de membros LGBTQIAP+ em suas famílias. Contudo seus filhos afirmaram que há membros desta comunidade em seus lares. Alguns estudantes relataram ter medo de tocar no assunto com os familiares, pois acreditam que podem sofrer agressões. As religiões praticadas pelas famílias podem agir como fator discriminatório, uma vez que maior parte dos entrevistados diz que não se toca no assunto em sua igreja, outra parte afirma que sua religião não aceita ou condena pessoas fora do padrão cis/heterossexual. A partir dos resultados da pesquisa, criamos uma estratégia de campanha contra a homotransfobia, para atingir estudantes, professores e comunidade escolar. Iniciamos a proposta com a criação de um perfil no Instagram que segue com divulgação frequente de informações sobre o projeto. Em seguida, promovemos uma palestra online com psicóloga para as famílias. Após, criamos material para apresentações sobre o tema – diversidade de gênero e sexualidade, contextualização histórica, legislação e preconceito. As palestras foram realizadas com estudantes e corpo docente de nossa escola e com adolescentes de outras escolas da rede municipal de ensino. Produzimos também material de divulgação – cartazes, adesivos e bottons, além de uma caixa de perguntas virtual. Por meio da pesquisa, aprendemos que identidade de gênero e orientação sexual não são escolha e que pessoas da comunidade LGBTQIAP+ sofrem ainda preconceito. Com nossas entrevistas, comprovamos que existe uma falta de conhecimento acerca do assunto e que os estudantes têm necessidade de conversar sobre o tema. Percebemos que crenças religiosas interferem no acesso às informações corretas. Concluímos que a desinformação leva ao preconceito, por isso promover uma educação acolhedora e antidiscriminatória faz-se de extrema importância na sociedade, sobretudo no âmbito da escola pública, que é universal e laica.

Alunos

Isabella Glitz Kaefer
Lara Pereira Hahn
João Renato Matias de Oliveira
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Orientadores

Fernanda Gisele Soares

Instituição

Escola Municipal de Educação Básica Pres. Getúlio D. Vargas
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

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Pablo Menezes
Pablo Menezes
2 anos atrás

Excelente pesquisa e com certeza é sim um assunto que deve ser conversado na escola. Trazendo esclarecimentos a todos que não tiveram ou não tem voz muito vezes. Linda apresentação!

9+
Last edited 2 anos atrás by Pablo Menezes
Aline Senna
Aline Senna
2 anos atrás

Parabéns, sempre é bom ter temas que levam a debates e consciência as pessoas 💜

6+
CRISTINa Manente Cruz
CRISTINa Manente Cruz
2 anos atrás

Parabéns pelo projeto

4+
Emilly
Emilly
2 anos atrás

Um excelente projeto pois não são muitas pessoas q falam desse assunto importantíssimo parabéns a todos desse projeto pois vcs são maravilhosos

6+
Janaína Bastos
Janaína Bastos
2 anos atrás

Parabéns galera, boa sorte ✌️

4+
Samantha campos
Samantha campos
2 anos atrás

Linda apresentação, quanta representatividade e quanta felicidade de ver jovens inspiradores como vocês.

4+
Luciane Marques de Araujo
Luciane Marques de Araujo
2 anos atrás

Parabéns excelente pesquisa de conscientização parabéns

3+
Yuri
Yuri
2 anos atrás

Eu acho q é um assunto q deveria ser mais trazido as escolas e amei a campanha eu concerteza vou apoiar isso!! Parabéns 💗

1+
Gabriel Salgado
Gabriel Salgado
2 anos atrás

Parabéns pessoal!! Orgulho de serem parte da rede global do Criativos da Escola!! Vocês arrasam!!

2+
Mardoqueu
Mardoqueu
2 anos atrás

Assunto extremamente necessário e comentado com muito êxito. Parabéns pelo empenho e preocupação com o tema dedicado ao assunto abordado.

0
Rose
Rose
2 anos atrás

Linda

0

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