EnglishPortugueseSpanish

UÉ! CADÊ MEU RABO?

Resumo do projeto

O presente trabalho, foi realizado com a turma do 2° ano da Escola Municipal Ensino Fundamental Leopoldo Guilherme Ewerling, na localidade de Campestre, em são José do Hortêncio. O objetivo foi compreender sobre as características da lagartixa, principalmente porque perdem o seu rabo. Decidimos fazer este projeto, pois estão aparecendo muitas lagartixas na escola. E durante uma brincadeira na hora do recreio, estávamos brincando no saguão da nossa escola com os colegas da turma do 1°ano. Durante as brincadeiras, um dos colegas da nossa turma deu um grito chamando a atenção da professora e dos outros colegas. Pensando que tivesse acontecido alguma coisa a professora correu em sua direção para ver o que era. E lá estava ele observando uma lagartixa, que estava sem um pedacinho do seu rabo. O colega logo perguntou para a professora porque eles comiam o seu rabo? A turma em volta ficou bastante intrigada e também começaram a perguntar, fazendo assim surgir este projeto da lagartixa. Realizamos diversas atividades como, roda de conversa sobre o que já sabíamos e sobre o que queríamos descobrir; Vídeos sobre a alimentação das lagartixas e sobre os benefícios para natureza e ao ser humano; Vídeo: O show da Luna “ cola de lagartixa”; Hora do conto “O segredo da lagartixa”; atividades matemáticas, músicas e outras atividades pedagógicas; Visitação ao CEAMI (Centro de Educação Ambiental do Município de Ivoti) e montagem de um ninho para os ovinhos; após as pesquisas e observações não só esclarecemos nossas dúvidas, mas também enriquecemos nosso conhecimento. Dessa forma, percebemos a necessidade da conscientização de não matar as lagartixas pois elas são protetoras dos nossos lares, porque se alimentam dos animais indesejados que prejudicam a vida humana trazendo muitas doenças. Finalizamos nosso trabalho entendendo o processo da autotomia do rabo, sendo este uma defesa da lagartixa para com seus predadores e também aprendemos sobre a escalagem das lagartixas na parede, processo este que tem microestruturas nas patinhas que se atraem com a superfície como imãs fazendo a lagartixa grudar e conseguir subir em todas as superfícies. Palavras- Chaves: lagartixa, rabo, características.

Alunos

Helena Cassel Bender
Milena Becker Castro
Rafaelly Silva de Souza
Vitória Fernandes Conferi

Orientadores

Ester Cristina Krummenauer Trierweiler

Instituição

Leopoldo Guilherme Ewerling
São José do Hortêncio /
  São José do Hortêncio –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Djenifer V. Scharp
Djenifer V. Scharp
3 dias atrás

Parabéns turminha do 2° ano, muito bacana o trabalho de vocês !

3+
Ola
Ola
3 dias atrás

Parabéns

0
Last edited 3 dias atrás by Ola
°`°
°`°
3 dias atrás
Reply to  Ola

A mensagem de cima é falsa ela foi alterada

0
Roselaine
Roselaine
2 dias atrás

Parabéns, belo trabalho!

0

Alunos

Helena Cassel Bender
Milena Becker Castro
Rafaelly Silva de Souza
Vitória Fernandes Conferi

Orientadores

Ester Cristina Krummenauer Trierweiler

Instituição

Leopoldo Guilherme Ewerling
  São José do Hortêncio –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
4
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: