EnglishPortugueseSpanish

A Alfabetização Lúdica para Crianças com TDAH

Resumo do projeto

Neste projeto, o principal objetivo é auxiliar na alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) das séries iniciais do ensino fundamental, através da adaptação de jogos já existentes, que são utilizados nas escolas e nas terapias ocupacionais. Buscando assim, uma nova proposta de aprendizado, para que seja mais lúdica e interessante, ajudando no rápido desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças dessa nova geração tecnológica. Entende-se que o TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento, caracterizado por um início precoce (geralmente durante os cinco primeiros anos de vida), afetando mais de 5% das crianças brasileiras. O TDAH ainda é pouco conhecido, gerando dúvidas e preconceitos. Sem o devido acompanhamento, o transtorno afeta o desenvolvimento pessoal, social, acadêmico e profissional dos indivíduos. Para a obtenção de maiores conhecimentos, entrevistamos uma psicopedagoga e uma terapeuta ocupacional, que nos explicaram vários processos na aprendizagem, como o funcionamento das terapias ocupacionais com crianças com o transtorno e também reforçou a importância do brincar e de jogos que contém luzes no processo de alfabetização. Visitamos a sala de recursos da EMEF Presidente Kennedy, do bairro Lago Azul em Estância Velha, para saber como esse trabalho é feito e como funcionam esses acompanhamentos em sala de aula. Inicialmente aplicamos o jogo de tabuleiro “Lince”, que exercita a rapidez e o raciocínio lógico, com três crianças da terceira série, dessa mesma escola, que possuem o transtorno aqui estudado. Analisamos assim, o comportamento enquanto jogavam, bem como o desempenho e a visão das crianças sobre essa atividade. A partir disso, desenvolvemos o protótipo, que fundamenta-se em um tabuleiro com figuras diversas, cada uma com seu respectivo nome e determinada cor de LED, há peças contendo o número de sílabas e dicas que correspondem às figuras. Com o objetivo de adicionar estímulos visuais, desenvolvemos circuitos com um Reed Switch abaixo do espaço reservado para cada peça, criando uma sequência de luzes, para sinalizar o acerto quando for encaixado o número de sílabas correspondente a figura que está no tabuleiro. Para obtenção de resultados práticos, aplicamos o protótipo do jogo construído nos mesmos alunos da EMEF Presidente Kennedy e tivemos um retorno muito positivo, em comparação com os testes do jogo convencional, notamos uma grande evolução na concentração, persistência e interação entre eles. O acender dos LED`s e o aumento no tamanho das figuras manteve-os motivados a jogar. Mostrando um funcionamento satisfatório do circuito eletrônico e um comando eficiente, apresentando-se de forma lúdica, além de proporcionar máxima interação com o jogador. Contribuindo assim, na alfabetização de crianças com TDAH e reforçando todos os benefícios trazidos por jogos sensórios-motores e de combinações intelectuais.

Alunos

Nathália Patzlaff
Camille Rauber Salles
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Diego Ramos Moreira

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Novo Hamburgo /
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudia
Claudia
10 meses atrás

Achei Muito interessante alguém se importar com essa questão da alfabetização para crianças com transtornos, déficit, síndromes… o aprendizado é para todos e escola também! Incluir é ter empatia, respeito e amor ao próximo! Parabéns pela iniciativa e preocupação!

0

Alunos

Nathália Patzlaff
Camille Rauber Salles
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Diego Ramos Moreira

Instituição

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  Novo Hamburgo –  
  RS –
  Brazil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
1
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: