EnglishPortugueseSpanish

TÊM HISTÓRIAS SOBRE LIBRAS NO 2º ANO A

Resumo do projeto

Os alunos do 2° Ano-A demonstraram curiosidade para aprender sobre Libras, a partir de experiências trazidas por um colega da sala, de uma situação familiar. Como a turma está em processo de alfabetização, o colega contava como eram as letras em Libras e demonstrava alguns sinais que conhecia, despertando interesse e curiosidade nos demais. Foi desenvolvido um trabalho sobre as diferenças e, nesse contexto, o colega fez relatos sobre a convivência com a familiar surda. A partir daí surgiu a motivação do trabalho. As crianças do 2° Ano, ao serem questionadas sobre o que queriam aprender sobre esse tema, disseram que queriam saber como surgiu a Libras. Além disso, sempre se mostraram atraídas e dispostas a aprender mais sinais dessa língua. Foi organizado o projeto com diversificadas ações para alcançar os objetivos, que foram: entrevista com a pessoa surda, Senhora Angélica Wames; interação com a professora de escola especial, Senhora Catiane da Silva; pesquisa em textos e vídeos sobre a história da Libras e da língua de sinais de modo geral; confecção de cartaz ao longo do projeto com fotos dos alunos executando os sinais que foram aprendendo nesse processo; trabalhos com alfabetos e números em Libras; uso de aplicativo de celular para pesquisa de sinais; releitura de imagem; vídeo com uma história infantil que tinha como personagem principal uma criança muda; realização de registros das aprendizagens. As crianças entenderam que a Libras é uma língua oficial, gestual-visual, usa sinais e expressões corporais para que a comunicação possa acontecer, e não apenas os dedos como pensaram inicialmente. Reconheceram que não foi criada sem querer, mas sim intencionalmente. Concluíram que a Libras teve inspiração na Língua Francesa de Sinais, que surgiu a partir dos estudos do educador francês Charles Michel l’Épée, que desenvolveu um método de comunicação usando sinais gestuais, junto às crianças surdas que viviam em seu abrigo e fundou a primeira escola de surdos do mundo, o Instituto Nacional de Surdos-mudos, em Paris. No Brasil, a língua de sinais chegou através de um convite do Imperador D. Pedro II ao reconhecido professor francês Ernes Huet, ligado ao instituto francês, para fundar um instituto que atendesse pessoas surdas aqui no país. A partir da fundação desse instituto, o INES- Instituto Nacional dos Surdos, foi criada a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais. Hoje é uma língua oficial, amparada por lei. Conheceram e experimentaram muitos sinais de Libras no percurso do projeto e entenderam que é preciso respeitar as diferenças e aprender em todas as oportunidades que surgem na vida. Palavras-chaves: Libras; história; sinais; aprendizagem; respeito.

Alunos

GUSTAVO WAMES PEREIRA
LAURA ZIMMER RADEMANN
MURILO DA SILVA DE ALMEIDA
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

ADRIANA LOUREIRO

Instituição

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ
São Sebastião do Caí /
  São Sebastião do Caí –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Janaína Flores
Janaína Flores
10 meses atrás

Projeto lindo!!! Parabéns Prô e alunos!!!

3+
Márcia Flores Siqueira
Márcia Flores Siqueira
10 meses atrás

Parabéns à professora e aos alunos envolvidos nesse projeto encantador e repleto de significado!!! Sucesso!!! Vocês merecem!!!

2+
Luana
Luana
10 meses atrás

Parabéns pelo projeto!!!

3+
Elisete Carvalho da Silva
Elisete Carvalho da Silva
10 meses atrás

Parabéns pelo projeto!

1+
Zaira
Zaira
10 meses atrás

Parabéns pelo belo projeto!!! Parabéns Adriana Loureiro pela dedicação e pelo entusiasmo. E parabéns pelo vídeo e essas crianças maravilhosas!

2+
Thalia Gonçalves
Thalia Gonçalves
10 meses atrás

Parabéns pelo projeto 👏🏻👏🏻👏🏻

2+
Zuleika Maria Hillesheim
Zuleika Maria Hillesheim
10 meses atrás

Parabéns! Este é o caminho de futuro promissor.

2+
Andréa Flores Berwanger
Andréa Flores Berwanger
10 meses atrás

Lindo projeto! Parabéns crianças e Prô!

2+
Cinara Moreno
Cinara Moreno
10 meses atrás

QUE COISA MAIS LINDA! ENCANTADA COM ESTE PROJETO!

2+
Marlise Heck Becker
Marlise Heck Becker
10 meses atrás

Parabéns!

2+
Ilosete Pereira de Oliveira
Ilosete Pereira de Oliveira
10 meses atrás

Parabéns á todos os envolvidos,é um projeto muito importante,aonde se conscientiza principalmente o respeito e mostrar q somos todos iguais , respeitando e também aprendendo,PARABÉNS pros alunos q deu um show pra nós sobre este assunto 👏👏👏👏❤💙💙😘

3+
Luciana Ferreira
Luciana Ferreira
10 meses atrás

Parabéns! Lindo projeto 👏

1+
Juliane fontoura
Juliane fontoura
10 meses atrás

Parabéns pelo projeto 👏

1+
Maruza
Maruza
10 meses atrás

Boa sorte

1+
Mileidy ferrer
Mileidy ferrer
10 meses atrás

Lindo projeto, parabéns

0
Silvana Machado
Silvana Machado
10 meses atrás

Parabéns pro Gustavo, que teve essa iniciativa, menino de ouro 👏🏻👏🏻😘

0

Alunos

GUSTAVO WAMES PEREIRA
LAURA ZIMMER RADEMANN
MURILO DA SILVA DE ALMEIDA
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

ADRIANA LOUREIRO

Instituição

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ
  São Sebastião do Caí –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
16
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: