EnglishPortugueseSpanish

Análise dos Currículos de Aprendizagem do Novo Ensino Médio das Escolas Públicas e Privadas de Porto Alegre: um levantamento de suas principais defasagens

Resumo do projeto

A pesquisa tem como objetivo analisar a maneira que estão sendo aplicadas as propostas do novo ensino médio através de pesquisas qualitativas de forma exploratória dos currículos de aprendizagem das escolas públicas e privadas da zona norte de Porto Alegre, tendo em vista a possível defasagem que vem sendo apresentada, buscando assim, descobrir a relação do ensino anterior e atual. Com base nas análises dos currículos, foi possível perceber o impacto do novo ensino médio na vida dos jovens e de profissionais da educação em relação aos conteúdos apresentados, além de encontrar as diferenças existentes entre os colégios públicos e privados no antigo e novo ensino médio. A metodologia aconteceu em duas etapas: inicialmente o levantamento dos Programas de Ensino do Novo Ensino Médio das escolas públicas e privadas da região norte de Porto Alegre, a partir dos quais fizemos o levantamento de dados de como estão organizados, estruturando-os em: quadro 1 (escola privada “A”) e quadro 2 (escola pública “B”); posteriormente, foi realizado um questionário via Google Forms com professores de escolas selecionadas pelo grupo, onde houveram perguntas para compreender o nível de satisfação dos educadores com o NEM. A análise comparativa dos quadros 1 e 2 revela mudanças significativas no aprendizado dos estudantes com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM). No Quadro 1, observou-se uma redução drástica nos períodos semanais dos componentes curriculares, especialmente nas Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Língua Portuguesa foi menos afetada. Na Escola “B”, a matriz curricular sofreu alterações, com redução na carga horária das disciplinas básicas e aumento do tempo para disciplinas de Itinerários Formativos. A escolha dos Itinerários Formativos varia entre as escolas. A Escola “A” escolhe itinerários baseados na equipe institucional, enquanto a Escola “B” segue um padrão da rede pública de Porto Alegre. A Escola “A” preferiu itinerários de Linguagens, enquanto a Escola “B” não selecionou componentes de Ciências da Natureza. Já na análise do questionário para professores, foram identificados três perfis: não preparados, parcialmente preparados e preparados. Professores não preparados relataram falta de materiais e formação; parcialmente preparados mostraram algum conhecimento; e preparados estavam bem adaptados ao NEM. As Ciências da Natureza foram a área com maior déficit, refletido tanto na redução de períodos quanto na preparação dos professores. As áreas de Ciências Humanas e Linguagens tiveram respostas mistas, e Matemática foi melhor classificada. No geral, professores de redes públicas se mostraram tão preparados quanto os de redes privadas. Por fim, concluiu-se que a implementação do Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas nas cargas horárias e abordagens curriculares, com impactos variados nas diferentes áreas do conhecimento. Ciências da Natureza e Ciências Humanas foram as mais afetadas, enquanto Língua Portuguesa manteve sua carga horária. As escolas adotaram estratégias distintas para selecionar os Itinerários Formativos, refletindo a falta de um padrão unificado. A preparação dos professores também variou, com muitos se sentindo inadequadamente preparados, especialmente em áreas com maior déficit de períodos. Contudo, surpreendentemente, os professores de instituições públicas demonstraram um nível de preparação comparável ao de seus colegas em escolas privadas. Por fim, essas observações apontam para a necessidade de apoio contínuo aos educadores e ajustes no currículo para minimizar os déficits nas áreas mais afetadas. Palavras-chave: Novo Ensino Médio; currículo; educação

Alunos

Lucas Marchese Rasia
Isabela Resmin Macagnan
Isadora Ferri Nunes

Orientadores

Ana Paula Malanovicz

Instituição

Colégio Salesiano Dom Bosco
Porto Alegre /
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Deixe seu comentário

O que você achou deste projeto? Participe deixando seu comentário a seguir:

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexsandro
Alexsandro
7 dias atrás

Parabéns pelo trabalho

2+
Jocileia Resmin Macagnan
Jocileia Resmin Macagnan
7 dias atrás

Adorei o trabalho de vocês. Parabéns!

1+
Raquel Marchese
Raquel Marchese
7 dias atrás

Belo trabalho!!! Parabéns Grupo!!!

4+
Juliana Müller
Juliana Müller
7 dias atrás

Parabéns pelo belo trabalho!

1+
Carla Corrêa
Carla Corrêa
7 dias atrás

Parabéns!!!! 💪👏👏👏👏

0
Jairo Brum
Jairo Brum
7 dias atrás

Excelente trabalho. Parabéns

1+
Sandra Eli
Sandra Eli
7 dias atrás

Parabéns!!

0
Anderson Machado
Anderson Machado
7 dias atrás

Parabéns. Ótimo trabalho.

0
Otávio Santiago de Farias
Otávio Santiago de Farias
7 dias atrás

Parabéns galera. É isso aí. Tem que melhorar a matriz curricular do ensino médio. Já defendi a reinclusão na matriz curricular, por exemplo, de cadeiras profissionalizantes,
retiradas do ensino, lá na década de 70 ou início de 80, não lembro bem agora, que resultou na desmotivação da gurizada em ir as aulas. Sucesso.

1+
VIRGÍNIA
VIRGÍNIA
7 dias atrás

Parabéns pelo trabalho!

1+
Leandro Montechiaro
Leandro Montechiaro
7 dias atrás

Parabéns pelo belo trabalho!

2+
Nilda Barros
Nilda Barros
7 dias atrás

Parabéns pelo trabalho

0
Adriane
Adriane
7 dias atrás

Parabéns !

0
Aline Garcia
Aline Garcia
7 dias atrás

Vocês são d+!!!
Parabéns pelo lindo trabalho!
Coração aqui, fica cheio de orgulho. 🥰

0
Caroline Zwirtes
Caroline Zwirtes
6 dias atrás

Parabéns pelo trabalho!

0
Adélia Teixeira
Adélia Teixeira
6 dias atrás

Parabéns pelo trabalho!

0
Elizabete Patricio
Elizabete Patricio
6 dias atrás

Maravilhoso, parabéns 🥰

0
Varli Barão
Varli Barão
6 dias atrás

Parabéns!!

0
Gabriel Schiller
Gabriel Schiller
6 dias atrás

Excelente!

0
Karen
Karen
6 dias atrás

Parabéns pelo trabalho em grupo!

1+
Mirela Rosa D'Ávila
Mirela Rosa D'Ávila
6 dias atrás

Interessante e importante demais essa pesquisa e argumentação de alunos comprometidos com a educação. Parabéns!

0
Ana Lúcia
Ana Lúcia
6 dias atrás

Parabéns queridos!

0
Thais Suppi
Thais Suppi
6 dias atrás

Parabéns pessoal!

0
Jane T.R.Soarez
Jane T.R.Soarez
6 dias atrás

Maravilhoso

1+
Renata
Renata
6 dias atrás

Excelente trabalho! Parabéns!

0
Mariana Hackmann
Mariana Hackmann
6 dias atrás

👏🏼👏🏼

1+
veronica
veronica
6 dias atrás

Parabéns, sucesso !

0
Roberta
Roberta
6 dias atrás

Parabéns!!!

0
Luiz neto
Luiz neto
6 dias atrás

Parabéns pelo trabalho !

0
FELIPE RESMIN
FELIPE RESMIN
6 dias atrás

Muito bom. Parabéns

0
Vanessa Romero
Vanessa Romero
6 dias atrás

Excelente!
Parabéns!

0
Sueli Schabbach Matos da Silva
Sueli Schabbach Matos da Silva
6 dias atrás

Muito bom!

0
Maria Elvira Menegassi
Maria Elvira Menegassi
6 dias atrás

Parabéns! Ótimo trabalho, uma reflexão bem adequada e necessária.

1+
Carine
Carine
6 dias atrás

Parabéns

0
Jamesson Nunes
Jamesson Nunes
6 dias atrás

Ótimo trabalho, meus parabéns!!

0
Maria Rosana Ferreira Navarro
Maria Rosana Ferreira Navarro
2 dias atrás

Parabéns! A melhoria da qualidade da educação é fundamental para o desenvolvimento do ser, da sociedade e da nação, estende-se ao mundo. Sucesso!

0

Alunos

Lucas Marchese Rasia
Isabela Resmin Macagnan
Isadora Ferri Nunes

Orientadores

Ana Paula Malanovicz

Instituição

Colégio Salesiano Dom Bosco
  Porto Alegre –  
  RS –
  Brasil

Prêmios e Incentivos Educacionais Oferecidos

Áreas de pesquisa

Conheça os projetos que estão concorrendo em todas as áreas de pesquisa da Mostratec Virtual:

Biologia Celular e Molecular e Microbiologia
Bioquímica e Química
Ciências Ambientais
Ciências Animais e de Plantas
Ciências da Computação
Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física
Ciências da Saúde
Educação e Humanidades
Engenharia Ambiental e Sanitária
Engenharia e Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
História e Ciências Sociais

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

MOSTRATEC Virtual

Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia

Desenvolvido por SiriusPrime
36
0
Clique para deixar seu comentário e participar!x
()
x

Premiação Júri Popular

Para a premiação do Júri Popular, só serão considerados válidos os votos únicos (um por usuário) e que forem realizados entre 0:00 de 22/10 às 23:59 de 24/10.

Teste do Perfil Empreendedor

Preencha os seus dados a seguir para realizar o seu teste: