EnglishPortugueseSpanish

VLiN Coffee – BASTÃO ESFOLIANTE DE BORRA DE CAFÉ

Resumo do projeto

O tema gerador do projeto foi a aplicação da borra de café, um resíduo sólido sem valor comercial, proveniente da infusão com água fervente para o preparo da tradicional bebida, podendo ser obtida nas residências por grande parte da população, assim como em estabelecimentos comerciais e indústrias. Este resíduo apresenta um grande potencial de aproveitamento principalmente devido a sua granulometria, desempenhando a função de agente esfoliante ajudando a remover a sujidade e as células mortas da pele, podendo aumentar o fluxo sanguíneo. Assim, o objetivo geral do estudo é desenvolver um esfoliante em bastão, cosmético muito utilizado pela geração Z, que tenha textura, aparência e aroma aceitáveis adicionando o máximo possível de resíduo de borra de café para substituir o microplástico de sua composição. Os microplásticos são potencialmente poluentes e podem chegar à natureza por intermédio do enxágue de cosméticos. Uma vez no ambiente, os microplásticos são extremamente difíceis de remover. Eles poluem nossos oceanos, rios e solo e são ingeridos por animais marinhos, infiltrando-se na cadeia alimentar. A conscientização sobre o problema dos microplásticos tem aumentado, e governos, empresas e população estão tomando medidas para reduzir sua produção e consumo. Isso inclui a proibição de microplásticos em produtos de cuidados pessoais. Para a produção do bastão esfoliante, inicialmente foi necessário desidratar o resíduo de borra de café, obtendo-se um rendimento de 30%, e selecionar uma fórmula padrão inicial. Foi necessário o uso de equipamentos com maior precisão, auxílio de peneiramento e molde específico para o formato bastão. Analisando as seis formulações elaboradas, com alteração de ingredientes, quantidades e aprimoramento do processo foi escolhido o teste F6 (utilizando em sua composição 7% de resíduo de borra de café) como produto final baseado em sua aparência visual, quantidade e distribuição das partículas de café, menor oleosidade e aroma característico. Por fim, foi desenvolvida uma embalagem por impressão 3D para o esfoliante em bastão obtido utilizando na composição de seu filamento 5% de concentrado de película prateada (resíduo oriundo da torra final dos grãos de café). Percebeu-se a necessidade de uma marca para o bastão esfoliante, o produto foi denominado VLiN Coffee inspirado no nome das três autoras deste projeto, utilizando suas iniciais. Também foi levado em conta sua sonoridade que lembra ‘’skin’’ e ‘’clean’’, palavras muito utilizadas na indústria do cosmético e que significam exatamente a função desse produto esfoliante. A marca foi indicada na parte frontal da embalagem para poder ser vista com mais facilidade e na tampa foram impressos grãos de café simbolizando o resíduo utilizado neste estudo. Com base nos resultados obtidos até o momento acredita-se que o resíduo de borra de café poderia substituir o microplástico na composição do esfoliante.

Alunos

Luiza Lacerda Lahnit
Vitória Meirelles Trisch Ricardo
Nicoli Trocourt de Jesus
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Vera Lúcia Metz de Souza

Instituição

Colégio Evangélico Divino Mestre
São Leopoldo /
  São Leopoldo –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rberto
Rberto
10 meses atrás

Que mira bobo!

3+
Luciana
Luciana
10 meses atrás

Parabéns pela iniciativa, sem dúvida esta geração tem muito a nos surpreender.
Fantástico!

2+
Gabriela Cury
Gabriela Cury
10 meses atrás

Parabéns meninas pela ideia e desenvolvimento do projeto! Substituir a utilização de microplásticos por componente orgânico dá relevância ao projeto e ao produto devido ao impacto socioambiental. O mundo precisa de ações como esta! Por mais jovens cientistas! Por mais mulheres na ciência! Sucesso! Que vocês jamais deixem de acreditar nos seus potenciais!

0

Alunos

Luiza Lacerda Lahnit
Vitória Meirelles Trisch Ricardo
Nicoli Trocourt de Jesus
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Vera Lúcia Metz de Souza

Instituição

Colégio Evangélico Divino Mestre
  São Leopoldo –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Modalidades

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Educação Infantil

Categoria EJA

Ensino Fundamental

Categoria 3

7º ao 9º ano do EF

Categoria 2

4º a 6º ano do EF

Categoria 1

1º ao 3º ano do EF

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
3
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: