EnglishPortugueseSpanish

A Literatura Infantil como um recurso dentro dos projetos de pesquisa na abordagem Reggio Emilia – Uma pesquisa-ação na pré-escola da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Resumo do projeto

Nesta investigação, iniciada no ano de 2023, buscou-se realizar uma pesquisa-ação, com o tema literatura infantil, com professores da pré-escola da EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, colocando esta como uma recurso para os projetos de pesquisa dentro da abordagem Reggio Emilia. Esse tema foi motivado por uma investigação feita pela pesquisadora em 2022, que mostrou a importância da literatura na primeira infância para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, o que gerou a necessidade de encontrar uma maneira atrativa para trabalhar a literatura com as crianças, consequentemente ampliando seu contato com esse recurso. O trabalho foi norteado pela seguinte questão-problema: A literatura infantil, sendo usada como um recurso para os projetos de pesquisa dentro da abordagem Reggio Emilia, é atrativa para as crianças da pré-escola da EMEB Dr. Liberato? Dessa forma, o objetivo da investigação é estimular o contato das crianças da pré-escola da EMEB Liberato com a literatura infantil, por meio de sua utilização como um recurso dentro dos projetos de pesquisa na abordagem Reggio Emilia. Além disso, objetiva-se comprovar ou não que, apesar de não ser o convencional, a literatura infantil pode ser usada como um recurso para os projetos de pesquisa na abordagem Reggio Emilia, fazendo um pluralismo metodológico; observar quais são as interações realizadas pelas crianças durante o projeto enquanto a literatura infantil é apresentada; entender também se benefícios são trazidos para o desenvolvimento infantil quando se trabalha com literaturas ao longo do projeto na abordagem Reggio; observar se é interessante para as crianças utilizarem suas linguagens gráficas para fazer o registro das leituras; capacitar os professores para utilização da literatura infantil como um recurso para os projetos dentro da abordagem Reggio Emilia na pré-escola da EMEB Liberato, por meio de formações, possibilitando que as crianças tenham acesso à uma abordagem na qual a literatura seja trabalhada de maneira atrativa; tornar as crianças protagonistas de sua aprendizagem, sendo suas dúvidas e curiosidades o centro e o ponto principal de todo o processo, assim conseguindo responder suas próprias questões por meio da pesquisa. Para realizar a investigação foi feita uma pesquisa-ação com as professoras da pré-escola do Liberato, as quais, após formações semanais realizadas pela pesquisadora, fizeram a aplicação da abordagem utilizando os livros infantis como um recurso para os projetos nas perspectivas de Reggio Emilia. Além disso, o projeto também contou com uma entrevista semi-estruturada, tendo como sujeito uma professora que atua em Reggio Emilia. A partir dos registros das professoras, dos relatos, da documentação pedagógica e da entrevista semi-estruturada foi possível fazer uma análise qualitativa. Concluiu-se que, assim como tinha-se estabelecido nas hipóteses, apresentar os livros como um recurso para as pesquisas nas perspectivas de Reggio é atrativo para as crianças da pré-escola, as quais se interessam pelas literaturas do projeto justamente por estas trazerem temas de interesse e respostas para curiosidades, consequentemente ampliando o contato com esse recurso. Além disso, com a aplicação desse pluralismo metodológico, unindo literatura infantil aos projetos de pesquisa, as crianças conseguiram responder suas próprias dúvidas de forma autônoma, colocando-se como protagonistas no processo de aprendizagem e desenvolvendo habilidades como a criatividade, a imaginação, o senso crítico, a oralidade, a capacidade de síntese, o letramento e o trabalho em equipe.

Alunos

Mel Neumann da Silveira
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Osmar Antonio Cerva Filho

Instituição

EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Deise
Deise
1 mês atrás

Parabéns pelo projeto

0
Izabel
Izabel
1 mês atrás

Parabéns pela escolha do tema e pela metodologia de pesquisa. Acredito muito na pesquisa-ação.

0

Alunos

Mel Neumann da Silveira
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Osmar Antonio Cerva Filho

Instituição

EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
2
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: