EnglishPortugueseSpanish

Tem diferença?

Resumo do projeto

Tem diferença? Vivendo uma época diferenciada, tempos de pandemia, algumas propostas foram enviadas de forma remota, para complemento das aprendizagens, no período em que as crianças eram atendidas na forma híbrida. Uma dessas propostas tinha como objetivo formar um quebra-cabeça do nome. Essa proposta foi levada em sala de aula para dar início à confecção do quebra-cabeça, quando uma grande polêmica surgiu quanto ao bichinho que ali estava representado. “O que é isso?” Muitas respostas surgiram: minhoca, lagarta, centopeia. Esse fato levou ao estudo das diferenças entre esses animais citados, a fim de identificar cada um, bem como suas características. O estudo do projeto iniciou com a observação e análise de cada animal separadamente. As investigações iniciaram por meio de livros da biblioteca da escola, fotos e vídeos pesquisados na internet, junto das crianças, e projetados em tamanho maior na parede. O primeiro animal em pesquisa foi a lagarta. Imagens de diversos tipos de lagartas foram apresentadas. Através de vídeos ilustrativos conseguimos ver o processo da metamorfose da lagarta que vira borboleta, observando desde a borboleta colocando ovos em folhas, de onde nascem as lagartinhas, que se alimentam de folhas. Após formam o casulo, que depois de algum tempo descansando, ganha outra coloração, até que enfim sai a borboleta. Conseguiram também perceber o que elas comem, fato pelo qual vivem em meio a folhagens, arbustos, árvores, enfim, onde possam encontrar seu alimento. O estudo aprofundado da centopeia se deu a partir da observação e análise do bichinho através de lupa. Foram encontradas centopeias na casa da professora entre restos de lenha, que foram levadas em recipiente para observação. Além disso, foi encontrada uma centopeia no pátio da escola por uma professora de outra turma. Puderam observar detalhadamente seus inúmeros pezinhos magros e compridos, seu corpo formado por anéis e suas anteninhas na cabeça. A confecção de centopeias com caixas de ovos resultou em lindas obras de arte. Para fixar os conhecimentos sobre a minhoca, foram procurá-las nos arredores da escola. As mesmas foram exploradas com as mãos, segurando-as para sentirem a textura do corpo, e as analisaram bem de pertinho com a lupa. Também foram colocadas sobre a terra para perceberem a forma como se movimentam elasticamente para conseguirem se enterrar. Estudar sobre as diferenças e características desses animais resultou nesse lindo projeto, com inúmeras aprendizagens e a percepção de que além de diferenças, possuem algumas semelhanças entre eles. Foi prazeroso, divertido e enriquecedor, além de encorajador, estudar esses animais nesse projeto, considerando que algumas crianças tinham medo de minhoca e agora seguram elas e querem cuidá-las quando encontradas no dia-a-dia, como já aconteceu na escola enquanto brincavam no pátio e na praça. As borboletas encontradas no dia-a-dia são acolhidas com muito afeto, fazendo questionamentos sobre seu passado, como por exemplo, “A lagarta virou em você?”, como uma das crianças falou quando viu uma borboleta enquanto brincavam no pátio. São pequenos gestos que comprovam o quanto foi significativo esse estudo. Palavras-chave: diferença, minhoca, lagarta, centopeia, estudo, observação, crianças.

Alunos

Nicolas Schuster Weber
Felipe Goetz Bayer
Helena Schaedler Erbes
Cecília Schaedler Erbes

Orientadores

Adriana Schoulten
Fernanda Juchem Bohn

Instituição

Mostra Científica de Tupandi
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago
Tiago
3 anos atrás

Sensacional! Parabéns!
Tiago Aquino (Paçoca)

0
Rejane Klein Ledur
Rejane Klein Ledur
3 anos atrás

Parabéns Profes e alunos. Lindo projeto 😍👏👏👏

0
Rita Inês Luft
Rita Inês Luft
3 anos atrás

Parabéns aos alunos e professores pelo lindo projeto!

0

Alunos

Nicolas Schuster Weber
Felipe Goetz Bayer
Helena Schaedler Erbes
Cecília Schaedler Erbes

Orientadores

Adriana Schoulten
Fernanda Juchem Bohn

Instituição

Mostra Científica de Tupandi
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
3
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: