EnglishPortugueseSpanish

A inclusão no ensino da Química: elaboração de materiais didáticos a partir da perspectiva deum aluno com transtorno do espectro Autista e TDAH

Resumo do projeto

Considerando a complexidade do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e os desafios associados ao ensino de Química, acredita-se que a implementação de estratégias pedagógicas específicas e materiais didáticos adaptados pode melhorar significativamente o engajamento, compreensão e desempenho dos alunos com TDAH nessa disciplina. Investigar a viabilidade e eficácia de utilizar materiais recicláveis na fabricação de papel indicador de pH, visando sua aplicação como ferramenta educativa para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade em atividades práticas de laboratório. Para iniciar o projeto, foram preparados extratos de substâncias indicadoras de pH utilizando repolho roxo, hibisco, açaí, casca de jabuticaba, casca de uva, palmeira juçara e amora. Cada material foi processado com de água, filtrado e rotulado como “Extrato Puro” ou diluído (1:1) como “Extrato Diluído”. Papéis toalha usados no laboratório foram cortados, embebidos nos extratos por 24 horas, processados em um moinho de facas na proporção de 1/3 papel para 2/3 extrato, e deixados em repouso. A mistura foi prensada para fazer o papel indicador. A massa restante foi misturada com cola branca para criar uma vareta de pH. A eficiência foi testada com reagentes ácidos, básicos e neutros, observando mudanças de cor. Foram coletadas quatro amostras de solo (terra vermelha, terra preta, cinza e areia), separadas e rotuladas. Utilizando 10 g de solo em funis com papel de filtro, 50 ml de extrato foi adicionado a cada amostra, sem agitar. Os resultados foram registrados fotograficamente. Ao relacionar esses conceitos com a fabricação de materiais didáticos para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a utilização de materiais recicláveis na produção de papel indicador de pH, identificamos uma abordagem inovadora e acessível para o ensino de ciências. Essa integração entre ciência, educação inclusiva e sustentabilidade não apenas promove a compreensão dos alunos sobre os temas abordados, mas também os envolve em práticas criativas e conscientes.

Alunos

Elias Tonial Correia
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Dionéia Schauren

Instituição

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre
Toledo /
  Toledo –  
  PR –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Elias Tonial Correia
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Dionéia Schauren

Instituição

Colégio Estadual Jardim Porto Alegre
  Toledo –  
  PR –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: