EnglishPortugueseSpanish

Teen Community: Por uma escola mais sustentável

Resumo do projeto

O objetivo da pesquisa “Teen Community: por uma escola mais sustentável” é analisar como a produção do jogo digital Teen Community, desenvolvido pelos estudantes da EMEF João Goulart, estimula os alunos da própria escola a ter uma nova percepção sobre a escola e sobre o meio ambiente a partir de missões que exploram também os 8rs da sustentabilidade. A base teórica desta pesquisa encontra-se nos estudos de Gilson Schwartz, sobre Games for change (Jogos pela mudança social). Na perspectiva de Games for change, os jogos são usados para a aprendizagem social, pois a imersão no jogo também ajuda no desenvolvimento criativo, afetivo, social, cultural e histórico sobre um determinado assunto. Um jogo digital pode, além de trazer conhecimento, despertar novas aprendizagens e fazer o jogador experimentar novos pontos de vista, desenvolvendo concentração, criatividade, imaginação, coragem, iniciativa, capacidade de observação, raciocínio lógico, diversão e entretenimento. Jogos do gênero “Games for change” podem permitir interação e explorar novas habilidades sociais dos jogadores. Quanto ao desenvolvimento metodológico da pesquisa, a abordagem foi quantitativa e qualitativa, realizando-se diferentes ações desde análise das missões e características do jogo digital Teen Community, à enquete sobre o jogo com estudantes dos anos finais da escola João Goulart. O resultado da pesquisa mostra que o jogo Teen Community tem características do gênero “Game for Change”, narra a história e valoriza a identidade social da escola. Além disso, as missões do jogo conduzem o jogador a aderir a uma mudança social ao realizar missões que exploram os 8Rs da sustentabilidade, assim, incentivando o aluno e o professor a serem os responsáveis pela mudança sustentável da própria escola. A análise de dados comprova que o Teen Community estimula o jogador a mudar a sua percepção sobre a escola e sobre o meio ambiente através de missões imersivas, que além de ensinar sobre os 8R`s da sustentabilidade, também sugerem novas ideias de como cuidar da escola e do meio ambiente, provocando, assim, o jogador refletir sobre novas atitudes no ambiente em que ele habita. A partir da enquete podemos verificar que os alunos realmente aprovaram o jogo e o avaliaram positivamente, reconhecendo a importância das missões de sustentabilidade.

Alunos

Anderson Gabriel Ulbrich dos Santos
Érica Lopes de Almeida
Gabriel Fereira Schmitt
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Renata Garcia Marques

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Belchior Marques Goulart
São Leopoldo /
  São Leopoldo –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Anderson Gabriel Ulbrich dos Santos
Érica Lopes de Almeida
Gabriel Fereira Schmitt
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Renata Garcia Marques

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Belchior Marques Goulart
  São Leopoldo –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: