EnglishPortugueseSpanish

Semente de quê? Semente pra quê?

Resumo do projeto

O referido projeto teve início a partir da curiosidade de uma aluna referente a semente de maçã, devido a observação e a momentos de conversas e interações com sementes de ingá, coletadas na árvore ao lado de nossa sala e com o plantio de sementes de cenoura, trazidas após o envolvimento com a Páscoa. A turma trouxe novos interesses, curiosidades e dúvidas a respeito das sementes. Foi então que surgiu a grande dúvida: “Será que saem plantas de todas as sementes? Elas levam o mesmo tempo para germinar?”. Este projeto teve como objetivo, possibilitar que os alunos venham a ter novos conhecimentos sobre as sementes que possuem contato diariamente, principalmente as que estão presentes na alimentação dentro e fora da escola, também compreender que as sementes são seres vivos e que precisam de cuidados especiais para que possam germinar, crescer e gerar frutos, bem como, conhecer o ciclo de germinação de cada espécie. Levando-se em conta todas essas informações, foi iniciada a busca pela resposta de nossas perguntas, para isso, realizamos diferentes pesquisas e experimentos de germinação, com outros quatro tipos de semente, além daquelas que geraram as dúvidas iniciais, levando-nos a responder nossas perguntas. Por tanto, com o cultivo de sementes em sala de aula, foi possível observar e compreender que cada semente, mesmo sendo ela de uma mesma espécie, possui tempo diferente de germinação, podendo ou não germinar, tendo como principal exemplo a semente de feijão, onde foi mais claro perceber essas diferenças. Além das experiências com o alpiste, que teve as mesmas características de desenvolvimento e as sementes de girassol e arroz que não germinaram, assim como a de cenoura. O estudo desse tema se fez necessário, pois, a partir do interesse surgido pelos alunos da turma, foi possível compreender melhor sobre os grãos que temos contato diário e muitas vezes não refletimos sobre a importância dos mesmos ou ainda sobre como eles surgem, compreendemos que são seres vivos e que necessitam de cuidados especiais, entendendo assim sobre a importância do cuidado com a multiplicação das espécies de plantas, tão importante para a manutenção da vida humana e animal.

Alunos

Cecília Rodrigues Pilar
LARISSA MANUELA PEREIRA NUNES
LAURA FROHLICH
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Emily Friedrich Strassburger

Instituição

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL RAIO DE LUZ
Araricá /
  Araricá –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Cecília Rodrigues Pilar
LARISSA MANUELA PEREIRA NUNES
LAURA FROHLICH
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Emily Friedrich Strassburger

Instituição

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL RAIO DE LUZ
  Araricá –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: