EnglishPortugueseSpanish

Um corpo que pulsa. Um corpo que fala. O corpo que habito!

Resumo do projeto

A pesquisa “Um corpo que pulsa. Um corpo que fala. O corpo que habito!” partiu de questionamentos e interesses das próprias adolescentes pesquisadoras. Uma delas, uma menina trans, tinha a necessidade de compreender seu próprio corpo e processo de transição de gênero. Dentro de uma escola municipal do interior de Taquara, no Rio Grande do Sul, a partir de conversas com os professores orientadores – sendo um deles também trans – surge a ideia de transformar as questões de vida em problema de pesquisa. O tema central, pessoas trans – especificamente as dificuldades que estas têm com seus corpos – aqui é tratado com respeito e afeto, visto que elas são sujeitos destes conhecimentos. A fim de identificar as maiores dificuldades das pessoas trans, com idades entre 15 e 50 anos, com o corpo que habitam, criou-se um formulário a ser aplicado na rede social Instagram. Com adesão de 225 pessoas respondentes, o questionário confirmou o que se esperava sobre as dificuldades de aceitação familiar, ingresso no mercado de trabalho, acesso a hormonização e cirurgias pelo SUS e disforia. Estas informações também se confirmaram nas coletas de dados junto a órgãos públicos de saúde locais, entrevistas com profissionais trans, rodas de conversa com ativistas e leitura de artigos sobre os temas de interesse. Os depoimentos enviados voluntariamente no formulário são exemplos do quanto as pessoas trans no Brasil ainda são muito discriminadas em diversos âmbitos, além de confirmarem a importância das redes de apoio e políticas públicas para esta população. O projeto de pesquisa abre espaços de diálogo e compartilhamento de informações a respeito de transexualidade e transição de gênero. Em lugares onde as pessoas trans ainda são consideradas “corpos estranhos”, trabalhos como este são um passo à frente em busca do respeito a todos os corpos e às diversas maneiras de habitá-los.

Alunos

Sabrina Barbosa da Silva
Beatriz Gotardo da Rosa
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Crisna Sperb Haubert

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer
Taquara /
  Taquara –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edrimara
Edrimara
1 ano atrás

Parabéns pelo projeto, muito bom!!

8+
Mariele
Mariele
1 ano atrás

Ótimo trabalho, parabéns!

3+
Kelly Pereira
Kelly Pereira
1 ano atrás

Lindo trabalho!

0
Monika Maier
Monika Maier
1 ano atrás

Projeto lindo que dá visibilidade a tantas pessoas com suas emoções e expressões! Pesquisa audaciosa, tao lindamente apoiada. É pura resistência na ciência. Valeu garotas!

1+
Fabiane Asquidamini
Fabiane Asquidamini
1 ano atrás

muito bacana, parabéns!!

0

Alunos

Sabrina Barbosa da Silva
Beatriz Gotardo da Rosa
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Crisna Sperb Haubert

Instituição

Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer
  Taquara –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
5
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: