EnglishPortugueseSpanish

Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense

Resumo do projeto

No Brasil, a história da educação está intrinsecamente ligada à presença dos jesuítas, que desempenharam um papel muito importante. Além disso, educação é um dos principais instrumentos de formação do ser humano, desde a alfabetização até o conhecimento de mundo. Por isso, é de extrema importância buscar entender como o sistema de ensino brasileiro surgiu e se constituiu ao longo dos séculos. Portanto, conhecer as origens da nossa educação é fundamental para a compreensão e entendimento de como ela funciona e quais aspectos foram transformados e modificados com o passar do tempo. A Companhia de Jesus foi fundada em 1540 no continente europeu, no contexto das reformas religiosas, de modo que com o surgimento das religiões, a igreja católica buscou nessa ordem jesuíta uma maneira de disseminar a fé católica. desde sua chegada ao Brasil em 1549, a Companhia de Jesus se comprometeu na realização de missões visadas a espalhar a religião católica. Um exemplo disso são as primeiras instituições escolares fundadas pelos jesuítas, chamadas de missões ou reduções. O ensino dos jesuítas era baseado no Ratio studiorum, que era um sistema educacional baseado nos preceitos religiosos cristãos e que regia o ensino jesuíta, sendo utilizado como exemplo para a educação e catequização, porém atualmente não é mais seguido. Todavia, ele serviu de base para os métodos pedagógicos atuais, que evidenciamos nas instituições escolares. Desse modo, percebe-se grande presença de aspectos religiosos nesse setor da sociedade, mostrando que a educação contemporânea carrega diversos traços de origem religiosa cristã. Ao investigar essa influência, podemos obter dados valiosos sobre a história da educação e como as práticas educacionais evoluíram ao longo do tempo. Em suma, a pesquisa permite explorar a história da educação, investigar práticas pedagógicas e compreender como o legado dos jesuítas continua a moldar a educação atual. Tendo em vista tal contexto, o projeto tem como objetivo avaliar como a presença dos jesuítas influenciou a educação do Rio Grande do Sul, além de analisar a contribuição jesuíta para a criação das primeiras escolas, identificar as metodologias que eram utilizadas por eles para o ensino e catequização e visualizar como funcionam os colégios jesuítas atualmente. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado, em um primeiro momento, um minucioso exame da literatura existente sobre as atividades dos jesuítas no Brasil, com um maior foco nas influências e impactos na região Sul do país. Essa prática foi realizada com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre as raízes da educação no estado e destacar as diversas estratégias é métodos educacionais empregados ao longo desse processo histórico. Além disso, foi realizada uma detalhada análise de uma seleção das declarações “cartas jesuítas”, correspondência utilizada pelos jesuítas como meio de comunicação com a metrópole portuguesa, a fim de fornecer atualizações detalhadas e relatórios sobre as condições e acontecimentos sobre o panorama social, econômico e religioso da colônia brasileira. Por fim, foi realizada um estudo, por meio dos meios de informações digitais e redes de comunicação de escolas jesuítas atuais do Estado, passando por uma análise aprofundada sobre a dinâmica atual da educação jesuítica contemporânea, e identificação de elementos e princípios que persistem na prática educacional, legados das primeiras instituições jesuítas. Ao final da pesquisa, com base nos resultados obtidos, pode-se enfatizar que, desde o seu estabelecimento fundamental pelo padre Santo Inácio de Layola, a Companhia de Jesus tem se manifestado de maneira contundente, reafirmando um compromisso significativo não apenas com a destacada missão de transmitir saberes e informações da fé católica, mas também com o engajamento na disseminação do conhecimento científico, humanístico e na promoção dos valores e princípios cristãos. Palavras chave: pedagogia, jesuítas, educação

Alunos

Pedro Henrique Rossi
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Janine Bendorovicz Trevisan

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves
Bento Gonçalves /
  Bento Gonçalves –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Alunos

Pedro Henrique Rossi
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Janine Bendorovicz Trevisan

Instituição

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves
  Bento Gonçalves –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: