EnglishPortugueseSpanish

Análise da extração de corantes naturais e aplicabilidade na alimentação humana.

Resumo do projeto

Análise da extração de corantes naturais e aplicabilidade na alimentação humana Murilo Ebel Serpa (aluno apresentador), Sara Bessob do Nascimento (aluna apresentadora), Alessandra Faedrich Martins Rosa1 (orientadora) Resumo O propósito deste trabalho é produzir corantes de origem natural com potencial de substituição aos corantes artificiais. Especificamente, busca-se: (i) testar o efeito de pigmentação de corantes produzidos a partir de vegetais, hortaliças e cascas; (ii) comparar a aplicabilidade de corantes naturais e artificiais no preparo de alimentos; (iii) verificar a eficiência e o rendimento dos processos de extração; e (iv) elencar os benefícios e malefícios do uso de corantes (naturais e artificiais) na rotina alimentar. Corantes são substâncias adicionadas ao alimento que conferem, intensificam ou restauram a sua cor, podendo ser obtida natural ou artificialmente. A pesquisa justifica-se pela necessidade de atentar aos malefícios dos corantes artificiais, tendo em vista suas propriedades toxicológicas prejudiciais à saúde humana, sendo um dos seus efeitos nocivos mais evidentes as diferentes reações alérgicas. Além disso, a utilização de cascas como matéria-prima de corantes representa uma opção economicamente viável às indústrias e aos consumidores, favorecendo o reaproveitamento de rejeitos orgânicos comumente desperdiçados no meio ambiente e contribuindo para um consumo consciente de alimentos. Para atingir os objetivos propostos, seguem-se estas etapas: a) levantamento bibliográfico sobre métodos de extração de corantes e possíveis matérias-primas; b) aquisição de vegetais e hortaliças em mercados locais ou horta doméstica; c) extrações por cocção e liquidificação em meios aquoso, alcoólico e ácido; d) filtração e redução dos extratos em banho termostático; e) testes de pigmentação em gelatina incolor hidratada disposta em placas de Petri; e f) testes de pigmentação em insumos alimentícios (farinha, açúcar, bicarbonato de sódio e amido). Salienta-se que a metodologia da pesquisa está em desenvolvimento. Como resultados parciais, as análises de rendimento indicam que as extrações realizadas com ácido cítrico apresentam maior eficiência na obtenção de pigmentos. Os testes comparativos em gelatina incolor, utilizando-se beterraba, cenoura, cascas de cenoura, couve e espinafre, demonstram, ainda, que os extratos de beterraba e cenoura obtiveram melhor pigmentação, especialmente em meio alcoólico. Ressalta-se que os resultados obtidos pela utilização das cascas de cenoura permitem confirmar a viabilidade de sua aplicação na obtenção de corantes naturais. Palavras-chave: Química e Indústria de alimentos; Corantes; Extração.

Alunos

Murilo Ebel Serpa
Sara Bessob do Nascimento
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Alessandra Faedrich Martins Rosa

Instituição

Colégio Farroupilha
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nadir Santana pereira
Nadir Santana pereira
1 ano atrás

Lindo projeto. Parabéns a Sara e ao Murilo e a esse colégio que proporciona ótima aprendizagem..

2+
Daniela MFrota Cavalheiro
Daniela MFrota Cavalheiro
1 ano atrás

Projeto incrível! Propositivo no que se refere a saúde da população, consumimos tantas alimentos repletos de corantes artificiais que não conseguimos dimensionar o quanto está prejudicando o nosso organismo! Sem falar nas crianças e tmb adultos q são alérgicos a diversos corantes artificiais. Parabéns aos alunos: Sandra, Murilo e Orientadora.

1+
Marlise
Marlise
1 ano atrás

Nossa, que incrível! Parabéns pela pesquisa e pela iniciativa sustentável de revisitar processos naturais! Vcs são demais!

1+
Priscila Lopes
Priscila Lopes
1 ano atrás

Parabéns projeto incrível!!! Muito importante falar sobre sustentabilidade no mundo de hoje. Parabéns Sara e Murilo

0

Alunos

Murilo Ebel Serpa
Sara Bessob do Nascimento
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Orientadores

Alessandra Faedrich Martins Rosa

Instituição

Colégio Farroupilha
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
4
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 25/10 às 23:59 de 28/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: