O presente projeto de pesquisa intitulado como “Zoológico de afetos: o poder terapêutico dos animais” tem como objetivo descrever o(s) efeito(s) da presença e interação com os animais na saúde emocional das pessoas. O tema surgiu a partir da série “Dude, o cãopanheiro” da Netflix, cujos episódios foram assistidos nas aulas de Ciências e nas tardes de recreio chuvosas. Para desenvolver este trabalho, primeiro, assistimos, analisamos e debatemos a série “Dude, o cãopanheiro” da Netflix. Em seguida, realizamos uma pesquisa bibliográfica em textos e dados na internet sobre os animais como apoio emocional. Logo, visitamos um local que adota a terapia emocional com animais, equoterapia. Por fim, criamos um banner e apresentamos o projeto na 6ª Feira do Conhecimento de nossa escola, Capital do Saber. Nossas hipóteses foram confirmadas, pois os animais entendem e percebem os sentimentos dos seus tutores a partir do comportamento humano; a interação com os animais é sim capaz de reduzir o grau de ansiedade, depressão e estresse; a participação em programas terapêuticos com animais pode melhorar o humor, trazer conforto, felicidade, diversão, animação e segurança, promovendo a sensação de bem-estar e até mesmo novas amizades. Eles têm patas, focinho, asas, pelo, rabo, bigode e/ou casco: gato, cachorro, coelho, pássaro, cavalo e tartaruga não são apenas animais, são proteção, apoio, amizade e família. A relação estabelecida entre o ser humano e os animais, a partir do contato físico, pode ajudar a estimular os níveis de serotonina, um neurotransmissor que é essencial para a regulação dos níveis de humor, gerando felicidade e diminuindo os níveis de estresse e ansiedade. Os pets também ajudam a lidar com a depressão, colaboram para a redução da timidez, facilitam a socialização, contribuem para a saúde física e ajudam as crianças a se tornarem mais responsáveis, afetivas, carinhosas e até mesmo focadas. Na equoterapia, são trabalhadas as emoções dos frequentadores, procurando a melhora de estados de ansiedade, depressão, traumas da infância, concentração, transtorno, além de oferecer momentos de diversão e também treinamento para quem desCategoria EJA aprender a andar a cavalo e laçar. Uma das descobertas mais interessantes foi conhecer as diferentes funções que os cavalos desempenham na terapia, o que demonstra a versatilidade desses animais e sua capacidade de se adaptarem às necessidades emocionais específicas de cada pessoa. No Brasil, ainda não há uma regulamentação a nível de lei federal que permita a entrada de animais de apoio emocional em locais de uso coletivo, apenas a lei sobre o cão-guia, mas, com esta pesquisa, é possível responder nosso problema, visto que a interação com animais afeta de maneira positiva e significativa o bem-estar emocional das pessoas.
Palavras-Chave: animais, terapia, bem-estar.
Parabéns crianças pela pesquisa, os animais tem muita influência positiva na vida das pessoas são exemplos de empatia e aceitam com facilidade as diferenças, sabem doar amor, o que facilita e ajuda muito as pessoas, pois em geral essa é uma grande carência humana, saber amar sem distinção. Achei lindo o projeto, e acredito muito na influência dos animais no bem estar das pessoas e em especial, em tratamentos terapêuticos.
Ótimo tema! Importantíssimo trazer a conscientização da importância dos animais na saúde emocional das pessoas e buscar cada vez mais valoriza-los! Parabéns!
Que linda pesquisa! Sem duvidas os animais influenciam nas nossas emoções, tornando os nossos dias mais leves e os ambientes mais felizes, sendo nos humanos beneficiados por esses momentos!
Acredito que os animais são fundamentais no processo terapêutico!
Parabéns crianças! Sucesso!
Parabéns crianças!!!
Que lindeza de projeto! Me emocionei!
Parabéns pela apresentação e pela pesquisa !
Trouxeram um assunto tão importante é tão legal .
Parabéns lindo projeto
Parabéns alunos pela linda pesquisa e apresentação 👏👏👏
Lindo projeto!! Parabéns 5@ ano! Parabéns professoras orientadoras!
Um projeto bem interessante
Os animais contribuem positivamente na cura das pessoas
Eles atualmente sao mais um integrante da família
Parabéns pela escolha desse projeto é uma inovação